(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco quebrado ameaça segurança de passageiros de ônibus da linha 5506 C em BH

De acordo com a BHTrans, o número de autuações em concessionárias que não cumpriram normas de conservação dos transportes quase alcança o total de todo o ano passado


postado em 25/09/2013 15:39 / atualizado em 25/09/2013 17:44

Banco quase se solta dos dois pés quebrados(foto: Marcelo Ernesto/EM.DA.press)
Banco quase se solta dos dois pés quebrados (foto: Marcelo Ernesto/EM.DA.press)
Passageiros que utilizam a linha 5506 C (Paulo VI – Via Ribeiro de Abreu) têm corrido riscos diários por causa de um banco na parte traseira do veículo que está com os dois pés quebrados. A situação foi flagrada pela reportagem do em.com.br na tarde desta quarta-feira. (Veja o vídeo no fim da reportagem). O caso do veículo de nº 30.353, no entanto, não é fato isolado. De acordo com a BHTrans, até julho deste ano, já foram aplicadas 722 autuações em concessionárias que não cumpriram normas de conservação dos transportes. O número já representa 87,3% de autuações de todo o ano pasado, quando foram registradas 827 multas.


Ao observar o banco com defeito, é possível notar que ele está quase se soltando dos dois pés quebrados que o sustentam. Em caso de um movimento brusco do veículo, por exemplo, o banco pode, inclusive, se desprender, colocando os usuários do coletivo em risco. Ainda segundo a BHTrans, o veículo em questão é do ano de 2011. A primeira vistoria realizada nele foi em 03/11/11 e a próxima está agendada para o dia 6/11/2013.

O levantamento da empresa mostra que, em 2012, a média foi de 69 autuações por mês, em decorrência de irregularidades na conservação dos veículos. Neste ano, a média já chega a 103. Quanto às vistorias feitas no transporte coletivo da capital, a BHTrans afirma que o trabalho é realizado - tanto nos modelos convencionais e suplementares dos ônibus, quanto para serviço escolar e táxi - de forma rotineira e obrigatória para checagem de itens de segurança como sistemas de freios, de suspensão, parte mecânica e outros itens como conservação dos veículos.

No caso especifico dos ônibus, que atualmente reúnem uma frota de 3.054 veículos em Belo Horizonte, foram feitas 2.034 vistorias de janeiro a junho deste ano, uma média de 17 atendimentos por dia. No ano passado, foram feitas 3.912 fiscalizações. Reclamações de usuários pelo canal direto de relacionamento da empresa, pelo portal ou pelo 156, também podem resultar em vistorias.

O em.com.br tentou entrar em contato com a Viação Torres, do Consórcio BH Leste, responsável pelo veículo com o banco quebrado, mas não obteve êxito. A BHTrans informou que irá convocar a empresa para comparecer à vistoria.

 

Assista o vídeo e confira a situação do veículo: 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)