(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diretora de escola estadual proíbe uso de boné que considera apologia à maconha

A decisão está valendo desde a primeira semana de setembro na Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues em Carmo da Mata


postado em 23/09/2013 09:14 / atualizado em 23/09/2013 09:27

Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues em Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas Gerais(foto: Reprodução Facebook)
Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues em Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas Gerais (foto: Reprodução Facebook)

A decisão da diretora da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues em Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas Gerais, gerou polêmica entre alunos e nas redes sociais. A instituição de ensino proibiu o uso de bonés que tenham o código 4:20, considerado pela diretora uma apologia ao uso de maconha. Desde a primeira semana de setembro está valendo a regra para todos os estudantes e segundo a direção, a restrição funcionou para conscientizar contra as drogas no ambiente escolar.

“A gente está com problemas, como todas escola, de uso de drogas. Eu sou muito preocupada com isso, tenho três filhos adolescentes. Até então não sabia o que significava 4:20. Um professor nos alertou que muitos alunos estavam usando esse boné. Vários deles têm a folha da maconha estampada. Fui pesquisar esse 4:20 e descobri que é um código internacional de apologia ao uso da maconha. Achei que a escola não era lugar para usar isso”, afirma a diretora Júnia Paixão.

A educadora mobilizou os professores e explicou de sala em sala o que significava o boné. Segundo ela, alguns alunos tinham noção do que representava o código, principalmente aqueles conhecidos por envolvimento com drogas. No entanto, outros estudantes inocentes estavam usando o acessório por causa da moda. De acordo com a diretora, a proibição foi bem recebida pelos pais, mas gerou polêmica entre os estudantes. Também houve grande repercussão no Facebook, onde a diretora postou a proibição do boné.

(foto: Reprodução Facebook)
(foto: Reprodução Facebook)
Na postagem a diretora colocou uma pesquisa explicando a simbologia do 4:20: “é um código de referência ao consumo de maconha (cannabis). O significado está relacionado com a data 20 de abril, escolhida para celebrar o Dia da Erva ou Dia da Maconha. Também é comum ver escrito 4/20 ou 420. Segundo algumas versões, 420 era um código usado pelos policiais americanos para identificarem os indivíduos com algum envolvimento no uso da erva, seja como traficantes ou usuários. A versão mais difundida é que o formato 4:20 (16h20) indicava o momento em que nos anos 1970, um grupo de amigos, estudantes de um determinado colégio na Califórnia, Estados Unidos, habitualmente se reunia para fumarem maconha. Era um código usado entre eles para falarem sobre o encontro sem despertarem suspeitas. Com o passar do tempo, o tal código transformou-se numa referência mundial”.

Conscientização


Segundo Júnia Paixão, os alunos entenderam o motivo da proibição. Após a validação da nova rega, apenas um estudante tentou entrar em sala de aula com o boné e teve o acessório recolhido. A mãe do adolescente foi chamado na escola e segundo a diretora, ela compreendeu bem a atitude de recolher o boné. “Os mais rebeldes falam que o boné não tem nada a ver. Nosso intuito foi alertar os pais. Não sabemos até quando isso pode ser um sinal de quem está usando ou vendendo a droga”, afirma Júnia Paixão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)