(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ponte cai e mata funcionário do DER no interior de Minas

O funcionário estava em cima da estrutura fazendo um levantamento topográfico quando ocorreu o acidente. A ponte fica na MG-238 que liga as cidades de Cachoeira da Prata e Maravilhas.


postado em 17/09/2013 11:10 / atualizado em 17/09/2013 20:23

Parte da ponte cedeu quando o funcionário fazia o levantamento do local(foto: Vinicius Rangel/Divulgação )
Parte da ponte cedeu quando o funcionário fazia o levantamento do local (foto: Vinicius Rangel/Divulgação )

Parte da ponte sobre o Rio Paraopeba, na MG-238, despencou e matou um funcionário do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) que fazia uma vistoria na manhã desta terça-feira, na Região Central de Minas Gerais. José Adailde de Jesus, de 61 anos trabalhava como auxiliar de topografia do DER. Ele estava no meio da ponte quando ocorreu o rompimento parcial do tabuleiro da ponte . A estrutura estava interditada desde o final de agosto por causa de rachaduras e trincas. Segundo a Polícia Militar (PM), o trecho estava comprometido há alguns anos e colocava em risco a vida dos motoristas. A ponte, inaugurada em 1928, fica na estrada que liga as cidades de Cachoeira da Prata e Maravilhas.

Por causa da interdição, não havia trânsito na ponte no momento do acidente. O desvio é feito por uma estrada vicinal dentro do município de Papagaios. De acordo com o engenheiro responsável do DER de Pará de Minas, Alípio Augusto Guedes, o caso foi uma fatalidade e a família do funcionário receberá todo apoio necessário. “A ponte já estava interditada. Infelizmente, ele estava sobre ela quando houve o desabamento. Estamos aguardando mais informações, mas adianto que a família do funcionário receberá a assistência necessária pelo DER”, diz. O departamento deslocou uma equipe para apurar as circunstâncias do acidente.

A passagem foi fechada no início deste mês por causa de rachaduras e trincas(foto: Deputado Duílio de Castro)
A passagem foi fechada no início deste mês por causa de rachaduras e trincas (foto: Deputado Duílio de Castro)


Principal via de acesso para quem segue de Maravilhas para Papagaios ou Sete Lagoas, a ponte era utilizada principalmente no transporte de estudantes, pacientes, trabalhadores e para o escoamento de produtos agrícolas produzidos na região.

Em nota, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informaram que todas as providências já estão sendo tomadas para apurar os motivos do acidente. “O funcionário caiu quando ocorreu o rompimento parcial do tabuleiro da ponte, provocado pelo abatimento de um dos pilares.”

Eles esclarecem ainda que os técnicos estavam no local com o objetivo de realizar levantamentos para a construção de uma nova ponte e variante. No início de setembro, o DER-MG abriu licitação para construção emergencial de uma nova passagem. O funcionário que morreu trabalhava em Belo Horizonte e estava fazendo o levantamento topográfico da área para o início da obra. Segundo a PM, outras pessoas que trabalhavam na vistoria conseguiram se salvar no acidente pulando no rio. O funcionário que morreu acabou atingido por placas de concreto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)