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Estado de Minas A NOVA AMEAÇA

Problemas de mobilidade comprometem Bairro Buritis; soluções devem demorar

Segunda etapa do bairro mais populoso da Região Oeste já tira o sono da vizinhança, que pena com engarrafamentos diários. BHTrans garante que há saídas. Mas elas vão demorar


postado em 25/08/2013 06:00 / atualizado em 25/08/2013 09:30

A drama na Avenida Mário Werneck, principal via do bairro, começa cedo, quando as pessoas saem para trabalhar ou estudar(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
A drama na Avenida Mário Werneck, principal via do bairro, começa cedo, quando as pessoas saem para trabalhar ou estudar (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
“Chegar ao Buritis é muito fácil. Você pode escolher a Avenida Raja Gabaglia, a Avenida Barão Homem de Melo ou o Anel Rodoviário.” “Você pode notar que a área, inicialmente ligada pelas pistas da Avenida Raja Gabaglia, está integrada a toda a Zona Sul. São vias quase todas do tipo freeway, de poucos cruzamentos, o que torna ainda mais fácil o acesso.” As duas citações, retiradas de propagandas que seduziam compradores na época do loteamento, entre o fim dos anos 1980 e o início da década de 1990, parecem brincadeira quando confrontadas com o que hoje é o bairro mais populoso da Região Oeste de BH. Marcado pelos engarrafamentos diários, o Buritis reclama há muito soluções de mobilidade. Mas, além de não haver nenhuma prevista de imediato, o temor é que a situação se agrave em velocidade inversa à do congestionado tráfego do lugar, com a pressão exercida pelo chamado Buritis 2 – a nova fronteira do adensamento frenético da região.

Apesar da urgência da situação, a BHTrans – que por ironia tem sede no bairro – não programa providências antes dos próximos três anos. Elas viriam por meio de duas obras de grande porte: a implantação da Avenida Henrique Badaró Portugal, por onde passam os córregos Cercadinho e Ponte Queimada, até a Avenida Tereza Cristina, nos limites dos bairros Marajó e Betânia, ainda na Região Oeste; e a criação de um complexo viário na ligação com o Anel Rodoviário. Porém, essa última intervenção está atrelada à reforma completa da rodovia, que se arrasta há anos e atualmente está na fase de projetos. A nova avenida também depende de estudos da Prefeitura de BH, e esbarra na remoção de famílias de áreas invadidas às margens dos córregos. Enquanto isso não ocorre, especialistas e moradores alertam para o novo canteiro de obras em franca expansão, no Buritis 2, delimitado pelo Anel e pelo Bairro Palmeiras, onde novos espigões começam a brotar.

“Se nada de grande impacto for feito nos próximos três anos, a situação vai ficar inviável. Com a demanda criada pelo Buritis 2, tudo vai travar”, prevê o diretor de Comunicação da Associação de Moradores do Bairro Buritis, Paulo Gomide. A oferta dos novos condomínios no Buritis 2 contribui para manter a área em destaque no ranking dos apartamentos oferecidos em BH. De janeiro a maio, o Buritis monopolizou o primeiro lugar na lista, posto que só perdeu em junho, depois do lançamento de empreendimentos no Bairro Antônio de Abreu (Nordeste), na saída para Sabará, Grande BH. Mesmo assim, de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), 17% dos quase 2 mil apartamentos na planta, em construção ou prontos para morar estão no gigante da Região Oeste (347). Ainda segundo Paulo Gomide, a previsão é de que 5 mil pessoas ocupem a área da segunda etapa do bairro, o que o levaria a disputar a liderança entre os mais populosos da capital.

Antes mesmo que isso ocorra, os efeitos do adensamento são evidentes nas ruas: a Avenida Professor Mário Werneck, principal acesso ao bairro, é a mais estrangulada. O reflexo se espalha por vias secundárias como a Professora Bartira Mourão, Doutor Lucídio Avelar, Marco Aurélio de Miranda, Paulo Diniz Carneiro e Heitor Menin.


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