(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade relativa do ar deve permanecer baixa nos próximos dias em BH

Tempo deve continuar seco ao longo da semana sem previsão de frente fria e chuva em MG. Defesa Civil emitiu um alerta a população por causa da baixa umidade. Fenômeno aumenta o risco de queimadas


postado em 06/08/2013 16:07 / atualizado em 06/08/2013 17:45

BH tem dias ensolarados, tempo seco e baixa umidade relativa do ar (foto: João Miranda/Esp.EM/DA.press )
BH tem dias ensolarados, tempo seco e baixa umidade relativa do ar (foto: João Miranda/Esp.EM/DA.press )
O tempo seco deve continuar ao longo da semana na capital mineira e em todo o estado de Minas Gerais. Segundo alerta emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a umidade relativa do ar permanece baixa, podendo atingir índices de 20% a 30%, principalmente no período da tarde. No Triângulo Mineiro, vários municípios estão em estado de alerta, com patamares próximos a 18%.

Desde o ínicio do inverno, estação mais seca do ano, a capital tem batido recordes de baixa umidade. Na última quinta-feira, o índice chegou a 18% e, no sábado, caiu para 14%. Isso ocorre em virtude de uma massa de ar continental seca que está atuando em grande parte do país.“No início do dia, com o sol ganhando força, a umidade se mantém alta. Mas, à medida que ele vai aquecendo a atmosfera, a umidade abaixa e atinge níveis críticos entre 14h e 16h”, explica o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta tarde, a umidade chegou a 31%.

Ainda segundo o especialista, o quadro deve permancer estável na maior parte do estado pelo menos nos próximos cinco dias. “Como não há previsão de frente fria e nenhum outro sistema que altere o atual cenário, a massa seca e quente continua atuando, mantendo os dias ensolarados e a umidade baixa. Também não há previsão de chuva”, afirma. Apenas na Região da Zona da Mata e na Região Leste pode haver uma mudança em decorrência de uma frente oceânica, que aumenta a nebulosidade e a umidade.

A Comdec alerta que a população deve evitar exposição ao sol no período entre as 10 e 17h, especialmente das 14h às 16h, quando a umidade do ar fica mais baixa. Além disso, o órgão recomenda a ingestão de bastante líquido para evitar provlemas de desidratação.

Incêndios

O tempo seco aumenta consideravelmente o risco de queimadas. Com o mato seco e os ventos, comuns nesta época do ano, o fogo se espalha mais facilmente podendo causar incêndios. Desta forma, é importante que a população não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas e motoristas fumantes não devem dispensar cigarros acesos em rodovias.Segundo boletim divulgado pela Força Tarefa Previncêndio, neste ano foram detectados 1.920 focos de incêndio em Minas Gerais. No mesmo período do ano passado o número chegou a 3.739.

Apenas nesta terça-feira, foram registradas chamas em diversas matar de MG. Uma flora abandonada no Bairro Tirol, na Região do Barreiro, teve 500 metros quadrados queimados. Cerca de 5 mil litros de água foram necessários para combater as chamas, segundo os bombeiros.

Foram registrados incêndios também em uma vegetação na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, no Bairro Jardim dos Comerciários e em uma área de reserva com plantação de eucalipto em Betim, no Bairro Parque Brasileira. Uma área do Parque Estadual do Rola Moça, próximo ao Bairro Olhos D´água, também foi queimada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)