(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade chega a 18% e deixa BH em alerta

Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice é o mais baixo registrado este ano na capital mineira


postado em 02/08/2013 18:42 / atualizado em 02/08/2013 19:12

A capital mineira deve continuar com o tempo seco pelo menos até segunda-feira(foto: João Miranda/Esp.EM/D.A.Press)
A capital mineira deve continuar com o tempo seco pelo menos até segunda-feira (foto: João Miranda/Esp.EM/D.A.Press)

A população de Belo Horizonte deve ficar atenta. A umidade relativa do ar está em torno de 18% desde quinta-feira - o nível mais baixo registrado este ano. O índice, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), deve continuar na capital mineira durante o fim de semana. Não há previsão de chuva para os próximos dez dias.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo seco deve continuar até, pelo menos, a próxima segunda-feira. “Esse tempo seco se deve ao predomínio de uma massa de ar quente e seco que está sobre o sudeste, centro-oeste e parte do sul do Brasil”, explica. O mesmo índice, de 18%, foi registrado nessa quinta-feira.

A baixa umidade do ar preocupa as autoridades. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Abaixo dos 30% é considerado estado de atenção, entre 19% e 12%, de alerta, e abaixo desse índice, estado de emergência.

A capital mineira também sofre com a estiagem. Segundo Claudemir Azevedo, BH não tem um registro de chuva significativa desde 29 de maio, quando houve uma precipitação de 33 milímetros. “Em junho, chegou a chover, no dia 4, 23 milímetros, mas apenas pancadas isoladas. Pelo menos nos próximos 10 dias não temos perspectiva de chuva para BH e o resto do Estado”, afirmou o meteorologista.

A baixa umidade do ar requer alguns cuidados com a saúde. Para evitar acidentes, doenças e desidratações é conselhável beber muita água, evitar atividades ao livre e exposição ao sol, especialmente entre 14h e 16h – período em que o tempo fica mais seco.

Um outro problema do tempo seco são as queimadas. Com o mato seco e os ventos, comuns nesta época do ano, o fogo se espalha com maior facilidade. Por isso é importante que a população não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Motoristas fumantes não devem dispensar cigarros acesos em rodovias, pelo risco de incêndios.

Poluição


BH amanheceu com uma névoa de poluição nesta sexta-feira(foto: Benny Cohen/EM/D.A.Press)
BH amanheceu com uma névoa de poluição nesta sexta-feira (foto: Benny Cohen/EM/D.A.Press)
Nesta sexta-feira, BH amanheceu com uma névoa de poluição que cobriu a cidade. De acordo com o meteorologista Adelmo Correia, do instituto PUC Minas ClimaTempo, a cor avermelhada da nuvem de poeira se deve ao acúmulo de aerossóis, partículas que se juntam e bloqueiam a radiação solar. É um fenômeno parecido com a inversão térmica, quando a temperatura do ar diminui nas camadas mais elevadas e poluentes ficam confinados numa estreita faixa da atmosfera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)