(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sucessão de erros colaborou para trágico acidente com 11 mortos

Sucessão de erros pode ter colaborado para desfecho do acidente que deixou 11 evangélicos mortos. Problema mecânico, sobrepeso de bagagens, cansaço dos motoristas e o fato de vários passageiros estarem sem cinto de segurança teriam sido determinantes. Inquérito deve ser concluído num prazo de 30 dias


postado em 16/07/2013 07:48 / atualizado em 16/07/2013 08:23

(foto: Reprodução TV Alteosa)
(foto: Reprodução TV Alteosa)
O acidente de ônibus que vitimou 11 moradores do Distrito Federal e Entorno, próximo ao distrito de Goiabal (MG), no último fim de semana, pode ter ocorrido por uma sucessão de equívocos, entre eles problemas mecânicos apresentados no veículo, excesso de peso das bagagens, tempo dos motoristas na direção e a ausência do uso do cinto de segurança pelos passageiros. De acordo com informações do Instituto Médico Legal (IML) de Governador Valadares, a causa da morte das 11 vítimas foi politraumatismo. Todas foram arremessadas para fora do veículo, que tombou em cima delas.

Se for atestado o sobrepeso do veículo, por exemplo, o motorista e um dos sócios da Brasil Tur, Evilásio Silva Feitosa, 36 anos, poderá responder criminalmente. Segundo Ailton Aparecido de Lacerda, delegado-chefe do 8º Departamento de Polícia Civil de Governador Valadares, onde o caso foi registrado, dependendo da conclusão dos trabalhos de investigação, Feitosa poderá ser indiciado por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — ou doloso — caso seja comprovado que o condutor assumiu o risco diante das circunstâncias. Lacerda não deu detalhes, contudo, sobre a condução do inquérito, que deve ser concluído num prazo de 30 dias.

“Há uma suspeita de falha mecânica e vamos avaliar isso na complementação da perícia”, apontou Lacerda, referindo-se a um problema no sistema de freios relatado por passageiros e pelo condutor. O defeito teria motivado a parada do veículo entre as cidade de Santa Efigênia de Minas e Gonzaga. “Mas se, por ventura, verificarmos que esse peso adicional contribuiu para o acidente, o condutor poderá ser responsabilizado”, completou o delegado. Embora testemunhas tenham dito que o coletivo foi parado e autuado por sobrepeso, o delegado não soube precisar por qual órgão, onde e quando a infração foi aplicada. O documento teria sido entregue ao condutor, mas o papel não foi encontrado pelos policiais após o episódio.

O pastor Reginaldo Pereira dos Santos, 39 anos, foi um dos sobreviventes da tragédia. Segundo ele, o grupo almoçou entre 14h30 e 15h na cidade de Guanhães. A parada para conserto da mangueira de freios teria acontecido a pouco mais de 60km dessa cidade, de acordo com o descrito na ocorrência policial. E o problema teria sido resolvido pelo próprio Evilásio, prática errada, segundo a Polícia Rodoviária Federal, que recomenda a procura de um mecânico profissional.

“O motorista revisou o freio, trocou a mangueira e disse que poderíamos seguir viagem. Eu estava na frente com ele. Na hora de uma curva, ele tentou reduzir a velocidade, sentiu a falha e disse que o freio tinha estourado”, contou Santos. Sobre o excesso de peso, o pastor informou que o motorista olhou a bagagem do grupo ainda em Sobradinho, antes de iniciar a viagem. “Perguntamos para ele se daria para ir com tudo aquilo e ele disse que sim”, arrematou. O grupo de 42 evangélicos transportados no coletivo levava, além das bagagens, cestas básicas e brinquedos que seriam entregues à pessoas carentes de Setubinha (MG), cidade onde inaugurariam um templo da Assembleia de Deus.

O acidente

O grupo de 44 pessoas saiu de Sobradinho para inaugurar um templo religioso da Assembleia de Deus, no município localizado no Vale do Mucuri em Minas. O ônibus que levava os fiéis, no entanto, não chegou ao destino. A menos de quatro horas da cidade mineira, na noite da última sexta-feira, um acidente terminou com os sonhos de 10 evangélicos que seguiam no veículo. O veículo estava na rodovia MG-259, próximo ao distrito de Goiabal, em Governador Valadares, quando o motorista teria perdido o controle e tombado após uma curva, na descida da Serra do Paneleiro. A causa do acidente ainda não foi totalmente esclarecida, mas testemunhas relataram que o coletivo apresentou problemas mecânicos durante a viagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)