(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gripe já provocou a morte de 12 pessoas em Minas

Número de óbitos em decorrência da doença triplicou em menos de uma semana


postado em 14/06/2013 22:00

Em pouco mais de uma semana, a gripe provocou mais oito mortes em Minas Gerais, chegando a 12 o total de óbitos em decorrência da doença. Nos meses de outono e inverno ocorre o período epidêmico da infecção, o que deixa as autoridades de saúde em alerta. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas (SES), nesta época cerca de 40% da população pode ser contaminada por algum dos mais de dez gêneros de vírus da gripe.

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES nesta sexta-feira, em 2013 já foram confirmadas 12 mortes por influenza (gripe) no estado. Na última semana, havia a confirmação de apenas quatro óbitos. O boletim não detalha o tipo de vírus responsável pela infecção. Em 2009 houve um surto de Influenza A H1N1, que ficou conhecida como gripe suína. Neste ano, segundo a secretaria, há em circulação no Estado a influenza A H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Outras duas mortes por vírus respiratório distinto do influenza já foram confirmados neste ano, outras duas por outros agentes etiológicos, como bactérias ou fungos. Outros 81 óbitos em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram registrados sem a causa definida. No total, 97 pessoas perderam a vida em Minas em 2013 em decorrência de problemas respiratória. No ano passado, foram 1.206 mortes.

Um novo protocolo de combate à influenza foi estabelecido em 2013 pelo governo federal. A partir deste ano, pacientes do grupo de risco – gestantes, crianças menores de 2 anos, idosos e portadores de doenças crônicas – que não se vacinaram, mas tiveram contato com alguém que contraiu a gripe, também receberão o tratamento com oseltamivir, medicamento usado no combate ao vírus, mesmo sem apresentar os sintomas da doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)