(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pedaladas pela preservação da Serra da Calçada


postado em 08/06/2013 06:00 / atualizado em 08/06/2013 07:27

Santuário natural e ponto de encontro de ciclistas apaixonados pelo esporte, a Serra da Calçada, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será palco hoje de um passeio ciclístico e de uma caminhada que devem reunir centenas de pessoas. O evento, organizado pela Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental em Defesa da Serra da Calçada (Arca Amaserra) em parceria com a prefeitura, é uma comemoração à criação do Monumento Natural Serra da Calçada, instituído na quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, por meio de decreto.

A concentração dos ciclistas e praticantes de caminhada está marcada para as 9h, entre os condomínios Jardim Serra dos Manacás e Retiro das Pedras, ao pé da serra homenageada. Depois do pronunciamento de autoridades locais e inauguração da placa com as informações sobre o monumento, os participantes subirão a montanha para hastear uma bandeira em comemoração à preservação da região. A partir de lá, cada pessoa poderá escolher entre os vários caminhos abertos sobre a serra. Segundo a Arca Amaserra, são quase 70 quilômetros de trilhas, divididos entre o trecho principal e as rotas alternativas.


A coordenadora do movimento de proteção à Serra da Calçada, Simone Bottrel, afirma que a reunião de hoje é um marco na história da região. “É tudo que os moradores e esportistas queriam”, diz. Segundo Simone, Arca Amasserra luta pela preservação daquele trecho há pelo menos seis anos e a assinatura do decreto municipal é uma resposta às várias ameaças ao meio ambiente. “Essa é uma das áreas mais visitadas da Serra da Moeda e merecia essa proteção”, comemora.


Ciclista há pelo menos 17 anos, Frederico Lanna acredita que o evento de hoje é a coroação de uma luta antiga pela preservação das áreas verdes de Nova Lima. “A Serra da Calçada foi abraçada pelos esportistas há muitos anos. Belo Horizonte e a região metropolitana são carentes de áreas para mountain bike e preservar essa área em Nova Lima é uma grande vitória.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)