(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHACINA DE FELISBURGO

Integrantes do MST protestam em frente ao Fórum Lafayette por adiamento de julgamento

O grupo fez uma manifestação nesta manhã no Centro de Belo Horizonte e pretende ficar acampado no local por tempo indeterminado.


postado em 14/05/2013 15:24

Representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) pretendem ficar acampados em frente ao Fórum Lafayete, no Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, por tempo indeterminado. O grupo protesta contra o adiamento do julgamento do fazendeiro Adriano Chafik, acusado de comandar o ataque ao acampamento Terra Prometida, em Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, quando cinco pessoas morreram. Os manifestantes querem a remarcação da audiência e a prisão preventiva do suspeito. Eles afirmam que pretendem ficar acampados no local até que sejam atendidos por um juiz.

“Temos três grandes objetivos: o primeiro é a remarcação imediata do julgamento. Não é possível que com a justificativa pífia do juiz continue a impunidade. O segundo objetivo é que queremos o assentamento imediado das famílias em Felisburgo. O terceiro e último é a prisão preventiva do fazendeiro Adriano Chafik”, explica Silvo Neto, da direção estadual do MST.

O grupo está preparado para ficar no local. Os manifestantes carregaram até o Fórum, colchões, lonas, fogão, e alimentos, como feijão e mandioca. “Não temos dúvida que esse é um fato que deverá ouvir o trabalhador e esperamos ser recebidos pelo juiz. Se não condenar o Adriano Chafik é uma carta branca para fazendeiros continuarem matando nos campos brasileiros”, afirma Neto.

A Chacina de Felisburgo ocorreu em 20 de novembro de 2004, quando 17 homens invadiram o acampamento Terra Prometida, na Fazenda Nova Alegria, e atearam fogo em barracos e plantações. Além das cinco vítimas executadas com tiros à queima-roupa - Iraguiar Ferreira da Silva, de 23 anos, Miguel Jorge dos Santos, de 56, Francisco Nascimento Rocha, de 72, Juvenal Jorge da Silva, de 65, e Joaquim José dos Santos, de 48 - 20 pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança de 12 anos. O crime foi a segunda maior chacina de sem-terra no País, atrás apenas dos assassinatos de 19 trabalhadores por policiais militares em Eldorado dos Carajás (PA), em abril de 1996.

O julgamento estava previsto para ser iniciado nesta quarta-feira, mas a defesa de Chafik apresentou na segunda-feira pedido de adiamento para que sejam ouvidas 60 testemunhas do processo na comarca de Jequitinhonha, a 690 quilômetros da capital. O pedido foi acatado pelo juiz.

A tropa de choque acompanha a movimentação do MST. Nesta manhã, a manifestação causou lentidão no Centro de Belo Horizonte. Os manifestantes se encontraram com servidores da Prefeitura, em greve desde o início do mês, e um grupo que protestava na Praça Milton Campos, contra 11ª rodada de licitações de blocos para a exploração de petróleo e gás natural e a privatização de barragens. Juntos, todos saíram em passeata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)