(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPO SECO

Umidade relativa do ar chega a 24% e deixa BH em alerta

O fenômeno ocorre por causa de uma massa de ar seco que atua no estado. Recomendação é beber muito líquido e evitar exposições ao sol


postado em 08/05/2013 17:04 / atualizado em 08/05/2013 18:05

Massa de ar seco deixa umidade relativa do ar abaixo dos 30% na capital mineira. Sensação é de desconforto e dificuldade para respirar (foto: Gladyston Rodrigues/EM)
Massa de ar seco deixa umidade relativa do ar abaixo dos 30% na capital mineira. Sensação é de desconforto e dificuldade para respirar (foto: Gladyston Rodrigues/EM)
A população de Belo Horizonte deve se preparar para dias com baixa umidade relativa do ar, a partir desta quarta-feira até o início da noite de domingo. Segundo alerta emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, o motivo é uma massa de ar seco que passa a atuar na cidade e deixa a umidade abaixo dos 30%.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, explica que nesta quarta-feira a capital mineira registrou uma umidade relativa de ar de 24%. Em dias normais, a porcentagem fica em torno de 55% a 60%.“ O horário mais crítico é por volta de 15h, período em que a umidade registra índices mais baixos. A sensação é de muito desconforto e de uma certa dificuldade para respirar”, explica.

Ainda de acordo com o meterologista, outro problema decorrente do fenômeno é o ressecamento das vias aéreas superiores, o que pode ser amenizado com a ingestão de bastante líquido. “É aconselhável também evitar exposição ao sol na parte da manhã e ao longo do dia, especialmente entre 14h e 16h, para evitar desidratação”, alerta.

De acordo com o especialista, as regiões central, oeste, norte e noroeste do estado também devem ser afetadas pela baixa umidade relativa do ar, além do Triângulo Mineiro.

Motoristas


A Defesa Civil alerta que o tempo seco aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, o recomendável é não jogar pontas de cigarro para fora dos veículos e não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios devem ter atenção redobrada, pois a visibilidade é extremamente prejudicada pela fumaça.

Com Renata Stuart


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)