(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Servidores municipais param o trânsito no Centro de BH em manifestação

Os trabalhadores entram em greve por tempo indeterminado reivindicando 22% de reajuste salarial e melhores condições de trabalho


postado em 30/04/2013 12:21 / atualizado em 30/04/2013 13:41

(foto: Marcos Michelin/EM DA Press)
(foto: Marcos Michelin/EM DA Press)


Servidores municipais pararam o trânsito no Centro de Belo Horizonte no fim da manhã e início da tarde desta terça-feira. Quase mil trabalhadores, de vários setores, estão caminhando em direção à prefeitura em protesto pela campanha salarial. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindbel), os funcionários entram em greve por tempo indeterminado a partir de hoje aguardando uma proposta da prefeitura sobre reajuste salarial de 22% e melhores condições de trabalho.

O grupo saiu da Praça da Estação, passou pela Rua Guaicurus e subiu a Rua da Bahia. Eles ocuparam a Praça Sete e fecharam parte do trânsito na Avenida Afonso Pena, sentido rodoviária/Mangabeiras. De acordo com a BHTrans, o trânsito ficou prejudicado em toda região central com reflexos, principalmente na Avenida Amazonas. Às 13h30 o protesto foi encerrado, mas os reflexos no tráfego permanecerem.

(foto: Marcos Michelin/EM DA Press)
(foto: Marcos Michelin/EM DA Press)


A PBH informou que ainda não tem balanços de serviços paralisados por causa do protesto. Em nota, a prefeitura informou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais emitiu liminar determinando que os sindicatos por ocasião de manifestações e passeatas, ocupem somente um terço das vias arteriais de BH sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O que se vê nesta terça-feira é que os manifestantes não respeitaram a decisão, porque fecharam as avenidas.

A PBH também informou que os salários dos servidores foram reajustados nos últimos anos em índices que, na maioria das vezes, superaram os da inflação do período. A última parcela do reajuste foi concedida a partir de novembro de 2012. A prefeitura disse, também, que apresentou na quinta-feira, dia 25, uma proposta que inclui reajuste de 6,2% no vencimento base de todos os servidores, mais o reajuste de 6,67% no vale-refeição. A aplicação desses índices terá vigência em dezembro de 2013, mesmo com a arrecadação municipal estando abaixo do previsto.

Eles Não Respeitam


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)