(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Barbacena começam a ficar sem água após contaminação de rio

Furto frustrado de combustível da Petrobras terminou em acidente ambiental. Ainda não há prazo para a solução do problema. Técnicos ambientais tentam restabelecer abastecimento


postado em 13/04/2013 11:53 / atualizado em 13/04/2013 17:17

Boias foram colocadas no Rio das Mortes para tentar conter o combustível(foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação)
Boias foram colocadas no Rio das Mortes para tentar conter o combustível (foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação)

Os moradores de Barbacena, na Região Central de Minas, já começam a ficar sem água. O abastecimento está cortado desde a tarde de quinta-feira quando houve derramamento de mais de 40 mil litros de óleo diesel no curso d’água. O combustível foi furtado de um oleoduto da Petrobras na região e, depois de ficar atolado numa estrada vicinal com a carreta tanque-bitrem, o motorista Fábio Mendes de Castro, de 38 anos, despejou a carga no rio.

A previsão é que metade da população do município de 130 mil habitantes fique sem água. Os problemas já começaram a ser sentidos na noite desta sexta-feira. “Parte da cidade que é abastecida pela Copasa está tendo água, mas já tem muitas pessoas que estão tendo falha na reposição. Na minha casa mesmo, no Bairro Caiçaras, desde a noite de ontem não temos água”, afirma o cabo da Polícia Militar Vander Nascimento.

Equipes do núcleo de emergências da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), da Petrobras Transporte (Transpetro) e da Prefeitura de Barbacena trabalharam ainda trabalham no Rio das Mortes, principal manancial da cidade para tentar conter os danos. Aproximadamente 20 caminhões-pipas, cedidos pela Copasa, Transpetro, e as prefeituras de Juiz de Fora e São João Del Rey, serão usados para abastecer a população. Ainda não há previsão para a solução do problema.

Enquanto a situação não se normaliza, as autoridades pedem que a população racione água e evite o desperdício.

Amostra da água que chegaria nas casas(foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação )
Amostra da água que chegaria nas casas (foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação )
Roubo de combustível

A Polícia Civil autuou em flagrante o motorista Fábio Mendes por furto qualificado e crime ambiental. A investigação agora é para identificar o restante da quadrilha que vem praticando esse tipo de roubo na região.

O furto do combustível ocorreu no começo da manhã de quinta-feira. Fábio Mendes e seus comparsas, não identificados pela polícia, serraram os parafusos da válvula do duto da Petrobras e encheram os tanques de uma carreta-tanque bitrem, que tem capacidade de 44 mil litros. O veículo de carga ficou atolado em uma estrada vicinal e o motorista decidiu despejar todo o carregamento às margens da via. O líquido acabou caindo no Rio das Mortes. A Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada e conseguiu prender o Fábio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)