(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pacientes com dengue devem ficar atentos aos sinais da hemorragia


postado em 11/04/2013 06:00 / atualizado em 11/04/2013 06:58

Quem recebe atendimento médico e tem a indicação de ir para casa fazer a hidratação deve ficar atento aos sintomas da dengue hemorrágica. Se eles aparecem, é sinal de que o tratamento não está sendo eficiente para conter a evolução da doença em sua forma clássica. Independentemente da idade, o paciente que apresentar dor abdominal contínua, vômitos persistentes, desmaio e perda da consciência deve buscar um médico com urgência. Um desmaio, segundo o infectologista Carlos Alessandro Plá Bento, mostra que o doente sofreu queda muito forte na pressão arterial.

Sonolência intensa, irritação, baixo volume de urina, falta de ar e pequenos sangramentos, como nas fezes, nariz e gengiva, também são sinais de alerta. “São sintomas de que a doença não está evoluindo de forma satisfatória, que é permanecendo no quadro clássico, e a hidratação não está sendo eficiente”, afirmou. As manchas vermelhas, segundo ele, são sinais de uma evolução normal da doença, não da dengue hemorrágica. As complicações podem aparecer independentemente do tipo de vírus responsável pela infecção.

Para as gestantes, a indicação é permanecer no hospital e não fazer o tratamento em casa. Elas também fazem parte de um grupo de risco, em que podem ocorrer situações particulares, como a hiperhidratação, que é  prejudicial. “Elas têm que ser acompanhadas de perto, não em casa, porque deve haver um cuidado ainda maior com a reposição de líquidos”, explicou Carlos Alessandro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)