(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil prende sete agressores de mulheres que descumpriram medidas protetivas

Ao todo, seriam cumpridos 15 mandados de prisão, porém apenas sete pessoas foram encontradas


postado em 10/04/2013 16:51 / atualizado em 10/04/2013 17:52

Os homens presos foram apresentados na tarde desta quarta-feira(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Os homens presos foram apresentados na tarde desta quarta-feira (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)

Uma operação da Polícia Civil realizada pela Divisão Especializada de Atendimento da Mulher, do Idoso e do Portador de Deficiência, terminou com a prisão de sete agressores de mulheres presos. Os suspeitos foram detidos por descumprirem medidas protetivas estipuladas pela Justiça. Os suspeitos foram apresentados na tarde desta quarta-feira.

Os agressores que não obedeciam à determinação judicial foram identificados pelo Grupo de repressão à violência doméstica (GRVD), criado há três semanas. Comandado pela delegada Renata Rodrigues de Oliveira Batista, o setor vai focar nas medidas protetivas para tentar evitar que elas sejam burladas. A operação, denominada como Combate e Atitude, seria para cumprir 15 mandados de prisão. Porém, apenas sete homens foram encontrados pelos policiais.

De acordo com a delegada Renata Rodrigues, um dos presos havia sido denunciado por 18 vezes pela vítima por descumprir as medidas. “O grupo foi criado para preservar a integridade física e mental das vítimas”, afirmou a delegada. Um dos agressores que não foi localizado chegou a usar a tornozeleira eletrônica, mas conseguiu se desfazer do equipamento e fugir.

Um dos homens presos, Fernando Ferreira, 34 anos, tentou se defender das acusações. “A mulher invadiu a minha casa, destruiu meu patrimônio e me agrediu. Para mim, não tem como não burlar a lei, pois sou vizinho e tenho dois filhos com ela. Por isso não tem como eu ficar mais de 500 metros de distância dela”, disse.

A operação foi montada para tentar diminuir o descumprimento por parte dos agressores. Quase sete anos depois da Lei Maria da Penha, que coíbe a violência doméstica, 80% dos agressores ignoram a lei e passam por cima das medidas de proteção às mulheres em Belo Horizonte. Os dados foram repassados pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Segundo a delegada Margaret de Freitas, de janeiro a março deste ano, a Justiça expediu 2,4 mil medidas protetivas. No ano passado, foram quase 10 mil pedidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)