20°/ 32°
Belo Horizonte,
01/SET/2014
  • (5) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Primeiro xará do Papa Francisco nasce em BH; mãe não sabia que estava grávida

Estado de Minas

Publicação: 21/03/2013 07:34 Atualização: 21/03/2013 08:45

Francisco nasceu sem nenhum enxoval pronto. O macacão azul foi usado alguns meses antes pelo irmão David Samuel (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Francisco nasceu sem nenhum enxoval pronto. O macacão azul foi usado alguns meses antes pelo irmão David Samuel

Quando o papa Francisco entrou em carro aberto na Praça de São Pedro, no Vaticano, para saudar os fiéis e autoridades que o aguardavam para a missa que marcaria o início de seu pontificado, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, era madrugada. A jovem Maria de Lourdes Ferreira de Souza, de 18 anos, sentia fortes dores na barriga. Fumava um cigarro após outro. No Vaticano, o papa sorria e cumprimentava as pessoas, num gesto de humildade. Maria de Lourdes, sozinha em seu quarto, estava aflita. Às 5h, o silêncio foi interrompido por um choro agudo. Maria não sabia que estava grávida. “Não senti o bebê mexendo na minha barriga durante esse tempo todo. Como eu estou amamentando meu outro filho, achava que estava tudo normal comigo”, conta.

A suposta cólica se transformou em um bebê de 44 centímetros e aproximadamente 2,5 quilos. Maria de Lourdes entrou em trabalho de parto e sem ter forças para gritar por ajuda, ela mesmo retirou o filho. Ao puxar a criança, o cordão umbilical arrebentou. O barulho chamou a atenção da mãe, dos irmãos e do cunhado da jovem, que dormiam em outros cômodos da casa. “Eles chegaram ao meu quarto e me viram com a criança. Eles ficaram assustados porque acharam que era um gato que estava miando perto de casa. Ninguém esperava a chegada dele”, disse.

A história da criança e do papa se cruzaram no momento em que a avó se deparou com a surpresa. “Minha mãe que sugeriu que o nome dele fosse Francisco, como homenagem ao novo papa. Resolvi fazer isso para agradar à minha mãe e também ao papa”. O garoto é a primeira criança a nascer em BH e receber o mesmo nome que o cardeal argentino Jorge Maria Bergoglio escolheu para o seu pontificado.

Desempregada

Francisco nasceu sem nenhum enxoval pronto. O macacão azul e de mangas largas que sobravam no corpo foi usado alguns meses antes pelo irmão David Samuel. Desempregada e mãe de uma outra criança, de 1 ano e 6 meses, Maria de Lourdes disse que precisa conseguir dinheiro para comprar roupas para Francisco. Algumas peças ela já conseguiu com doações feitas pela maternidade do Hospital Sofia Feldman, para onde foram levados depois que a criança nasceu. De acordo com a equipe que atendeu mãe e filho, a criança nasceu bem, no prazo normal de gravidez da mãe. Maria de Lourdes não quer ter outro filho, pelo menos por agora: “Quem sabe quando tiver um outro papa?”, brinca.

Tags: celular

Esta matéria tem: (5) comentários

Autor: Alessandra Ferreira
Pior do que o acontecido, é o pré-julgamento e a ignorância alheia. Gostaria de saber como poder ajudá-la com o enxoval da criança e demais gastos. Se alguém souber, por favor poste. | Denuncie |

Autor: Geralda Silva
Não sabia... acho impossivel isto! | Denuncie |

Autor: Rafael Santos
Não há nenhuma notícia melhor não? Algo sobre política ou economia? O EM está a cada dia pior. | Denuncie |

Autor: Teo Fernandes
Esse é o retrato do país: analfabetas que não perceberam que alguém a engravidou (deve ter pensado que foi obra do Divino Espírito Santo) e muito menos que tinha uma criança dentro dela. | Denuncie |

Autor: Jander Reze
Mais uma candidata a bolsa familia e mais um voto ao governo federal, é a triste realidade | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.