(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Megablitz da Lei Seca surpreende motoristas na BR-356

Ação terminou com 13 condutores presos. Nas blitz regulares realizadas em BH, outros três motoristas foram levados para o Detran-MG


postado em 17/03/2013 09:55 / atualizado em 17/03/2013 12:46

Um boato que circulou nas redes sociais da internet na sexta-feira se confirmou na madrugada deste domingo, surpreendendo motoristas que tentaram infringir a Lei Seca. Uma megablitz foi montada na BR-356, próximo ao BH Shopping. Cerca de 50 policiais foram mobilizados na ação e 13 motoristas foram presos por embriaguez ao volante.

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), major Agnaldo Lima de Barros, a ação foi estratégica e planejada especificamente para fiscalizar o consumo de bebida alcoólica por quem dirige veículo automotor. A blitz teve início às 2h e terminou às 5h. “Foi rápida, mas com resultado bastante significativo”, avalia o militar.

Conforme balanço da operação, 267 veículos foram abordados. Dos 13 motoristas presos, sendo 11 homens e duas mulheres, oito fizeram o teste do bafômetro e apresentaram índice de alcoolemia entre 0,52 e 0,98 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Acima de 0,34 o condutor já responde processo criminal. Ao todo, 22 CNHs foram recolhidas.

Uma das mulheres conduzidas, uma estilista de 25 anos, transportava uma pequena porção de maconha e cerca de R$ 25 mil em joias. Ela alegou que as peças lhe pertencem, o que será averiguado pela polícia. Houve motorista que tentou intimidar os policiais por causa da ação rígida, mas não adiantou. “Acontece quando se lida com indivíduo embriagado. Além disso, grande parte que circula naquela região tem alto poder aquisitivo e algum tipo de influência. Mas a lei é para todos”, afirmou o major Agnaldo.

A megablitz foi uma ação exclusiva da PMRv e não faz parte da campanha Sou Pela Vida, Dirijo Sem Bebida, promovida pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds-MG). Diariamente são montadas ao menos quatro blitz dentro da capital, em ruas ou avenidas localizadas em pontos onde há grande consumo de bebida alcoólica.

“Esta foi uma grande operação, com foco na Lei Seca. Mas todas as viaturas do sistema rodoviário estão preparadas para este tipo de fiscalização. As pessoas muitas vezes ficam contando com as blitz, buscando desvios, mas podem ser paradas para uma vistoria comum e se tiver qualquer sintoma de embriaguez será convidada a fazer o teste do bafômetro”, alerta o major Agnaldo.

Na sexta, mensagens informando sobre uma suposta megablitz em BH foram trocadas por internautas. Elas alertavam aos motoristas que um grande cerco seria montado na capital no sábado, mas não havia informação sobre o local onde ocorreria a ação. "Galera, meu amigo que o pai é delegado acabou de falar aqui que vai rolar a maior operação lei seca da história de BH", dizia uma das mensagens compartilhadas na web. "Essas grandes blitz vão se tornar rotina nas madrugadas nas proximidades de casas noturnas e grandes shows para fazer cumprir a tolerância zero", garantiu o sargento Wander Orlandi, da PMRv.

Pela nova Lei Seca, que prevê tolerância zero ao consumo de álcool, o motorista que se recusa a soprar o bafômetro comete infração é é multado em R$ 1.945. Se ele apresentar um conjunto evidente de embriaguez, como hálito etílico, fala desconexa e andar cambaleante pode ser preso em flagrante. Quem faz o teste e apresenta nível de alcoolemia entre 0,5 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido também comete infração, é multado no mesmo valor e tem a CNH recolhida. Quem apresenta índice superior 0,34, além das sanções administrativas também responde processo criminal.

Sou Pela Vida, Dirijo Sem Bebida

De acordo com a Seds, nas quatro blitz montadas na capital na noite desse sábado, três motoristas foram presos e outros seis autuados por embriaguez ao volante. As ações se concentraram principalmente nas imediações do Parque das Mangabeiras, onde foi realizada a St. Patrick's Day, festa de tradição irlandesa com alto consumo de bebida alcoólica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)