(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fazenda do Registro Velho é derrubada pelas chuvas


postado em 05/03/2013 07:26 / atualizado em 05/03/2013 07:26

(foto: Alex Guedes dos Anjos/Divulgacao)
(foto: Alex Guedes dos Anjos/Divulgacao)

Instalada recentemente, a tenda de proteção da Fazenda do Registro Velho, considerada a mais antiga do Caminho Novo da Estrada Real e monumento importante de Barbacena, na Região Central, foi derrubada pelas chuvas. O serviço era feito por uma empresa contratada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao custo de R$ 95 mil. Não houve danos ao imóvel do século 18, de acordo com o chefe do escritório técnico do órgão federal em Tiradentes, Mário Ferrari. Ele disse que a firma responsável pelo trabalho já se comprometeu a remontar a estrutura para evitar que novos temporais provoquem o completo arruinamento da propriedade particular.

Preocupado com a situação, Ferrari ainda não sabe se a tenda, formada por alumínio e lona, semelhante às usadas em shows, será suficiente para proteger o patrimônio. “Se não der certo, temos que pensar num plano B. A cobertura se abriu devido às chuvas que atingiram a região entre terça e quarta-feira da semana passada”, apontou Ferrari. Moradores e defensores dos bens culturais de Barbacena temem que possa haver estragos, caso ocorra o mesmo com nova cápsula protetora.

A propriedade fica perto dos limites com o distrito de Sá Fortes, no município de Antônio Carlos, e é tombada pelo Iphan (desde 2002) e o município de Barbacena (1993). No início de dezembro, em ação do Ministério Público do estado (MPMG), a Justiça da comarca de Barbacena determinou, por meio de liminar, que a prefeitura fizesse o escoramento do imóvel e pusesse lonas sobre ele. Em entrevista ao EM, a promotora de Justiça Elissa Lourenço Xavier informou que os serviços feitos pela municipalidade em 2010, para proteger o Registro Velho das chuvas, não foram adequados. “A cobertura se encontra muito degradada, sendo necessário, portanto, fazer uma nova para a construção não ruir”, cobrava Elissa.

Segundo especialistas, o imóvel precisa de proteção urgente e permanente, pois as paredes são de pau a pique e adobe, com perigo de desabamento. O MP acionou o Poder Judiciário, depois que a prefeitura se recusou a executar as obrigações alegando que não tem mão de obra especializada. Ficou, então, acertado que o Iphan vai elaborar o projeto de restauro neste ano, o que poderá salvar o imóvel. O restauro está estimado em R$ 4 milhões.

A tenda deveria proteger uma área de 400 metros quadrados. Era primeira vez que esse tipo de cobertura provisória era usado pelo Iphan em Minas. Um trabalho de proteção parecido, embora com cobertura de zinco e executado pela prefeitura de Catas Altas, blindou em 2011 a Capela de Santa Quitéria (século 18), hoje com o telhado definitivo.

REVOLUÇÃO LIBERAL

De acordo com o dossiê municipal de tombamento, em 1702 foi construída no local uma capela dedicada a Nossa Senhora do Pilar, e tempos depois, por escritura pública, foi instituído por Manuel de Sá Figueiredo o patrimônio da capela, que serviu de matriz até 1743, ano do início das obras da igreja nova. A Fazenda do Registro Velho, segundo os historiadores, desempenhou papel importante na Revolução Liberal de 1842, pois dali sairia, em junho daquele ano, o grupo de Teófilo Otoni (1807–1869) para lutar contra as tropas de Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caixas (1803–1880).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)