(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fieis se reúnem na Praça do Papa para se despedir de Bento XVI

No último dia de pontificado, católicos de BH se despedem do líder que surpreendeu a Igreja


postado em 01/03/2013 06:00 / atualizado em 01/03/2013 06:55

Ao pé da cruz da Praça do Papa, fiéis se uniram em preces e homenagens, que já tinham ocorrido também em missas, como a da Igreja de São Judas Tadeu (abaixo)(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )
Ao pé da cruz da Praça do Papa, fiéis se uniram em preces e homenagens, que já tinham ocorrido também em missas, como a da Igreja de São Judas Tadeu (abaixo) (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )


Um dia especial em Belo Horizonte para homenagear o papa Bento XVI, que ontem apresentou oficialmente a sua renúncia e deixou vago o trono de São Pedro. À tarde, na Igreja de São Judas Tadeu, no Bairro da Graça, na Região Nordeste de Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou missa em ação de graças pelos oito anos em que o alemão Joseph Ratzinger foi líder de 1,2 bilhão de católicos pelo mundo. Ressaltando a humildade do sumo pontífice, dom Walmor disse que sua decisão surpreendeu e gerou grande comoção: "Rezo para que o novo papa, escolhido pela vontade de Deus e para o bem do povo, tenha a luz para conduzir a Igreja à sua tarefa de anunciar Jesus Cristo".

Na homilia, o arcebispo pediu aos fiéis que fizessem uma oração pelo momento singular vivido pela Igreja, e também em agradecimento à dedicação e condução de Bento XVI durante o pontificado. Várias paróquias da Arquidiocese de BH prestaram homenagens ao papa, que agora se torna um “peregrino”, nas suas próprias palavras. Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul, às 16h, os sinos repicaram durante oito minutos, cada um representando um ano do pontificado, informou o titular da paróquia, o frei carmelita Evaldo Xavier Gomes, que morou nove anos em Roma e um em Florença, na Itália.

À noite, às 20h, cerca de 100 pessoas, que fizeram contato pelas redes sociais, rezaram o terço na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul. Perto da cruz de aço e com um megafone, o professor de história e mestrando em filosofia Guilherme Ferreira, do Centro Schuman, falou sobre a importância do papa “ao enfrentar os problemas da Igreja com coragem, serenidade e fortaleza”. Diante do retrato de Bento XVI, iluminado por dois tocheiros, e da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México e da América Latina, Guilherme afirmou que o papa manteve a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro (RJ), com presença estimada de mais de 2 milhões de pessoas.

O ato teve participação de leigos, religiosos e pessoas de várias gerações. O veterinário Fernando Carbonari, de 29, do Bairro de Lourdes, contou que estava na praça para rezar “pelo conclave e pelos cardeais, que são inspirados pelo Divino Espírito Santo”. Vestido com uma camisa verde, com o nome do papa em destaque, o bancário e estudante de jornalismo Ezequiel Vítor Silva Carneiro, morador de Contagem, na Grande BH, enalteceu a figura do Santo Padre, que “incentivou o estudo e a formação entre os católicos e enfrentou os problemas com rigidez”.

Enquanto o terço era recitado em volta da cruz, tendo a cidade e a Serra do Curral como cenário, jovens levantaram uma faixa de apoio ao pontífice. Ao fim, duas orações foram distribuídas entre os presentes: uma pela fidelidade ao papa e outra pela eleição. “Senhor Jesus, fundaste a Igreja sobre a fé e a autoridade de Pedro, como teu vigário na terra, e tornaste perpétuo o teu primado na pessoas de seus sucessores. Nós te pedimos que nos faça reconhecer sempre, venerar e amar no papa, o escolhido por ti, pela luz do Espírito Santo, para reger e governar a santa Igreja”, dizia a primeira prece.

Na igreja

(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Durante a missa celebrada por dom Walmor – a cada dia 28, centenas pessoas lotam a Igreja de São Judas Tadeu, no Bairro da Graça – houve várias manifestações por parte dos fiéis. Para a técnica de segurança de trabalho Juliana Cristina Moreira, de 32, a saída de Bento XVI representa um momento triste para a Igreja, embora devam ser levadas em consideração as condições de saúde do pontífice. "Fico muito triste com a saída dele, pois foi muito importante para todos nós. Foi um papa de devoção a serviço da Igreja".

Para o advogado Airton Edilson Ferreira, de 51, o papa deixa exemplo, ao reconhecer sua fragilidade e mostrar que "temos condições de formar um povo mais fiel e humano". O pintor André Luiz Santos, de 25, espera que o novo pontífice traga um espírito mais jovem para a Igreja e faça as mudanças que Bento XVI não conseguiu fazer. "Ele mesmo disse que os jovens podem transformar. Que venha uma papa mais novo e que possa ajudar a melhorar o mundo", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)