(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índice de infestação da dengue em Nova Serrana é seis vezes maior que o tolerável

Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRAa), indicou que 35 dos 49 bairros inspecionados estão com pontos contaminados pela doença


postado em 25/02/2013 16:47 / atualizado em 25/02/2013 17:00

Preocupadas com o aumento no número de casos da dengue, as autoridades de Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, montaram uma força-tarefa para combater os focos do mosquito transmissor da doença. A preocupação aumentou depois que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRAa), indicou que 35 dos 49 bairros inspecionados estão com pontos contaminados. O município está com índice de infestação de 6,7%, quando o tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2013.

Para tentar diminuir o avanço da dengue, a prefeitura da cidade e a Secretaria de Saúde estão alertando a população sobre os riscos da doença. Até o dia 1º de maio, o carro do fumacê vai percorrer os bairros. Além disso, agentes também vão visitar os domicílios nas regiões mais afetadas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, seis casos de dengue foram confirmados em Nova Serrana e outros 169 notificações ainda aguardam o resultado de exames confirmar ou não a doença.

Em todo o estado já foram registradas duas mortes por causa da dengue. O primeiro óbito foi em 14 de janeiro deste ano. A vítima é um homem de 48 anos, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que contraiu a doença do tipo hemorrágica. A outra morte acendeu o alerta das autoridades. Ketlyn Ferreira Santos, de 11 anos, de Montes Claros, faleceu após sofrer complicações devido à dengue hemorrágica - tipo 4 da doença. Há pelo menos 20 anos não era registrado este tipo do vírus em Minas.

Casos em BH já superam o ano passado

Somente nos primeiros 51 dias de 2013, a capital mineira já registrou mais casos de dengue que em todo o ano passado. Para a Secretaria Municipal de Saúde, a grande incidência da doença é provocada pela maior circulação de um novo tipo do vírus, chamado de DENV4, e por pessoas que residem em BH e que contraíram a doença em outras cidades.

O curioso é que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa), realizado em janeiro deste ano, apontou 1,9% o índice de infestação na capital mineira. No ano passado, neste mesmo período, esse valor era de 3,1%, porém, o número de casos era bem menor que o deste ano.

Nestes 51 dias de 2013 foram 1.912 notificações de casos suspeitos da dengue registrados em BH. Destes, 606 foram confirmados e outros 209 foram descartados. O restante ainda aguarda resultado de exame. Em todo o ano passado, 585 pessoas foram infectadas pela doença. A região da Pampulha é que apresenta o maior incidência do vírus, com 134 casos confirmados. Em seguida vem as regiões Norte, com 77 confirmações, e Venda Nova, com 758.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)