(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH já tem mais casos de dengue em 2013 que em todo o ano passado

Este ano, 606 pessoas já contraíram a doença. Em 2012 foram registrados 585 casos


postado em 20/02/2013 18:14 / atualizado em 20/02/2013 18:26

As autoridades de saúde de Belo Horizonte já estão em alerta devido à proliferação do mosquito Aedes aegypit. Somente nos primeiros 51 dias de 2013, a capital mineira já registrou mais casos de dengue que em todo o ano passado. Para a Secretaria Municipal de Saúde, a grande incidência da doença é provocada pela maior circulação de um novo tipo do vírus, chamado de DENV4, e por pessoas que residem em BH e que contraíram a doença em outras cidades.

O curioso é que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa), realizado em janeiro deste ano, apontou 1,9% o índice de infestação na capital mineira. No ano passado, neste mesmo período, esse valor era de 3,1%, porém, o número de casos era bem menor que o deste ano.

Nestes 51 dias de 2013 foram 1.912 notificações de casos suspeitos da dengue registrados em BH. Destes, 606 foram confirmados e outros 209 foram descartados. O restante ainda aguarda resultado de exame. Em todo o ano passado, 585 pessoas foram infectadas pela doença. A região da Pampulha é que apresenta o maior incidência do vírus, com 134 casos confirmados. Em seguida vem as regiões Norte, com 77 confirmações, e Venda Nova, com 758.

Para tentar conter a situação, a SMSA, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) promove mutirões de limpeza para eliminar os possíveis criadouros do mosquito. A próxima ação será realizada nesta quinta-feira na áreas de abrangência dos centros de saúde Salgado Filho, na Região Oeste, Barreiro, e Nova Iorque e Jardim Leblon, em Venda Nova.

Mortes em Minas

Em todo o estado já foram registradas duas mortes por causa da doença. O primeiro óbito foi em 14 de janeiro deste ano. A vítima é um homem de 48 anos, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que contraiu a doença do tipo hemorrágica. A outra morte acendeu o alerta das autoridades. Ketlyn Ferreira Santos, de 11 anos, de Montes Claros, faleceu após sofrer complicações devido à dengue hemorrágica - tipo 4 da doença. Há pelo menos 20 anos não era registrado este tipo do vírus em Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)