(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo promete novas ações contra a dengue em Minas


postado em 01/02/2013 06:00 / atualizado em 01/02/2013 06:48

Reforço no combate à proliferação do mosquito em todo o estado inclui novas campanhas nas escolas(foto: JUAREZ RODRIGUES/EM/D.A PRESS - 17/9/12)
Reforço no combate à proliferação do mosquito em todo o estado inclui novas campanhas nas escolas (foto: JUAREZ RODRIGUES/EM/D.A PRESS - 17/9/12)


 

Diante dos números alarmantes de casos de dengue registrados em Minas, o governador Antonio Anastasia se reuniu com secretários de seu governo e representantes de órgãos públicos para reforçar medidas de combate à doença. Apenas neste mês foram quase 20 mil casos notificados em todo o estado. Cerca de 54 municípios estão em situação de emergência por registrarem epidemia, ou seja, mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.

O encontro discutiu como cada órgão pode agir para prevenir a proliferação do mosquito. “Por exemplo, a Secretaria de Educação, que tem uma grande rede, atuando na mobilização dos alunos, do alerta, fazendo redações, os professores explicando. A mesma coisa com nossas universidades. Na verdade, o combate à dengue é quase uma mobilização cívica da sociedade contra os focos do mosquito porque no momento que o mosquito é eliminado a doença desaparece”, disse Anastasia.

As regiões mais afetadas pela doença são Triângulo Mineiro, Leste e Norte. A única morte causada pela dengue no estado foi registrada em 14 de janeiro, em Uberaba, no Triângulo. Nessas áreas está boa parte das cidades com epidemia que estão recebendo auxílio do governo estadual por meio de forças-tarefas e recursos financeiros.

“Esses municípios já receberam recursos financeiros e estão ajudando até mesmo nas questões de coleta urbana. Nos casos mais graves, aumentamos o número de membros. Além disso, foi colocado nesses municípios um novo tipo de teste para identificação se essa pessoa está com a dengue”, afirmou Anastasia.

O secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, disse que o órgão está em alerta para combater a doença. “Temos muitos municípios com alto índice de infestação e que felizmente não têm notificação de dengue ainda. Mas são terrenos propícios ao desenvolvimento às de situações de surto”, explicou.

Ele destacou que muitos fatores podem ter influenciado na piora do quadro de casos de dengue no estado, como as altas temperaturas registradas em dezembro, a chuva típica de janeiro e a reintrodução do sorotipo DEN-4 em Minas, que não circulava no estado há quase 30 anos. Por isso boa parte da população com menos de 30 anos está mais suscetível à infecção pelo vírus. O fator político também influenciou. “Em muitos municípios tivemos uma interrupção dos trabalhos da dengue e alguns tiveram interrupção de coleta de lixo após as eleições”, afirmou.

O plano desenvolvido pela Secretaria de Saúde inclui a instalação de unidades de hidratação com o serviço de testes rápidos, aumento do contingente de homens que atuam na força-tarefa (180 para 280) e convocação da Força Estadual de Saúde.

Para tirar dúvidas sobre a doença ou solicitar visitas de agentes, o cidadão pode entrar em contato com o 155, telefone disponibilizado pela SES para esclarecimentos sobre a dengue.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)