(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policial militar é preso depois de balear homem durante abordagem em Governador Valadares

O tiro foi dado depois que o motorista de um carro abordado tentou engrenar o veículo e acabou colocando marcha ré. O automóvel bateu no braço do polcial e a arma disparou


postado em 12/01/2013 17:00 / atualizado em 12/01/2013 17:26

A corregedoria da Polícia Militar vai investigar a ação de um policial militar que foi preso em flagrante depois de balear um homem em Governador Valadares, na Região do Rio Doce. Os militares estavam atrás de bandidos que haviam assaltado uma farmácia na cidade. Ao abordar um veículo suspeito, o motorista, segundo a PM, se assustou e o carro se movimentou. O soldado, que havia aberto a porta traseira do Golf, acabou atirando ao ser atingido pelo automóvel. O tiro acertou o rosto do passageiro do carro. Para a corporação, o disparo foi acidental.

A perseguição aos suspeitos começou por volta das 23h30. De acordo com o capitão Julimar Vilela Oliveira, dois homens armados e de capacete invadiram uma farmácia na Avenida JK e fugiram pela via. “A primeira informação é que os suspeitos haviam fugido em uma moto. Mas, uma equipe da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) fazia uma blitz na avenida quando um Gol escuro não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade”, explica o militar.

Nesse momento, viaturas foram avisadas sobre a fuga e fizeram um cerco na região. “Os policiais avistaram um Golf prata na Rua Manoel Moura com dois homens. Foi dada a ordem de parada, e o veículo se movimentou. Um soldado havia aberto a porta traseira esquerda do carro e o revólver acabou disparando acidentalmente”, diz o capitão.

O tiro acertou a mão e o rosto de Aldair Cardoso Junior, 33 anos. Segundo o capitão, os militares socorreram a vítima rapidamente e o encaminharam para o hospital da cidade. “Já conversamos na unidade de saúde e ele não corre risco de morrer”, conta. De acordo com a PM, a vítima tem três passagens pela polícia e o motorista do carro uma.

Na delegacia, o condutor Elias Leandro Costa confirmou, conforme o capitão, a versão da PM. “Ele alega que se assustou com a abordagem e, ao engrenar o carro, acabou colocando marcha ré e o carro movimentou. O militar pensou que o motorista iria parar o carro, mas acabou atingido pelo automóvel”, afirma Oliveira.

O capitão informou que o soldado Teixeira foi autuado em flagrante por disparo acidental. Os autos do processo serão encaminhados para a Justiça Militar que vai decidir se solta ou não o policial.

Falha na abordagem

Para o capitão não houve falhas na abordagem feita pelos policiais militares. Nem mesmo a confusão feita entre os carros, pois o veículo que havia furado o bloqueio era um Gol de cor escura e o automóvel onde o passageiro foi baleado se tratava de um Golf prata. “A situação foi à noite e o carro cinza tem várias tonalidades. E também os suspeitos poderiam até ter trocado de veículo. Seria uma abordagem normal, mas acabou acontecendo essa fatalidade”, disse.

De acordo com Oliveira, Leandro, que conduzia o Golf, informou no depoimento que passou pela blitz pouco antes da ocorrência. Foi feita a perícia no carro e nenhum material ilícito foi encontrado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)