(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Programa do Iepha-MG vai permitir ao público admirar peças sacras dos séculos 18 e 19


postado em 06/12/2012 00:12 / atualizado em 06/12/2012 07:37

Gustavo Werneck

Amanda Cordeiro trabalha na restauração da imagem de Santana Mestra, de Congonhas do Norte(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.)
Amanda Cordeiro trabalha na restauração da imagem de Santana Mestra, de Congonhas do Norte (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.)
  

 

Oportunidade de ouro para conhecer a riqueza, diversidade e beleza do patrimônio cultural de Minas Gerais. A partir do dia 14, sempre às sextas-feiras, 19 imagens dos séculos 18 e 19 poderão ser admiradas na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O mais importante é que as peças sacras de cidades como Serro, Conceição do Mato Dentro, Belmiro Braga, Congonhas do Norte, Minas Novas, Belo Vale, Chapada do Norte e Piranga estarão em processo de restauração, dentro do programa Ateliê Vitrine, realizado pela terceira vez, uma delas ao ar livre, nos jardins da praça. “Os visitantes vão conhecer todo o processo de recuperação dos objetos, acompanhar o trabalhos dos especialistas e, claro, apreciar o acervo”, diz a gerente de Elementos Artísticos do Iepha, Ana Martins Panisset.

Na tarde de ontem, as equipes do Iepha e de duas empresas contratadas para a realização do serviço –Memória Arquitetura, sob responsabilidade técnica da especialista Carla Castro Silva e Acantos, a cargo de Elisabeth Kiefer – preparavam as salas do ateliê e mostravam o processo de restauro, iniciado em 27 de novembro. “O Programa Restauração de Acervos Ateliê Vitrine tem caráter educativo e estará aberto a professores, estudantes, párocos e zeladores de igrejas e capelas, diretores de museus e demais interessados na preservação do patrimônio cultural”, informa Ana.

Os recursos para a empreitada são do Programa Minas Patrimônio Vivo, do governo estadual, e Fundo de Direitos Difusos. A expectativa é de que as atividades abertas ao público se prolonguem até outubro de 2013, afirma a gerente, ressaltando que parceria firmada com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai permitir pesquisa mais aprofundada das imagens, com análises científicas (conhecimento das madeiras, intervenções com total segurança, coleta de material e radiografia) no Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) da instituição federal, no câmpus da Pampulha.

 

 É impressionante ver as condições das imagens e seus atributos (coroas de prata, resplendores, complementos de madeira, como a cadeira da Santa Mestra e joias). Entre os maiores impactos sofridos ao longo dos tempos, estão o ataque de cupins, perda de policromia e de madeira, repinturas, com camadas de tinta encobrindo as cores e dourado originais, acréscimos inadequados, como fraldas de pano cor-de-rosa no Menino Jesus, craquelês, sujidades e outros. No conjunto, divido em duas salas, chama atenção, de imediato, a imagem de Santana Mestra, da Matriz de São José das Três Ilhas, de Belmiro Braga, na Zona da Mata, que chegou à instituição em condições deploráveis e agora mostra sinais claros de que poderá retornar ao altares da comunidade.

TECNOLOGIA
Uma das novidades do Ateliê Vitrine é que as pessoas que não puderam vir à capital poderão acompanhar o processo de recuperação das peças no blog Restauração de Acervos, acessado no site do Iepha. A cada 15 dias, adiantam os restauradores, serão postadas fotos e comentários sobre o serviço. Ana ressalta que todas as imagens são de igrejas integrantes do programa Minas para Sempre, donas, portanto, de toda segurança, com alarmes e sistema de conservação eficazes. “Dessa forma, elas estarão protegidas.”

Em 2009, o Iepha iniciou o projeto de Ateliê Vitrine com a restauração de 122 tábuas de cedro que compõem o forro da Igreja Bom Jesus do Matozinhos, de Couto de Magalhães de Minas. No ano seguinte, o Programa Restauração de Acervos recuperou 10 imagens de Itapecerica, Chapada do Norte, Campanha, Santos Dumont, Berilo, Minas Novas, Couto de Magalhães de Minas, Córrego do Bom Jesus e Campo Belo. Também em 2010, com a restauração das fontes das Três Graças (ou dos Desejos) e a da escultura da Moça Mirando Espelho D’água, na Praça da Liberdade, o programa inaugurou novo formato, com uso de espaços públicos. As pessoas que faziam caminhadas ou passavam de carro pela praça puderam acompanhar, dia a dia, as mudanças nas fontes.

 

 

Serviço


Programa de Restauração de Acervos Ateliê Vitrine, do Iepha-MG
Abertura: 14 de dezembro. Disponível para visitas toda
sexta-feira, das 9h às 17h
Grupos devem fazer agendamento: (031)3235-2865 ou e-mail
restauracaoacervo@iepha.mg.gov.br . O trabalho poderá ser
acompanhado no blog Restauração de Acervos, acessado no site do Iepha
Iepha: Praça da Liberdade, s/nº, Região Centro-Sul de BH


Memória

Cuidados cirúrgicos


Em maio de 2011, o EM mostrou a situação precária da imagem da Santana Mestra, de Belmiro Braga, agora em processo de restauro no Iepha. A peça faz parte do Ateliê Vitrine e está coberta de papel japonês, como se fossem ataduras. Foi idealizado um verdadeiro processo cirúrgico para salvar a joia do século 19. Na época da chegada do objeto sacro a BH, os especialistas informaram que ele apresentava tudo que não se deve fazer com um patrimônio dessa natureza: abandono associado à ação do calor, umidade, luz solar, ataque de cupins e outros fatores de risco. Essa combinação foi devastadora para a estrutura da escultura, que apresentava o interior praticamente oco, perdas na madeira e policromia e face desfigurada. Mesmo com tantos problemas, houve salvação, e os visitantes vão conhecer esse processo.


IMAGENS EM RESTAURO

Nossa Senhora dos Prazeres - Milho Verde, Serro, Vale do Jequitinhonha

Nossa Senhora do Rosário - Santo Antônio do Norte, em Conceição do Mato Dentro, Região Central

Nossa Senhora do Carmo - Santo Antônio do Norte, Conceição do Mato Dentro, Região Central

São João Batista - São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Vale do Jequitinhonha

São Gonçalo - São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Vale do Jequitinhonha

Santana Mestra - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata

São José - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata

Nossa Senhora - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata

Santa Rita - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata

Nossa Senhora da Conceição - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata

Santo Antônio - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata

Santana Mestra - Minas Novas, Vale do Jequitinhonha

São Francisco - Minas Novas, Vale do Jequitinhonha

Santana Mestra - Congonhas do Norte, Região Central

São Sebastião - Capela da Fazenda Boa Esperança, Belo Vale, Região Central

Senhor dos Passos - Capela da Fazenda Boa Esperança, Belo Vale, Região Central

São Francisco - Couto Magalhães de Minas, Vale do Jequitinhonha

São Joaquim - Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha

São Sebastião - Santo Antônio do Pirapetinga, Piranga, Zona da Mata


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)