17°/ 29°
Belo Horizonte,
18/ABR/2014
  • (37) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Novo viaduto no Bulevar Arrudas só fica pronto em maio Elevado mais alto da capital para travessia de linha férrea na Via Expressa, no Bairro Carlos Prates, sofre atraso, mas vai reduzir em quatro minutos o trajeto para o Centro

Paula Sarapu

Publicação: 28/11/2012 06:00 Atualização: 28/11/2012 10:47

Obra já está em fase final e tem ponto mais alto com 29 metros, o equivalente a prédio de nove andares (Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Obra já está em fase final e tem ponto mais alto com 29 metros, o equivalente a prédio de nove andares
 

As obras do viaduto mais alto de Belo Horizonte, no Bulevar Arrudas, sofreram atraso de dois meses e somente em maio as seis pistas que deverão dar fluidez ao trânsito da Avenida Tereza Cristina, no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste, serão entregues aos motoristas. O viaduto tem 440 metros de extensão e 14 de altura até a pista. No total, são 29 metros até o ponto mais alto do arco, o equivalente a um prédio de nove andares. Com as intervenções, a BHTrans prevê redução de quatro minutos e 30 segundos no tempo gasto no trajeto da Via Expressa entre o Bairro Coração Eucarístico e a Avenida do Contorno, sentido Centro, em horário de pico pela manhã.


Segundo o diretor de Infraestrutura da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Cláudio Neto, o atraso na construção ocorreu por problemas na concepção do projeto no período de fundação. A obra faz parte da implantação do Bulevar Arrudas V, trecho entre a Avenida Barbacena e a Rua Aquidaban, no Padre Eustáquio, cujo prazo de conclusão será mantido para março.

“O aditivo foi só para o viaduto mesmo, em função de alguns problemas considerados normais na concepção do projeto. Encontramos interferências na fundação no solo, como adutores da Copasa e serviços subterrâneos de outras concessionárias”, explicou Cláudio Neto. Segundo ele, a construção está na fase final, com 70% do viaduto concluído. “Já fizemos as fundações e os apoios estão prontos. Estamos na mesoestrutura, que é a instalação da laje, a pista propriamente dita.”

A meta 2 do Bulevar Arrudas é fazer até março a recuperação estrutural da laje de fundo e paredes do Ribeirão Arrudas, além do recobrimento do canal para ampliação das faixas de rolamento. Orçada em R$ 145,3 milhões, a obra já recebeu R$ 124,6 milhões. Fora o viaduto sobre as linhas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o projeto inclui a instalação de ciclovias e reurbanização da área, com paisagismo e melhoria da sinalização e iluminação.

“As pistas estão praticamente concluídas e já fechamos o canal para a ampliação das faixas. Cerca de 85% do Bulevar Arrudas V já está pronto. Sobre o viaduto, faltam apenas 30%. Os arcos serão moldados e montados no final, à noite, porque precisamos interromper o trânsito por questões de segurança”, disse o diretor da Sudecap, lembrando que a construção terá três faixas por sentido, começando pouco antes da Rua Paraguaçu, no Bairro Prado, até o cruzamento da Rua Prados, sentido Padre Eustáquio. “A Via Expressa, à tarde, é uma coisa horrorosa, e essa obra vai dar fluidez à região, aliviando inclusive a Amazonas.”

O fim de um gargalo

O diretor de Planejamento da BHTrans, Célio de Freitas, informou que a saturação de tráfego na Avenida Tereza Cristina foi constatada há quatro anos, quando se pensava em construir uma rodoviária no Calafate. Ele conta que o trecho do viaduto é o de maior estrangulamento no trajeto. Atualmente, cerca de 80 mil veículos trafegam pela Tereza Cristina diariamente. E estudos apontaram que não havia outra forma de resolver o problema dos congestionamentos senão construindo o viaduto.

Segundo a pesquisa sobre o tempo gasto, entre a rotatória do Coração Eucarístico até a Avenida do Contorno, o motorista gasta 15 minutos e 30 segundos sem as obras. Esse tempo será reduzido em 29%, caindo para 11 minutos, com a conclusão do projeto. Do Anel Rodoviário até a Contorno, pela Via Expressa, no horário de pico da manhã, a expectativa é de que haja redução de três minutos e meio, passando dos 22 minutos gastos sem as obras para 18 minutos e 30 segundos com o viaduto.

“Os moradores do Prado, do Coração Eucarístico e do Calafate reclamavam de pontos de retenção e fizemos um estudo para a via. Com o PAC Copa do Mundo, selecionamos o BRT, que aliviará o Centro. Mas no ponto do viaduto não havia como alargar a via nem afundar. A construção vai dissipar toda aquela retenção, melhorando o desempenho do motorista.”
Tags: celular

Esta matéria tem: (37) comentários

Autor: Guy Evans
Paulo Henrique, atualize-se, BULEVAR já passou a ser aceito há séculos no nosso vernáculo. Forum também é cultura, meu rapaz. Aprenda! | Denuncie |

Autor: Anderson Lima
Esse viaduto com altura de prédio de 9 andares não é aquela GAMBIARRa ali na Tereza Cristina perto da Estação Carlos Pratres não??? | Denuncie |

Autor: Anderson Lima
Esse viaduto com altura de prédio de 9 andares não é aquela GAMBIARRa ali na Tereza Cristina perto da Estação Carlos Pratres não??? | Denuncie |

Autor: vagner martins
Colocaria uma lei: No Centro de carro só com o carro cheio. Do contrário paga pedágio. | Denuncie |

Autor: vagner martins
Uma ciclovia ali na Barbacena ia cair bem. Tudo arborizado, eu não entraria de carro aqui nunca mais. | Denuncie |

Autor: Paulo Henrique Botelho Cancado
Já que vcs não publicaram meu post( vai ver que não sabem ler também) pelo menos parem de pagar mico e corrijam os erros básicos. A palavra é BOULEVARD....... | Denuncie |

Autor: Júlio Mandelli
E ainda encontramos gente que defende Marcio Lacerda e fica bravo quando alguem critica essa peça.Vai ver que é algum funcionário de algum orgão da PBH que está lá porque a PBH virou cabide de emprego do senhor Lacerda.E quem denunciou foi o próprio vice do prefeito.Mas todo mundo já sabia ! | Denuncie |

Autor: Bruno Gonçalves
Essa obra para mim é uma das mais ridiculas de BH, esse viaduto vai ligar o que a aonde ? vai passar por cima do metro ? ao inves de ser por baixo ? e as pestes do sinais que tem depois dele ? vão mudar ? eu não entendo... passo la vejo meu dinheiro sendo mal aplicado.. muito mal | Denuncie |

Autor: Vitor Silva
esse dindin foi pro bolso de alguns ai Joao Osni... ja acabou... | Denuncie |

Autor: antonio ac
Em 1986 exitia projetos na Metrobel das tricheiras da carangola/contorno, afonsopena/contorno , e diversas vias sairam apenas da Rgnorte/contorno e gutierrez ou seja mais de 25 anos e nehum prefeito liberou nada. | Denuncie |

Autor: Vitor Silva
ALGUEM ESTÁ OLHANDO PRA PEDRO II?? SAI DA REGIÃO DO CASTELO E TENTA ATRAVESSAR A PEDRO II ATÉ O ELEVADO CASTELO BRANCO PRA VOCÊ VER A QUALQUER HORA DO DIA... UM INFERNO... É CONGESTIONAMENTO EM TODA A AVENIDA... MAIS 1 HORA CONTADO NO RELOGIO PRA CONSEGUIR CHEGAR NO ELEVADO. PIOR QUE SAO PAULO | Denuncie |

Autor: antonio ac
o povinho, desde quando o patrus negou o minhocão na Antonio Carlos que obra teve em Bhzte... planejamento de politico é fazer o buraco para ver o que encontra, ai fazer aditivo, pelo menos este prefeito esta fazendo algo que todos os anteriores não fizeram | Denuncie |

Autor: Rodrigo Ferreira
Entre ela anunciar e liberar a grana tem uma distancia muitoooooooooooooo grande! | Denuncie |

Autor: Jose Rogerio Lara
Linha férrea passando pela cidade: este é o maior obstáculo para melhorar o transito. Até Curvelo-MG, cidade de 50.000 hab já transferiu a ferrovia para fora da cidade. | Denuncie |

Autor: Dayane Machado
O problema é que é cultura, não só em BH mas no Brasil todo, começarem as obras sem um projeto executivo pronto. Daí no meio da obra descobrem coisas novas que atrasam e oneram os serviços. Espero que façam bastante estudos do subsolo e façam um bom projeto antes de iniciarem as obras do metrô. | Denuncie |

Autor: Eduardo
A obra é vital sim, não tem outra alternativa para o local. Agora se não faz reclamam, se faz ídem.Êta roça grande SÔ! | Denuncie |

Autor: Eduardo
Concordo com João Osni na questão do metrô, más hj em dia em qualquer metrópole tem que haver várias alternativas no trans.colet. no caso de Betim/Contagem/BH, além de metrô tem que haver via expressa de verdade com ônibus articulado e biarticulado, tarifa única e gerenciamento único, rodoanel etc. | Denuncie |

Autor: jus ticeiro
BH, a ETERNA ROÇAS GRANDES! | Denuncie |

Autor: Ricardo Moreira
Cristian Isso é um problema recorrente meu caro... Todos os partidos e poderes já passaram por BH e não fizeram NADA! Por isso eu não voto em NINGUÉM! | Denuncie |

Autor: Edilson Guimaraes
A porcaria do BRT aliviará o centro??? Com rotatória na Amazonas com Paraná???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Quem viver verá. Bando de mentirosos!!! Roceiros!!! | Denuncie |

Autor: vagner martins
Estas obras nao atrapalham em nada o transito. Como antes existem as unicas duas faixas para os carros do mesmo jeito que antigamente. Os motoristas é que ficam olhando as obras, falando no celular e a ultima coisa que fazem é acelerar o carro. | Denuncie |

Autor: Marcos marcos
Simples assim ???? atrasa e pronto, o povo que se ferra heimmm. Muda BRASIL !!! | Denuncie |

Autor: João Osni
A maior parte dos usuarios desse trecho é o pessoal de Contagem/Betim e região oeste/noroeste indo trabalhar em BH, coisa que se existisse METRÔ, seria simples, mas como os governantes gostam de fazer o povo de .., lembrem-se no dia 16/09/2011 Dilma anunciou 3,6 bilhões para nosso metro, o q se fez? | Denuncie |

Autor: Marcio Antonio
Cristian PIOR, cala a matraca... | Denuncie |

Autor: Pedro Brito
Cristian, a pergunta é: se elegessem qualquer outro, seria diferente? Político é político, ponto final. Se você ainda se ilude com a história do voto-arma da sociedade- tem mesmo que ficar se lamentando na internet. Boa sorte, irmão !! | Denuncie |

Autor: Antonio Brito
ATRASADA, para variar. E que obra aqui não atrasa??? Túnel Ponteio, Independência, Tancredo Neves, Pedro I, etc, etc... Faltou culpar as chuvas. Quem planeja não sabe que chove, que tem adutores da Copasa, não sabe nada. Nem mesmo planejar. | Denuncie |

Autor: Luiz Leal
Ao passar por ali eu estranhei muito a altura desse viaduto. Confesso que fiquei assombrado com tamanha altura.....Tomara que resolva mesmo e que não se esqueçam do transporte coletivo na região. | Denuncie |

Autor: Mario Silva
Se querem reduzir de verdade o tempo das viagens em BH o primeiro passo é reduzir o número de sinais e cruzamentos de nível. BH é campeã nisso. Tem que deixar o trânsito FLUIR...FLUIR.. É dificil entender isso? Veja a via expressa lotada de sinais e a amazonas que também não anda pelo mesmo motivo. | Denuncie |

Autor: gilberto teixeira bueno bueno
pelo jeito continuam jogando dinheiro fora ne, pois uma obra faraonica dessas, e de alto custo pra encurtar o trajeto em apenas 29% ? ta de brincadeira, teria que ser no minimo 50% ou se pensava em outro recurso. | Denuncie |

Autor: mauro oliveira
A BHTRANS e a PBH estão de parabéns por esta obra tão importante para a nossa cidade. Bom pra você, bom pra BH! | Denuncie |

Autor: Cristian
As obras de BH são assim mesmo: não respeitam cronogramas, os custos sempre estouram, a qualidade nunca é garantida, etc. Vamos ver se pelo menos esse viaduto não terá um degrau no meio dele, assim como acontece no viaduto da Av. Cristiano Machado sobre a Av. Silviano Brandão | Denuncie |

Autor: Cristian
Esse prefeito está bombando mesmo: cidade debaixo d'água, obras atrasando, bandido assaltando em pleno centro da cidade, etc. Parabéns população: vocês souberam votar! Colham o fruto que plantaram... | Denuncie |

Autor: 32870391 32870391
Não entendo pq não existe trabalho no turno da noite. Seria mesmo cansativo para os trabalhadores e não afetaria tanto o transito local. As obras publicas em geral demoraram muito !! | Denuncie |

Autor: 32870391 32870391
Passei pelo local no ultimo sabado por volta das 10 h, como sempre o trafego estava parado. Poucos metros antes do viaduto haviam equipes trabalhando nos passeios, contamos 38 pessoas! Mas efetivamente somente 10 estavam trabalhando. Outros conversavam em grupos ou ao celular. Assim demora mesmo! | Denuncie |

Autor: Gustavo Ferreira
Isso não é novidade nenhuma, todas as obras em BH atrasam quanto a sua conclusão e com isso gerando transtorno a população e comerciantes. Agora vai atrasar o pagamento do IPTU, IPVA e demais impostos pra ver o que acontece... | Denuncie |

Autor: Gustavo Ferreira
Isso não é novidade nenhuma, todas as obras em BH atrasam quanto a sua conclusão e com isso gerando transtorno a população e comerciantes. Agora vai atrasar o pagamento do IPTU, IPVA e demais impostos pra ver o que acontece... | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Vai ficar uma belezura aquilo lá depois de pronto,que troço mais esquisito.Já pensou acidente lá em cima.Só de helicóptero mesmo.E o pior...estão aumentando passeio para poucas pessoas passarem pois o tráfego de pedestres é mínimo.Vá entender nossa engenharia. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.