(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saint Patrick's Day pode virar festa do calendário oficial de BH

O Projeto de Lei 1915/2011 determina a inclusão da comemoração na lista das festas belo-horizontinas com data marcada para 17 de março. A matéria foi aprovada em segundo turno e seguirá para sanção ou veto


postado em 17/11/2012 14:59 / atualizado em 17/11/2012 16:06

Você se lembra da polêmica que envolveu a festa de Saint Patrick's Day em Belo Horizonte este ano? A briga judicial entre moradores do Bairro Mangabeiras e organizadores do evento fez da comemoração uma novela. Em menos de 24 horas, a Justiça cancelou e liberou o evento diante de recursos e apelações das partes. Os moradores queriam impedir a “onda verde” marcada para acontecer em 17 de março no Parque das Mangabeiras, mas os donos da festa prometeram muita organização para o público de quase 7 mil pessoas. A festa aconteceu, sem problemas e sob forte monitoramento da Polícia Militar (PM).

A partir de 2013, a festa do São Patrício pode fazer parte do Calendário Oficial de Festas e Eventos no Município de Belo Horizonte. O Projeto de Lei 1915/2011, do vereador Daniel Nepomuceno, determina a inclusão da comemoração na lista das festas belo-horizontinas com data marcada para 17 de março. A proposição foi aprovada em segundo turno, agora segue para a redação final e depois para sanção e veto do prefeito Marcio Lacerda (PSB). Na matéria não estão dispostos artigos sobre a festa de rua, mas na justificativa do projeto o parlamentar argumenta que “o público tem entrada livre na festa que contará com atrações musicais, além de comidas e bebidas típicas da Irlanda. É no estilo feira, onde é organizado em barracas”.

Em 2011, a festa levou quase 35 mil pessoas para as ruas da Savassi, quando foi organizada no “estilo feira”, com entrada gratuita. As ruas foram tomadas por jovens, que deixaram o trânsito da região impraticável no dia do evento e um grande rastro de sujeira no dia seguinte. Em 2012, para o evento no Parque das Mangabeiras foram vendidos ingressos, como forma de restringir o número de pessoas.

Segundo justificativa do vereador, o dia de São Patrício é uma tradição entre os clubes de rugby do mundo todo e também uma data muito festejada em diversos países, como a Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos. As festividades, em homenagem ao santo padroeiro da igreja católica na Irlanda, são marcadas por festas com fortes referências ao país: cor verde, música, comidas e bebidas típicas. São Patrício foi um bispo que espalhou a fé cristã e fundou mais de 300 igrejas na Irlanda. Para Nepomuceno, a celebração do santo, já é uma tradicional festa na capital mineira e merece ser incluída no calendário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)