(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cemitérios municipais devem receber cerca de 125 mil visitantes em BH no feriado


postado em 01/11/2012 10:09 / atualizado em 01/11/2012 10:39

Cerca de 125 mil pessoas são esperadas nos quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte: Bonfim, Consolação, Paz e Saudade no final de semana do Dia de Finados. Para receber os visitantes na sexta, dia 2. a Fundação de Parques Municipais (FPM), responsável pela administração destes espaços, providenciou banheiros químicos, palcos para a realização de missas e cultos ecumênicos e, em parceria com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar, reforçará a segurança. A BHTrans também realizará as devidas intervenções no trânsito e funcionários dos cemitérios identificados repassarão orientações sobre a localização dos túmulos.

Neste ano, a FPM aproveitará esta ocasião de grande movimento nos cemitérios para dar início a uma campanha de regularização dos títulos de túmulos perpétuos. A intenção é evitar que as famílias tenham problemas e constrangimentos no momento do sepultamento, devido à irregularidade da concessão, como no caso do titular da sepultura já estar falecido.

Em todos os cemitérios municipais haverá pessoas prontas para atender as pessoas que quiserem informações a respeito da regularização e a lista de documentos necessários para realizar a transferência também será disponibilizada. Dessa forma, a família que possuir jazigo perpétuo e o titular estiver falecido poderá aproveitar o Dia de Finados para providenciar a regularização da situação na administração do cemitério.

Documentos

Para regularizar a titularidade, os documentos necessários são os seguintes: original e cópia da carteira de identidade do solicitante, do CPF, do comprovante de residência, da certidão de óbito do titular, o título de perpetuidade original, a solicitação por escrito da transferência e um dos seguintes documentos, conforme o caso: autorização de todos os sucessores, com firma reconhecida, indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso, incluindo cópia da carteira de identidade dos sucessores, formal de partilha indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso, escritura pública de inventário indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso e alvará judicial indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso.

As taxas de manutenção precisam estar quitadas e o título poderá ficar apenas em nome de um sucessor. Caso o título tenha sido partilhado para vários sucessores, deverá ser solicitada a devida retificação do instrumento utilizado (formal/escritura/alvará).

Serviço para Cemitérios públicos:

Horário das celebrações nas necrópoles municipais:
- Cemitério da Saudade: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h.
- Cemitério da Consolação: 8h, 9h30, 11h, 14h e 16h.
Cemitério Nosso Senhor do Bonfim: 9h, 11h e 13h.
Cemitério da Paz: 14h e 15h.

Cemitérios Particulares

Os cemitérios Parque Renascer e Bosque da Esperança esperam receber mais de 50 mil pessoas no Dia de Finados. Confira a programção:

Bosque da Esperança

8h - Missa celebrada pelo Padre José Alves de Deus (Padre Zezinho) A missa será acompanhada pelo Coral Ministério da Música da Igreja Belo Ramo.
10h30 - Chuva de pétalas
11h - Missa celebrada pelo Padre Joaquim, acompanhada pelo conjunto da Igreja.
14h- Culto Evangélico – celebrado pelo Pastor Ricardo Rocha, da Igreja Getsemani.
16h - Missa celebrada pelo José Alves de Deus (Padre Zezinho), acompanhado pelos músicos do “Ministério da Música”, da Igreja Belo Ramo.

Parque Renascer

- 9h30 – Apresentação musical com o "Take Five", interpretando os clássicos da música instrumental brasileira e internacional.
- 10 horas – Celebração de missa pelo Padre Antônio Gouveia acompanhado pelo Coral Agnus Dei.
- 11 horas – Chuva de Pétalas - Logo após a missa, um helicóptero sobrevoará o Parque Renascer arremessando pétalas de rosas, num belíssimo e perfumado espetáculo.
- 11h15 - Apresentação do grupo de música instrumental "Take Five".
- 13 horas - Culto Evangélico com Pastor Leandro
- 15 horas - celebração de missa pelo Padre Antonio Gouveia

Trânsito

Serão feitas intervenções no entorno dos cemitérios da cidade, além de reforço no quadro de horários de algumas linhas. Informações sobre as alterações de itinerários e dos pontos de embarque e desembarque serão afixadas no interior dos ônibus e nos pontos desativados. Faixas de tecido serão afixadas no entorno de todos os cemitérios para orientação dos motoristas. A atenção especial deve ser para ruas fechadas no entorno dos cemitérios do Bonfim, Saudade e Consolação. Mais informações no site da BHTrans.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)