(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes da Ufop bebem mais que alunos de todas federais no Brasil


postado em 29/10/2012 06:43 / atualizado em 29/10/2012 07:53

Conhecida pelo potencial turístico e universitário, pelas calouradas, festivais e carnaval, Ouro Preto ganhou mais um título em agosto do ano passado: o de cidade com maior consumo de álcool entre os estudantes de universidades federais do país. Pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), feita em 56 escolas, revelou que 29,8% dos alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) assumem consumir bebidas alcoólicas periodicamente ou sempre, índice que representa o dobro da média nacional. Pelo estudo, ocupam o segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, as universidades de Lavras (Ufla, com 26,4%), Viçosa (UFV, com 25,1%) e Alfenas (Unifal, com 23,8%).

Os números fazem parte do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Além de Ouro Preto, todas as mineiras também estão acima da média nacional. Na antiga capital de Minas, pelo menos metade dos 9 mil inscritos nos cursos da Ufop são de outros estados – a média nacional é 21% – e 53% deles vivem associados em grupos de amigos, morando em repúblicas e distantes dos pais. As repúblicas federais somam 59 na cidade, enquanto as particulares ultrapassam 300 unidades. O consumo alto de bebidas em repúblicas foi reconhecido pela Ufop, que atribuiu o fenômeno sobretudo à falta de oportunidades de cultura, lazer e esportes na cidade.

Em agosto do ano passado, o Estado de Minas publicou reportagem mostrando que, em dias comuns, o consumo de álcool ocorre entre amigos nas repúblicas, nas quais há inclusive boates para festas e freezers de marcas de cerveja. A bebida é entregue aos moradores da casa sob consignação pelo vendedor e paga-se posteriormente pelo que for consumido. Quando é dia de “rock” em bares e casas de shows, o aquecimento é feito na república até por volta da meia-noite e a balada segue pela madrugada.

Álcool em alta
29,8%
percentual de alunos da Ufop que admitiram beber periodicamente ou sempre, o dobro da média nacional

RANKING DO COPO
1º Universidade Federal de OuroPreto (Ufop) - 29,18%
2º Universidade Federal de Lavras (Ufla) - 26,40%
3º Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 25,16%
4º Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - 23,83%
5º Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) - 23,32%
6º Universidade Federal de Santa Catarina - 22,05%
7º Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) - 20,93%
8º Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 20,79%
9º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 20,54%
10º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 20,47%

Fonte: ANDIFES


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)