20°/ 31°
Belo Horizonte,
31/AGO/2014
  • (79) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ônibus novo com jeito antigo vai circular em BH BHTrans permite que concessionárias adaptem 1,2 mil coletivos simples e mais baratos, semelhantes aos atuais, para circular nos corredores do BRT ao lado dos veículos articulados

Bruno Freitas - Estado de Minas

Publicação: 25/10/2012 06:00 Atualização: 25/10/2012 07:19

Quase idêntico aos veículos tradicionais, o Chassi Volvo B270F, já testado na capital, é um dos modelos adequados para rodar nos novos corredores (Bruno Freitas/EM DA Press)
Quase idêntico aos veículos tradicionais, o Chassi Volvo B270F, já testado na capital, é um dos modelos adequados para rodar nos novos corredores
Coletivos semelhantes aos tradicionais, de motor dianteiro, já usados nas ruas da capital, vão circular, ao lado dos ônibus articulados, nos corredores do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) – principal aposta de mobilidade urbana para Belo Horizonte nos próximos anos. De carona numa brecha do Decreto Municipal 15.019, documento de 53 páginas que detalha as especificações dos ônibus do sistema, fabricantes revelaram, em feira de transporte no Rio de Janeiro, a intenção de adequar os modelos básicos com equipamentos de acessibilidade e conforto, para se adequarem às exigências da BHTrans.

Tecnicamente inferiores em relação aos equivalentes de motor traseiro, que custam e consomem mais, os novos ônibus devem ser produzidos até o fim do ano. A expectativa da Mercedes-Benz, principal fornecedor dos consórcios de ônibus de BH, é de que eles sejam entregues às encarroçadoras até março. Serão necessários 90 dias para receber as carrocerias e rodar.

“Estamos fechando a venda de 1,2 mil ônibus num pacote direcionado ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram). Entre as exigências dos empresários está a aplicação de suspensão a ar, eixo 6x2, ar-condicionado e câmbio automático para uso no BRT”, revelou o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz, Gilson Mansur. Volvo e Iveco também confirmaram o desenvolvimento de produtos semelhantes.

Entre as exigências da BHTrans para os padrons, um dos três tipos básicos de ônibus para o BRT, estão carroceria com comprimento de 13,2m e 15m com piso alto. Como todos os ônibus de motor dianteiro oferecidos no mercado têm até 12 metros e suspensão por feixe de molas, as fábricas desenvolvem novas versões dos busões com suspensão a ar, capazes de alinhar a altura da carroceria com o acesso às estações do BRT, e terceiro eixo, o que possibilitaria coletivos ainda mais espichados, para garantir uma fatia de mercado entre os padrons do BRT.

BHTRANS ACEITA O aproveitamento desse tipo de veículo, conhecido nas garagens por “cabrita”, devido ao maior ruído de funcionamento do motor, que fica dentro da cabine, e o comportamento da suspensão, é permitido por uma brecha nas normas da BHTrans, que não aponta quais tipos de chassi devem ser usados no BRT.

A não especificação de chassi é justificada com o argumento de que a posição do motor não afeta a operação. "No caso do BRT, a posição do motor independe, porque a porta de acesso fica do lado esquerdo. A questão do motor dianteiro realmente atrapalha um pouquinho o embarque das pessoas na frente, mas no geral, não é necessário para um sistema BRT entrar nesse detalhe", argumenta o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas.

Segundo ele, se os fabricantes conseguirem adaptar os chassis de motor dianteiro ao sistema, não haverá problema. "Anos atrás tínhamos uma resistência muito grande a ônibus de motor dianteiro. Hoje, a indústria está mostrando que não é mais assim. O motor dianteiro de hoje não é mais um mero chassi de caminhão transformado em ônibus", aponta. Freitas argumenta ainda que a maior preocupação do usuário não é com o tipo de ônibus, mas com a agilidade. "A maior questão é a velocidade da viagem. O passageiro quer andar rápido", acrescenta o diretor da BHTrans.

RETROCESSO O pensamento da BHTrans é contestado pelo professor e coordenador-geral do Núcleo de Transporte da Escola de Engenharia da UFMG, Ronaldo Guimarães Gouvêa. Ele ressalta que o termo padron faz referência a um modelo de solução para o transporte. Desenvolvido pela extinta Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) no fim dos anos 1970, esse tipo de veículo trouxe como grande evolução a aplicação de motor na parte de trás como forma de reduzir o ruído e o aquecimento interno dos veículos. "Até então a maioria dos coletivos era montada sob chassis de caminhões. Não sei o que está sendo aperfeiçoado nos atuais chassis de motor dianteiro, mas é um retrocesso não manter os ganhos da idéia inicial", afirma o professor.

Para ele, a escolha desse tipo de coletivo deixa de levar o conforto em consideração para priorizar a viabilidade econômica do BRT. "Enquanto essa lógica não mudar, o transporte continuará sendo parametrizado pelo custo, a tarifa, e continuará sendo de má qualidade", alerta. O Setra-BH alega que ainda não fechou a compra de nenhum pacote de ônibus novos.

A diretora de Marketing do Sintram, Valéria Reis Couto, confirma a negociação de 1,2 mil ônibus. Segundo ela, as empresas estão solicitando os ônibus para trazer mais conforto ao usuário e convencer donos de automóveis e a usar os coletivos. "Os fabricantes estão fazendo os ajustes nos ônibus de acordo com a solicitação dos sindicatos. Estamos priorizando o máximo de conforto ao passageiro, por meio de ônibus diferenciados que atraiam os proprietários de carros com itens como ar-condicionado e suspensão mais leve", disse. É uma nova realidade que o passageiro vai pagar para ver.
 
Tags: celular

Esta matéria tem: (79) comentários

Autor: Carla Bouças
Metrô de norte a sul, de leste a oeste. Se a cidade tem transporte de qualidade muitos motoristas vão deixar seus carros em casa ou em estacionamento nas estações de metrô. | Denuncie |

Autor: Carla Bouças
Enquanto o povo não for consultado o governo vai continuar tentando enganar a população. Obra na Cristiano Machado, obra na Antônio Carlos, quebra tudo e começa tudo novamente. Faz trincheira, quebra trincheira e assim vai enganando o povo. Ninguem está querendo ônibus, cadê o metrô? | Denuncie |

Autor: pablo
... sem falar que hoje em dia somos ARREMESSADOS QUANDO ATRAVESSAMOS A ROLETA! Ninguém gosta e já vi gente machucando feio! Vergonha, viu??? | Denuncie |

Autor: pablo
É PRECISO DIZER ALGO: Quem paga é VOCÊ. Gente, hora de acordar. Por que estamos reelegendo tanto? Para que tudo continue como está? Outro dia veio notícia de paralização de obras. Quem nos garante que não vai parar? BH, acorda! | Denuncie |

Autor: Luiz Alves
Parabéns aos que reelegeram esse péssimo prefeito!!! Agora aguentem mais 4 anos e aprendam a votar!!! | Denuncie |

Autor: Valtencir Rezende
Continua tudo como dantes no quartel de abrantes. Porque não anunciou isso durante a campanha política? | Denuncie |

Autor: Anderson Lima
Esse BRT é ou não é maior GAMBIARRA da história??? Parabens aos que reelegeram o Lacerda e aos que votaram no Patrus também! Uma cidade de mer... se faz com administração de mer... | Denuncie |

Autor: Dario Diaz
Até quando o Brasil, Minas Gerais, Belo Horizonte terão estes governantes tão hipócritas e oportunistas? BH uma cidade que tem tudo para ser uma cidade modelo para o pais, ser tratada de uma maneira tão indiferente. Mas o que fazer, qual politico nesta cidade ou estado para fazer diferente? BH já era | Denuncie |

Autor: Antonio
Tu, que da liberdade após a guerra Foste hasteado dos heróis na lança, Antes te houvessem roto na batalha Que servires ao Lacerda e aos PTralhas. (Parodiando Castro Alves). | Denuncie |

Autor: Antonio
Vamos rodar a 10 kilômetros por hora, vamos PARAR o transito de BH em todos os sentidos. Joaquim Barbosa, Joaquim Barbosa, onde estás que não me ouves? Em que Tribunal de Justiça tu de escondes? | Denuncie |

Autor: Prime Time 85
AAaaaahhwww yeah......... eu rio para não chorar!!! Agora teremos congestionamentos dentro do BRT?!?! BHtranstorno é comprada pelos empresários do Busão... triste!!! | Denuncie |

Autor: Virgilio Horacio de Castro Veado Jr
Sensacional!! Maravilhoso!! Empolgado com tanta modernidade!! Suspensão a ar. Ar condicionado. Coisa de primeiro mundo!! E tudo irá eclodir no seu bolsinho!!! Mas se é para ter conforte paguemos por isso!! | Denuncie |

Autor: Ferdinando Ribeiro
LIXO....não foi especificado tipo de chassi por pressão destes sindicatos que só pensam no lado economico do serviço de transporte de passageiros em BH. Vai ser um mico este BRT. Tenho vergonha do transporte coletivo neste país que vai ser apresentado ao mundo durante a copa. | Denuncie |

Autor: João Osni
Não estou me importando com a estetica do onibus, esse modelo de transporte para uma cidade de bh não funciona, pode ser o bus com o design mais lindo do mundo que por dentro vai estar cheio, sufocante e devagar nesse transito. QUERO METRÔ | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Tinha que ser ´no mínimo híbrido, ou elétrico... | Denuncie |

Autor: Grace
Ah, então os ônibus velhos serão substituídos por novos ônibus velhos? Saquei. | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Eu tenho uma forma de protestar contra isso.É só quem tem carro e anda vazio dar carona pra quem está nos pontos.Num instante eles dão jeito de melhorar o transporte coletivo ou seja vai doer no bolso deles.Vão ficar sem passageiros. | Denuncie |

Autor: helvio souza
eu ja sabia no final vai ser igual a linha verde o aecio inaugurou depois colocou as passarelas e depois o marcio destruiu e fez o brt e logo apos a inaugurar o brt eles devem achar algum erro e fazer novamente.... | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Meu Deus,cadê o povo que não faz nada só aceita esse tipo de coisa.Não fazem greve para aumentar os salários(passagens) dos motoristas?Porque não fazer o mesmo para com o transporte de má qualidade?Gente...vamos ficar espertos,tá passando da hora. | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
A questão do motor dianteiro realmente atrapalha um pouquinho o embarque das pessoas na frente, mas no geral, não é necessário para um sistema BRT entrar nesse detalhe", argumenta o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas. Esse cara anda de ônibus todo dia e conhece mesmo sobre conforto,kkk | Denuncie |

Autor: Rodrigo Santana
Não vejo motivo pra essa revolta toda. Os ônibus terão ar-condicionado, suspensão a ar e motor traseiro, qual problema se a carcaça antiga ou nova? O que importa é o conforto dentro do busão. O ar-condicionado funcionando acaba o problema do calor, a suspensão a ar e o motor traseiro com o barulho. | Denuncie |

Autor: Edilson Soares
BH ja estar no limite de carros e onibus, a esperança era de melhoria em tirar mais onibus da rua, seria com BRT, mas que se ver vai ser ao contrario,população de BH vamos as ruas nao permitir esse absurdo,porque em outros estados investe em melhoria e so BH que continua andando para tras. | Denuncie |

Autor: Eduardo
Veja como devia ser: 1o: tarifa única e com integração, 2o: ônibus articulados e bi articulados, podem circular em qualquer via, como em Ctba. 3o Uma empresa única para gerenciar o transporte coletivo da RMBH, não como é hoje. 4o Implantanção do monotrilho, obra rápida, mais barata.5o Metrô, KD? | Denuncie |

Autor: Eduardo
Esse pessoal de Bh/região, entendem bulhufas de transporte coletivo, mobilidade urbana etc. Se entendem, estão sempre nos fazendo de bobo e claro, devem haver grandes interesses por fora pois,fazem nada direito por aqui, custa olhar outras regiões metropolitanas de n/país e ver que estamos atrasads | Denuncie |

Autor: Alexandre Macedo
Dizem que a solução para BH é o BRT pois não temos demanda para Metrô, o engraçado é que na última greve de ônibus, o metrô de BH que é ridículo, transportou mais de 130.000 passageiros por dia, a capacidade do BRT é de 70.000. Como que não há demanda para o Metrô?????? | Denuncie |

Autor: Alexandre Macedo
Sabe quando vou deixar meu carro na garagem para usar um ônibus novamente? Nunca! Esse BRT tá fadado ao fracasso, tá enchendo o saco de todo mundo, dando dinheiro para poucos e não vai resolver nada! | Denuncie |

Autor: Leonardo Monteiro
Estes motores diânteiros estão há mais de 15 anos ultrapassados. Pobres motoristas que são obrigados a sentirem os efeitos deste ruído o tempo todo. Devem ficar surdos no final do dia... E o sindicato? Cadê? Está na hora de brigar pelos seus filiados... Mas estão de "rabo preso". | Denuncie |

Autor: Leonardo Monteiro
Falar que a regulamentação tem "brecha" é SACANAGEM. Tenho certeza que foi feito assim de PROPÓSITO já pensando nestas alternativas baratas e porcas. Lamentavelmente estamos ferrados. Os donos das empresa de ônibus são os mesmos que financiaram as eleições e agora estão cobrando o retorno prometido. | Denuncie |

Autor: William Azevedo
Como pode o Sindicato que rege a categoria dos motoristas de onibus urbanos, admitir o uso de motores dianteiros nestes veículos, que causam além da surdez pelo excesso de ruídos, "cozinham"literalmente os rins dos condutores. | Denuncie |

Autor: Edilson Soares
carroças, carroças, carroças nada de conforto e nada de BRT invés de mudar pra melhor, retrai aos antigos e barulhentos, até quando a população vai aceitar, e ainda coloca carroceria CAIO ninguem mereçe,diziam que ia diminuir os onibus com BRT,agora volta o mesmo de antes,cade METRÔ. | Denuncie |

Autor: Humberto Resende
Definitivamente não entendo o pessoal de BH. Reclama de tudo e vota nos mesmos representantes. Cada povo tem o governo que merece!! | Denuncie |

Autor: Andrea Dias da Silva
QUE GRANDE CONTRASTE BRT DESFILANDO E AS LINHAS DO DER CAINDO AOS PEDAÇOS!!! FALTA DE DIGNIDADE DOS GOVERNANTES!!! CAMBADA DE TRAIRAS | Denuncie |

Autor: Andrea Dias da Silva
ESTA PRESEPADA DE BRT, FRESCAO E METRO VAI ATENDER A CLASSE DAS AREA CENTRAL DE BH, SAVASSI E PAMPULHA E O POVO QUE MORA LONGE NAO VAI SER ATENDIDO!!! CAMBADA DE INCOMPETENTES, AQUI NADA FUNCIONA DIREITO!!! | Denuncie |

Autor: Edilson Guimaraes
Ministério Público. SOCORRO. NOS ACUDA PELO AMOR DE DEUS. SERÁ QUE ISSO TUDO NÃO VAI TER FIM??? Montem uma comissão técnica independente para apurar o que estão fazendo com a gente. PELO AMOR DE DEUS. Se inspirem nos atos do STF. VAMOS BOTAR ESSA SÚCIA PARA CORRER!!!! | Denuncie |

Autor: Lucio Nome
BHTrans se rende ao poder econômico e ao poder dos empresários de ônibus de BH, ou seja, vai ficar tudo como está, porém os ônibus, como queriam os empresários, terão uma rota melhor. Se você tem carro..... continuará a ter um transporte ruim, ineficaz e preso no trânsito. BH, 30 naos de atraso. | Denuncie |

Autor: Itamar Rezende
Ônibus com motor dianteiro, é viavel para os propiétarios, mas o desconforto sempre vai axistir. E o Metrô, esqueceram? | Denuncie |

Autor: Mpm Assessoramento E Repres.ltda
O que revolta no texto é a cara de pau do pessoal envolvido, as BHtrans da vida. É um festival de hipocrisia vomitável, um bando de amarra cachorros conversando fiado e mentindo descaradamente para população. BRT, muito dinheiro para nada ou, pior, nos bolsos das empreiteiras | Denuncie |

Autor: Rodrigo Andrade
Melhor comentário: JÁ QUE OS ÔNIBUS SERÃO OS ANTIGOS, OS PREÇOS TAMBÉM DEVERIAM SER. | Denuncie |

Autor: Alexandre Machado
Não adianta esperar que o trasporte publico em BH vá melhorar, Desde que o PT vendeu este setor para receber recursos de campanha que o METRO não sai e os Ônibus não prestam. Infelizmente vamos comprar carros e motos e deixar os Ônibus para seus donos. | Denuncie |

Autor: Mpm Assessoramento E Repres.ltda
Mineiros tolos - deram um novo mandato pro Lacerda (sem segundo turno) e mantiveram a espinha dorsal do governo municipal na câmara dos vereadores. O resultado desta insanidade já começa a aparecer, governo de direita governa a favor do poder, não do povão que, claro, vai pagar a conta | Denuncie |

Autor: Raul santos
Isso só vai mudar no dia em acabar aquele cabide de empregos que é a bhtrans. um monte de obesos, e doentes osseos que nao sabem o que acontece nas ruas pq nao saem detras das mesas nem levantam das cadeiras e mesmo assim tomam decisões por quem esta nas ruas e utiliza esse transporte de BH. Fumo | Denuncie |

Autor: euler Sousa
até hoje não sei porque que ouve a troca dos ônibus de motor traseiro ou central.Se é para não causar dificuldade ao usuário no embarque/desembarque, o melhor seria o de motor central. | Denuncie |

Autor: Giovanni Mozelli
Sinceramente, tem hora que dá vontade de desistir, pegar minha família e sumir daqui. Tudo pra ser exemplo, mas por força e interesse dos poderosos, não saímos do lugar. Como diz o geraldo Magela (ceguinho) "muito triste" | Denuncie |

Autor: Alexander Freitas
Pegadinha do Malandro! Rááááá!!!, Glu Glu!!!, Ié Ié!!! Os eleitores do Márcio Lacerda despertam os meus instintos mais primitivos! | Denuncie |

Autor: Edilson Guimaraes
Porque só vêm dizer isso agora??? Passadas as eleições, a realidade. A máscara caiu. Mentirosos!!!! | Denuncie |

Autor: joao paulo
Já que os ônibus serão os antigos, o preços também deveriam ser! | Denuncie |

Autor: Marcelo Sa
Fiquei assustado quando vi o Frescão por fora, é o veículo conhecido como CABRITA pintado de cinza, com ar condicionado e sinal de internet. Fala sério, toda a linha básica deveria ser assim, não a diferenciada... E o metro? Vão cavar outro buraco só em setembro de 2016?? | Denuncie |

Autor: ANTONIO FILHO
Eu já sabia. Desse jeito, jamais vou deixar de ir ao trabalho de carro para ir de ônibus "frankstein". | Denuncie |

Autor: cristiano Duarte
Todo mundo fala em mudanças, mas na hora de votar continuam fazendo a mesma coisa de sempre.... tá aí o resultado! Agora se apertem no busão e fiquem presos no engarrafamento! | Denuncie |

Autor: Edilson Guimaraes
Tava demorando. Eu sabia que essa porcaria de BRT não ia dar conta do recado. BH é a capital do "pequeno e mais barato". Quero ver os comboios formados nos estrangulamentos na pista dessa porcaria na C. Machado. Vai mais parecer um trem. O metô do Lacerda. Só que tudo parado. Vcs merecem. kkkkkkkk | Denuncie |

Autor: MW Cardoso
GAMBIARRA. | Denuncie |

Autor: Lucas Lucas
Começou a esculhambação | Denuncie |

Autor: Jayme Filho
90% da frota é com esses onibus hoje. Então os empresários só agora viram que não tinham como por esses onibus e vão perder dinheiro. Eles não tem onde enfiar e então o melhor é enfiar no nosso........... | Denuncie |

Autor: Ricardo Teixeira
Pessoal, ao invés de reclamar aqui, vamos mandar e-mails para o Prefeito. Não podemos concordar com esse nível de amadorismo e golpismo que assola o transporte público de BH. | Denuncie |

Autor: thiago Tolentino
as obras estão paradas!! o lacerda deu a rasteira em todo mundo, cade as licitações de novembro prometidas na campanha. BRT nao vai rolar tao cedo, muito menos o metro, e aí vem as chuvas os buracos das obras vao ser o nosso piscinão | Denuncie |

Autor: Júlio Araújo
O Fabiano falou tudo além dos outros comentários abaixo. É isso mesmo, fazem de tudo para maximizar os lucros dos empresários em trocas de campanha eleitoral e demais recursos e quem dança somos nós que andamos de carroça pagando quase 3 reais. | Denuncie |

Autor: Marcelo Oliveira
Poderiam ter investidos nos trens leves sobre trilhos, seria mais eficientes do que o BRT, e menos obras na cidade atrapalhando o trânsito, fora que os trens são melhor apresentados do que os BRT's. Agora termos velharia rodando, é demais viu!!! | Denuncie |

Autor: Guilherme Rodrigues
A Adaptação de BRT em BH será igual ao Transantiago no chile, ou seja uma merda pelo fato de termos gerenciadores que não sabem o que transporte coletivo de verdade. | Denuncie |

Autor: Guilherme Rodrigues
Engraçado, li em algum lugar ontem que seriam 460 Volvo B270F que praticamente é um VolksFake e rende muito mais que um MB OF 1722 | Denuncie |

Autor: Fábio Miranda
Êta povim minêro que é trôxa, sô. Os royalties do minério estão bem abaixo dos do petróleo. Os times são roubados. Os coronéis continuam mandando. Os ônibus saem das fábricas e vão para as "encarroçadeiras". Acorda, sô? Larga de ser trôxa mineirim. Unam-se e votem em quem merece ser eleito. | Denuncie |

Autor: Fabiano Pereira Justino
A Prefeitura e a bhtrans agora estão me surpreendendo, chutarão o balde de vez. O projeto que tinha como objetivo de melhorar. Agora isso. Os empresários de coletivos mandam nas campanhas eleitorais com toda certeza. | Denuncie |

Autor: Diana Martins
É brincadeira... Mas o povo quis que tudo continuasse como estava... | Denuncie |

Autor: joelson joelson vieira
Sera q esses burros desses governantes, nunca viajaram pelo mundo, pra saber q o pior transporte publico do mundo ,e no Brasil??', venha aqui em lisboa por ex. e veja os onibus daqui como.... um espetaculos de carro | Denuncie |

Autor: francys souza
O que as emrpesas de trasnportes fazem em Bh é piada. Manda e desmandam, vergonha! O lucro para empresários acima da vida e do bem estar dos trabalhadores e usuários. VERGONHA | Denuncie |

Autor: Luiz Mar
Piada pronta da BHTRANStorno: "...de que eles sejam entregues às ENCARROÇADORAS até março...". E falam em "brechas nas normas da BHTRANStorno". Até o piruluto da Praça 7 sabe que quem gerencia o transporte coletivo são as empresas concessionárias. | Denuncie |

Autor: alberhto souza
A coisa ja começa avacalhada antes de começar, é dificil demais! | Denuncie |

Autor: Glauber Coutinho de Oliveira
quando se pensa que as coisas vão melhorar. heheheh.. Brasil, o País que não foi. | Denuncie |

Autor: JOSÉ HILTON SANTOS
O ONIBUS É UMA CABRITA E ESTE SR CELIO FREITAS SÓ PODE SER UM BURRO. DIZER QUE A POSIÇÃO DO MOTOR NÃO AFETA A OPERAÇÃO E QUE O USUARIO NÃO IMPORTA COM O TIPO DE ONIBUS, AÍ ENTÃO PERMITE ESSAS CARROÇAS BARULHENTAS DE MOTOR DIANTEIRO QUE AÍ ESTÃO. | Denuncie |

Autor: Mário Faria
Em MG tudo é menorzinho, mais baratinho. tudo adaptadinho. Uma vergonha. Motor dianteiro "só atrapalha um pouco"?? brincadeira. O conforto do passageiro e as melhorias para os motoristas( redução de ruído e do calor do motor) que se danem. O negócio é facilitar para o "empresários". | Denuncie |

Autor: Nery Vital
Essa tal de BHtrans sempre colaborando com a máfia do transporte coletivo. Afinal quem manda lá dentro são os empresários.Em vez de colocar ônibus decente ficam colocando essas carroças. Ficam usando chassi de caminhão p/ coletivo.E ainda ficam arrotando que o transporte vai melhorar. | Denuncie |

Autor: Marcos marcos
O PODER DOS DONOS DAS EMPRESAS DE ONIBUS EM BELO HORIOZNTE FICA CLARO EM MANOBRAS COMO ESTA, A BHTRANS POR SUA VEZ DEVE SER FISCALIZADA PELOS DESMANDOS EM SUA ADMINISTRAÇÃO. MUDA BRASIL !! | Denuncie |

Autor: Claudinei Rocha
É. Vamos pagar CARO para ver e usufruir dessa "nova realidade". O preço da passagem de ônibus da capital é um dos piores e mais caros. E pasmem: vai subir de novo daqui a 3 meses. Eleitores de Marcio Lacerda favor não reclamarem. | Denuncie |

Autor: Guilherme Campos
Os pobres motoristas é que se danem. São obrigados a trabalhar nesses ônibus sem conforto, com barulho excessivo e enfrentar um calor tremendo. Mas perguntem quanto foi a doação para as campanhas municipais das empresas de ônibus. | Denuncie |

Autor: Júlio Araújo
O povo quer transporte de qualidade e não essas porcarias. Nem o "frescão" vocês souberam fazer, colocaram um carro desconfortável do mesmo jeito! Acordem mostrem que BH tem algo de qualidade pois tudo vocês sucateiam visando lucros de parceiros em trocas de $$. | Denuncie |

Autor: Júlio Araújo
Parabéns senhor CÉLIO, você mostrou definitivamente como a BH Trans pensa apenas em lucros das empresas de ônibus. Carros cabritos servem apenas para linhas circulares que custam 60 centavos seu burro, o povo quer transporte de qualidade e não mais caminhões em formas de ônibus, não somos GADO. | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Devia chamar é BHtransSETRA-BH,porque só atende ao sindicato das empresas de transporte e não aos usuários do transporte que pagam pelo mesmo. | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
A população tem que saber reivindicar seus direitos afinal paga passagem cara pra andar nessas carroças feitas em cima de chassis de caminhão.Saudades dos tempos do Pimentel que colocou os PADRONS com motor central e traseiro pra rodar aqui.Pensávamos que teríamos pra sempre um transporte dequalidade | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Eu sabia que ia dar nisso.O poder das concessionárias é de uma força grandiosa.Eles não querem investir em qualidade pois tem que gastar pra isso.Então toma carros aos montes nas ruas.Êta Brasil que não muda nunca.Abaixo essas carroças com motor dianteiro que jogam calor pra dentro do veículo. | Denuncie |

Autor: Saulo Brandao
Putz...!! Aqui em BH nada vai prá frente, BRT com onibus velho, ja vem o puxadinho..mineiro..!! so falta colocar a Maria Fumaça no Lugar do Metro...que vergonha para nossa capital...Krus kredo....!!! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.