(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Seds promete intensificar policiamento em BH para coibir assaltos a residências

As medidas foram tomadas durante reunião entre a cúpula das polícias Civil e Militar e a Secretaria de Estado de Defesa Social


postado em 08/10/2012 14:24 / atualizado em 08/10/2012 17:22

A sequência de roubos a residências, principalmente na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, levou o governo a tomar medidas emergenciais para conter esse tipo de crime. Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) indicam que, somente entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 215 assaltos. No mesmo período do ano passado, foram 276 ocorrências, o que indica uma redução de 22%. Porém, a violência dos criminosos e a sensação de insegurança da comunidade ainda preocupam.

Nesta manhã, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, se reuniu com o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel PM Divino Pereira de Brito, do chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão e os comandantes e delegados chefes da 1ª, 2ª e 3ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). No encontro, foram definidas medidas, como orientação às Associações de Moradores para apontar os pontos vulneráveis na segurança de cada bairro, intensificação de operações nas áreas externas e nos acessos aos condomínios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ampliação do policiamento setorizado nos bairros e aproximação da polícia à comunidade.

Também será intensificado o compartilhamento de informações dos crimes entres as polícias na Grande BH. As reuniões serão marcadas periodicamente para acompanhar o andamento dos trabalhos. Para dar mais suporte aos policiais, o governo prevê a entrega de novos equipamentos até o fim deste ano.

De acordo com a Seds, a redução do número de assaltos em relação ao mesmo período do ano passado se deve a estratégias adotadas desde o início de 2012. Entre elas, a setorização do policiamento e maior aproximação entre polícia e comunidades, a realização da Operação Impacto, com abordagem de pessoas com atitudes suspeitas em veículos, e a implantação dos corredores de segurança.

Insegurança na Zona Sul

As estratégias foram anunciadas em um momento em que a Região Centro-Sul da capital apresenta grande número de ocorrências de assaltos a residências. Somente nos últimos três meses, pelo menos sete casas foram invadidas por criminosos armados. Na maioria das vezes, os moradores foram feitos reféns. No último roubo, que aconteceu nesse domingo, aconteceu uma tragédia. A atriz Cecília Bizzotto foi assassinada a tiros após tentar ligar para o 190 enquanto os assaltantes roubavam a residência, localizada no Bairro Santa Lúcia. O corpo da mulher, que tinha um filho de 12 anos, será enterrado nesta tarde no Cemitério do Bonfim, na Região Noroeste de Belo Horizonte.

Veja abaixo a cronologia dos crimes na região Centro-Sul

07-10 - No começo da tarde uma casa no Bairro Belvedere foi invadida por criminosos, que ameaçaram os moradores de morte e fugiram levando várias joias, dinheiro e aparelhos eletrônicos. Um funcionário da família estava lavando a garagem, com o portão aberto, quando foi rendido por dois homens armados. Quando entraram na casa, renderam a proprietária e em seguida seguiram para um dos quartos onde estavam duas filhas da mulher.

03-10 - Dois homens armados renderam um jardineiro que trabalhava na parte externa de uma casa, no Bairro São Bento. Eles fizeram o proprietário do imóvel, a mulher dele e mais um funcionário reféns e fugiram levando aparelhos eletrônicos, armas e joias.

26-09 - Uma casa no São Bento foi invadida por quatro homens armados, que roubaram objetos enquanto os moradores eram mantidos reféns. Apenas neste caso um dos suspeitos acabou preso, pouco depois do assalto. Os bandidos chegaram próximo à casa, localizada na Rua José Batista Ribeiro, por volta das 11h, em um Sportage. Armados com revólveres, três dos homens desceram do veículo e renderam uma mulher e o filho dela, que deixavam o imóvel. Os dois foram obrigados a voltar para a casa. Enquanto isso, um outro comparsa vigiava do lado de fora.

15-09 - Dois homens armados fizeram um arrastão em um prédio na Rua Rio Verde, no Bairro Anchieta. Segundo PM, os bandidos entraram no prédio de três andares e mantiveram reféns seis moradores. As vítimas ficaram trancadas em um dos apartamentos, enquanto os criminosos roubavam objetos e dinheiro nos três imóveis do edifício.

23-07 - Homens armados assaltaram uma residência na Rua Professor Carlos Pereira da Silva, no Bairro Belvedere. Os suspeitos trancaram as vítimas em um quarto e levaram vários objetos do local. Segundo a PM, foram roubadas joias, telefones celulares, televisores, computadores, entre outros aparelhos eletrônicos. A ação dos bandidos começou às 15h. De acordo com a PM, um funcionário da casa saiu para pegar um objeto na rua e deixou o portão aberto. Quando retornou, encontrou com os quatros suspeitos já dentro da residência. O homem foi rendido e levado para dentro do imóvel.

17-07 - Quatro bandidos armados invadiram uma casa de um engenheiro no Bairro Mangabeiras e fizeram reféns. O dono da casa voltava de uma caminhada, na Rua Comendador Viana, quando foi abordado pelos criminosos no portão. Eles chegaram por trás e renderam o engenheiro quando ele tentava abrir o portão com a chave. Os bandidos jogaram o homem no jardim do imóvel e o agrediram sob fortes ameaças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)