(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após onda de violência na Zona Sul, PM promete "personalização do policiamento"

Corporação vai criar o "PM do bairro", um militar articulador do policiamento na comunidade. A polícia quer dar uma resposta à sociedade após o assalto que terminou com a morte da atriz Cecília Bizzotto, no Santa Lúcia


postado em 08/10/2012 10:00 / atualizado em 08/10/2012 11:14

(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)

Depois da onda de violência na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Polícia Militar (PM) prometeu fazer a “personalização do policiamento” com a atuação de militares nos bairros, bem perto da população de toda a capital. O coronel Rogério Andrade, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), convocou todos os comandantes de batalhões para falar sobre a presença da corporação bairro a bairro.

“A PM apresenta hoje intervenções para BH no momento difícil em que perdemos uma vida de maneira covarde. Precisamos dar resposta à comunidade, mostrar a presença dessa policia que perdeu uma batalha, mas que vai buscar melhorar a proteção da sociedade”, disse o coronel. Ele se referia ao assalto em uma casa no Bairro Santa Lúcia, que terminou com a morte da atriz Cecília Bizzotto. Ela, o irmão e a cunhada passaram por momentos de terror nas mãos de três bandidos na madrugada de domingo.

O coronel admitiu que os bandidos podem estar migrando de crimes reprimidos pela polícia, como saidinhas de banco e assaltos em comércios, para as invasões de residências. “Se muda a ação do infrator, muda a estratégia da PM”, afirma Andrade. Segundo ele, a corporação está melhorando o processo de setorização do policiamento e agora vai lançar o “PM do bairro”.

Estratégias

O “PM do bairro” será um militar articulador do policiamento na comunidade, cujo papel é educativo e de comunicação direta com moradores. Esse policial vai andar pelas ruas do bairro, falar com as pessoas e oferecer o um canal direto de conversa. Ele poderá bater de porta em porta, sendo recebido por moradores dentro de casa.

Cada bairro terá um e-mail (exemplo: cidadenova@pmmg.mg.gov.br) para a troca de informações com a população. Os quarteirões terão uma patrulha direcionada em três turnos, com equipe focada na prevenção dos crimes que Andrade classificou como “intra-muros”.

O comandante do CPC citou todas as estratégias de policiamento da capital, mostrando a redução da criminalidade, mas admitiu que a sensação segurança ainda não está satisfatória porque os moradores precisam conhecer mais o trabalho da corporação.

A PM em BH hoje trabalha pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, programação geral de segurança entre 2012 a 2030. Como parte desse plano estão a implantação do modelo territorial de segurança (setorização), a criação dos 64 corredores de segurança onde acontecem blitzes preventivas e a criação dos Grupo Especializado em Áreas de Risco (Gepar), que atuam em periferias e aglomerados.

Além desses instrumentos, o coronel reforçou a importância da Rede de Vizinhos Monitorada e da parceria do policiamento com comerciantes, taxistas e bancários. Destacou também a Operação Saque Seguro, com abordagens focadas em bancos, e a Operação Impacto, que segundo a corporação, reduziu 5,5% de crimes na capital nos últimos meses.

Atriz Cecília Bizzotto, morta no assalto, deixa um filho de 12 anos(foto: Reprodução Facebook)
Atriz Cecília Bizzotto, morta no assalto, deixa um filho de 12 anos (foto: Reprodução Facebook)


Crime no Santa Lúcia

O major Marco Antônio Spósito, comandante do policiamento no Bairro Santa Lúcia,  suspeita que o crime de domingo seja parte da ação de uma quadrilha especializada em invasão de casas, mas somente as investigações vão confirmar essa situação. Ele comentou a reação da atriz Cecília Bizzotto que ligou para o 190 durante a abordagem e por isso acabou baleada. “A orientação é que não esboce reação. Qualquer reação da vítima é perigosa”, completa.

O crime ocorreu por volta da 1h, na Rua Saturno, e chocou moradores. Cecília, o irmão dela Marcelo Bizzotto Pinto e a namorada dele, Alexandra Silva Montes, chegavam em casa por volta da 0h num EcoSport quando foram rendidos por dois homens armados. Um terceiro bandido apareceu depois. As vítimas ficaram em poder dos assaltantes por aproximadamente uma hora. Nesse período, os assaltantes reviraram a casa à procura de dinheiro, joias e de um cofre. Os objetos recolhidos estavam sendo guardados dentro do EcoSport e de uma Pajero que também estava na garagem. Cecília foi assassinada com um tiro porque tentou chamar a PM pelo 190 e foi vista por um dos bandidos. Ela será enterrada no Cemitério do Bonfim, região noroeste.

Retrospectiva de crimes na Região Centro-Sul

07-10 - No começo da tarde uma casa no Bairro Belvedere foi invadida por criminosos, que ameaçaram os moradores de morte e fugiram levando várias joias, dinheiro e aparelhos eletrônicos. Um funcionário da família estava lavando a garagem, com o portão aberto, quando foi rendido por dois homens armados. Quando entraram na casa, renderam a proprietária e em seguida seguiram para um dos quartos onde estavam duas filhas da mulher.

03-10 - Dois homens armados renderam um jardineiro que trabalhava na parte externa de uma casa, no Bairro São Bento. Eles fizeram o proprietário do imóvel, a mulher dele e mais um funcionário reféns e fugiram levando aparelhos eletrônicos, armas e joias.

26-09 -
Uma casa no São Bento foi invadida por quatro homens armados, que roubaram objetos enquanto os moradores eram mantidos reféns. Apenas neste caso um dos suspeitos acabou preso, pouco depois do assalto. Os bandidos chegaram próximo à casa, localizada na Rua José Batista Ribeiro, por volta das 11h, em um Sportage. Armados com revólveres, três dos homens desceram do veículo e renderam uma mulher e o filho dela, que deixavam o imóvel. Os dois foram obrigados a voltar para a casa. Enquanto isso, um outro comparsa vigiava do lado de fora.

15-09 - Dois homens armados fizeram um arrastão em um prédio na Rua Rio Verde, no Bairro Anchieta. Segundo PM, os bandidos entraram no prédio de três andares e mantiveram reféns seis moradores. As vítimas ficaram trancadas em um dos apartamentos, enquanto os criminosos roubavam objetos e dinheiro nos três imóveis do edifício.

23-07 - Homens armados assaltaram uma residência na Rua Professor Carlos Pereira da Silva, no Bairro Belvedere. Os suspeitos trancaram as vítimas em um quarto e levaram vários objetos do local. Segundo a PM, foram roubadas joias, telefones celulares, televisores, computadores, entre outros aparelhos eletrônicos. A ação dos bandidos começou às 15h. De acordo com a PM, um funcionário da casa saiu para pegar um objeto na rua e deixou o portão aberto. Quando retornou, encontrou com os quatros suspeitos já dentro da residência. O homem foi rendido e levado para dentro do imóvel.

17-07 - Quatro bandidos armados invadiram uma casa de um engenheiro no Bairro Mangabeiras e fizeram reféns. O dono da casa voltava de uma caminhada, na Rua Comendador Viana, quando foi abordado pelos criminosos no portão. Eles chegaram por trás e renderam o engenheiro quando ele tentava abrir o portão com a chave. Os bandidos jogaram o homem no jardim do imóvel e o agrediram sob fortes ameaças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)