(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio atinge nascente no Parque Nacional da Serra da Canastra

Um novo foco surgiu nesta segunda-feira e já consumiu mil hectares de vegetação. Ao todo, as chamas que começaram há 11 dias já destruíram mais de 50 mil hectares do parque


postado em 17/09/2012 20:10 / atualizado em 17/09/2012 20:32

Brigadistas combatem há 11 dias vários focos de incêndio no parque(foto: CreditoJoe Stevens / BBC )
Brigadistas combatem há 11 dias vários focos de incêndio no parque (foto: CreditoJoe Stevens / BBC )
 

O novo foco de incêndio que surgiu no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, na Regão Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta segunda-feira atingiu uma nascente do Rio Araguari. Segundo o chefe do parque, Arnaldo Ferreira da Silva, cerca de 50 mil hectares de vegetação já foram queimados.

Brigadistas e bombeiros combatem o incêndio na região há mais de 11 dias. No último fim de semana, os focos foram totalmente extintos. Porém, novas chamas surgiram por volta das 5h desta segunda-feira e se espalharam rapidamente.

Segundo Arnaldo Silva, o fogo se espalhou para duas frentes, o que dificultou o combate. “A primeira foi para a direção leste e foi debelada por volta das 17h. A segunda em direção oeste e somente foi atacada após o controle da primeira. Temos a expectativa de controle total por volta da meia noite”, afirma. Somente hoje, foram consumidos cerca de mil hectares de vegetação.

Um grupo de 12 brigadistas do parque, 19 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 15 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e cinco servidores do parque seguem no combate às chamas. Eles contam com quatro caminhonetes, dois carros e dois caminhões. As aeronaves que eram usadas no local foram transferidas, em caráter de urgência, para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Outros dois incêndios atingem Áreas de Proteção Ambiental (APA) nesta segunda-feira, em Bonito de Minas, no Norte do Estado. Cinco brigadistas combatem o fogo no APA Cochá e Gibão. Já o segundo foco de chamas, no APA Pandeiros, são combatidos por doze brigadistas da Unidade de Conservação, sete policiais militares, quatro bombeiros e cinco brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A área devastada não foi divulgada.

BH e Região Metropolitana

Somente nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 39 ocorrências de incêndio em vegetação em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Durante o fim de semana, 48 chamadas foram registradas pela corporação. A mais grave delas aconteceu em Nova Lima, De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas. A corporação não informou a área devastada pelas chamas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)