(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Restauração da sede da Fazenda da Vargem foi acompanhada de um programa de educação patrimonial


postado em 26/08/2012 09:15 / atualizado em 26/08/2012 09:23

As amigas Nara, Ana Clara e Larissa fizeram uma excursão para conhecer a Fazenda da Vargem(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
As amigas Nara, Ana Clara e Larissa fizeram uma excursão para conhecer a Fazenda da Vargem (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

A restauração da sede da Fazenda da Vargem foi acompanhada de um programa de educação patrimonial, desenvolvido pela prefeitura nas escolas da região, e levantamento histórico da propriedade, com pesquisa e elaboração de textos a cargo de Elvécio Eustáquio da Silva, um dos que lutam com empenho pela preservação do patrimônio de Nova Era, município de 18 mil habitantes. Os estudantes se entusiasmam com o patrimônio cultural e o amplo espaço, conforme ficou evidente na quarta-feira durante a visita de mais 40 aluno, de turmas do segundo período de educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Andrade, do Bairro Vila Santa Rosa. Acompanhada das professoras Cybele Araújo e Renata Faustino e da supervisora Vanessa Quaresma Costa, a garotada se esbaldou na propriedade, perguntou sobre a história, viu o pátio de pedras, o lajeado, e as novas obras."É importante que as crianças valorizem a preservação", disse Vanessa.

Visitando a fazenda pela primeira vez, Ana Clara dos Santos Belato, de 5 anos, gostou do casarão e das árvores. "É muito bonito", disse com um sorriso. Larissa Vitória Santos Silva Bicalho, de 6, se interessou pelos quadros pendurados, enquanto Nara Estefânia Rodrigues Gomes, de 6, mesmo estando no lugar pela terceira vez, procurou encontrar novidades. Uma delas foi a criativa capela ao ar livre sob as moitas de bambu, às margens do Rio da Prata, afluente do Rio Piracicaba. Para fazer a cruz, a mesa do altar e os bancos individuais, foram aproveitados troncos de árvores da fazenda que estavam condenadas. "Ficou muito legal e aprendi muito", comentou José Arthur Carneiro Fernandes, de 6, ao ouvir as explicações dadas por Albany.

Depois dessa parada de descanso e contemplação, a garotada quis saber por que havia tantos pedras empilhadas. Stael explicou que os parealelepípedos foram retirados de ruas do Bairro Centenário e agora serão usadas na pavimentação das áreas frontal e lateral. O projeto para a parte externa prevê ainda um campo de futebol e duas quadras de peteca. Já o paiol está na fase inicial e deverá abrigar uma lanchonete, eventos etc. A segunda fase da restauração vai custar R$ 532,4 mil, com recursos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e prefeitura local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)