(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montes Claros realiza mutirão de cirurgias de catarata nesta sexta-feira

Em Minas, pacientes que sofrem de catarata serão operados com transmissão ao vivo, através de teleconferência, para os outros estados participantes


postado em 24/08/2012 09:38 / atualizado em 24/08/2012 10:18

(foto: Fábio Marçal )
(foto: Fábio Marçal )


A catarata é uma enfermidade que ataca os olhos e que é caracterizada pela opacidade total ou parcial do cristalino e de sua cápsula. Normalmente ocorre na forma de um embaçamento visual que aumenta de forma progressiva, sendo hoje a catarata a principal causa de cegueira reversível no mundo. Reversível porque uma cirurgia simples, que dura cerca de meia hora, pode resolver o problema e devolver a visão àquele que a perdeu.

Para reduzir o tempo de espera para os pacientes que realizam a cirurgia pelo SUS, o Ministério da Saúde realiza nesta sexta-feira um “Mutirão de Cirurgias de Catarata”, que acontece simultaneamente nos estados do Acre, Bahia, Maranhão e Minas Gerais. Em Minas, o local escolhido para a realização do mutirão foi a clínica oftalmológica da Santa Casa de Montes Claros, a Santa Casa Olhos, onde 15 pacientes que sofrem de catarata serão operados com transmissão ao vivo, através de teleconferência, para os outros estados participantes. O diretor clínico da Santa Casa Olhos, Frederico Ribeiro, explica que a clínica foi escolhida para a realização do mutirão devido ao seu alto padrão de qualidade em atendimentos oftalmológicos, sendo uma referência em nível nacional.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros realiza cerca de 70 cirurgias de remoção de cataratas por mês, mas durante períodos de campanha este número chega a 300. “O Centro de Oftalmologia Social (COS) de Montes Claros é mantido pela Prefeitura e funciona no mesmo prédio do Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros. O COS realiza as consultas oftalmológicas no município e, quando se diagnostica a catarata, o paciente é encaminhado para realizar a cirurgia de correção na Santa Casa Olhos, pelo fato do COS não possuir bloco cirúrgico”, explica Leila Joana dos Santos Vasconcelos, coordenadora administrativa do COS. “Além da população de Montes Claros, o COS também atende a pacientes de várias cidades da região”, revela.
O evento de apresentação do Mutirão da Catarata será realizado na Santa Casa Olhos de Montes Claros a partir das 9 horas. A presidenta da República, Dilma Roussef, participará da cerimônia via teleconferência, pois estará no estado da Bahia para o mesmo Mutirão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)