(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ácido sulfúrico não provocou danos ambientais ao Rio Piracicaba

Segundo agente ambientalista da Semad, o produto não alterou o pH da água. Os casos de mortes de peixes foram isolados


postado em 17/07/2012 12:11 / atualizado em 17/07/2012 12:32

(foto: Bell Silva/Esp EM DA Press)
(foto: Bell Silva/Esp EM DA Press)

Técnicos do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) analisaram na manhã desta terça-feira a água Rio Piracicaba, em Nova Era, na Região Central de Minas que foi atingida por de ácido sulfúrico. Eles concluíram que o produto não alterou o pH da água, e não provocará danos ambientais.

Segundo o agente ambientalista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), Sérgio Zanute, foram analisadas amostras de vários pontos do rio, mas está tudo normal. A Copasa também monitorou os pontos de captação e não constatou alterações na qualidade, mas a água para abastecimento na cidade de Antônio Dias continua suspensa.

Apesar de prefeita da cidade, Laura Araújo, afirmar que houve mortandade de peixes, o agente ambientalista explicou que foram casos isolados de animais que estavam mais perto do ponto de vazamento. A rodovia foi liberada na madrugada de hoje, mas está coberta por camadas de terra que contiveram o produto químico. O ácido será levado para um aterro industrial. A Semad vai continuar monitorando o rio e um relatório será emitido para apurar as responsabilidades pelo acidente.

Na tarde de segunda-feira, a carreta bitrem carregada com 23 mil litros do produto químico tombou na BR-381, fechou a rodovia e causou o vazamento do material pela galeria pluvial que vai para o rio. Pelo menos 15 mil litros do ácido vazaram pelo leito. O motorista da carreta, Wilson Domingos Júlio, de 60 anos, teve 90% do corpo queimado pela substância e morreu no Hospital João XXIII, em BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)