(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTRAGO MAIOR

Unb revisa magnitude de tremor em Montes Claros: 4.5 graus na escala Richter

O valor foi divulgado depois de estudos mais aprofundados sobre o abalo e informações complementares da UPS e UFRN


postado em 24/05/2012 09:54 / atualizado em 24/05/2012 11:26

A intensidade do tremor em Montes Claros, Norte de Minas, ocorrido no último sábado, foi maior que a divulgada inicialmente. Ao invés de 4.2 graus na escala Richter, a magnitude real foi de 4.5. A informação foi publicada na noite dessa quarta-feira pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) no site.

Em reportagem do Estado de Minas, publicada na última segunda-feira, o especialista George Sands de França  explicou que apenas um ponto na escala Richter significa uma intensidade 32 vezes maior. Portanto, a nova informação mostra a gravidade do ocorrido em Montes Claros. O sismo provocou danos, atingindo 60 casas, sendo que seis delas estão condenadas e duas interditadas.

A universidade divulgou a nova informação após estudos mais aprofundados sobre o abalo e depois de ter recebido informações de outros centros de estudo, como Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP). O instituto cedeu dados das suas sete estações que registraram o tremor. Também foram analisadas estatísticas emitidas por uma estação sismográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a UnB, o epicentro do sismo foi em Montes Claros e ocorreu às 10h42 do sábado. Outros tremores, réplicas do primeiro, atingiram a cidade nos dois dias seguintes.

Memória


Em 9 de dezembro de 2007 o Brasil registrou a primeira morte causada por terremoto, a da menina Jessequele Oliveira Silva, de 5 anos. Registrado no povoado de Caraíbas, a 35 quilômetros de Itacarambi, no Norte de Minas, o tremor de 4.9 graus na escala Richter provocou a retirada de 76 famílias que moravam no lugarejo.

O esvaziamento de Caraíbas foi recomendado pela Defesa Civil, tendo em vista que pequenos abalos continuavam a ocorrer e a qualquer momento poderia haver outro tremor de maior magnitude. Depois do maior tremor, foi registrada uma série de outros pequenos abalos na localidade, todos atribuídos à movimentação de uma falha geológica existente no subsolo da região, com cerca de quatro quilômetros de extensão e um quilômetro de profundidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)