(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 24 horas, BH passou por quatro estações

Sol, chuva, calor e frio: os belo-horizontinos se desdobraram ontem para se adaptar às mudanças climáticas ao longo do dia. Previsão é de que outono seja úmido e quente


postado em 24/04/2012 06:00 / atualizado em 24/04/2012 07:09

Rita Martins e o neto Ernesto em passeio pela Savassi: proteção contra frio e chuva(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.)
Rita Martins e o neto Ernesto em passeio pela Savassi: proteção contra frio e chuva (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.)

Guarda a sombrinha na bolsa e corre para atravessar a avenida. Protege o pescoço com o cachecol e veste a jaqueta de couro. Tira o moleton e dobra a manga da camisa. Levanta o capuz e abre a sombrinha, pois já vem chuva de novo. Os belo-horizontinos viveram ontem um dia atípico para o mês de abril, como se as quatro estações estivessem reunidas nas 24 horas. Fez um pouco de frio, muito calor, teve chuva mais forte e sol quente, numa confusão climática para os moradores, que também ficaram apreensivos com a previsão para as próximas semanas. Aí vai a resposta: segundo os meteorologistas, a temperatura vai subir a partir de hoje com chuva na sexta-feira, sábado e domingo.

O meteorologista da Climatempo Ruibran dos Reis disse que a segunda-feira foi o primeiro dia do ano com temperaturas baixas e chuva ao mesmo tempo. “Foi atípico para essa época.” A mudança brusca decorreu de uma frente fria vinda do Sul do país, que ocupou as regiões Central de Minas e metropolitana de Belo Horizonte, além da Zona da Mata. “A partir de amanhã (hoje), a nebulosidade vai diminuir, mas a chegada de nova frente fria no fim de semana vai provocar mudanças, com novas quedas nos termômetros”, ressaltou.

Ruibran adiantou que o outono será úmido, ao contrário dos anos interiores quando esteve marcado pelo ar mais seco. Como o fenômeno La Niña – responsável pelo esfriamento das águas do Oceano Pacífico na região costeira do Peru – não está atuando, vão prevalecer nesta estação a umidade e os dias mais quentes, disse Ruibran. A temperatura mínima na capital foi de 19,4 graus e a máxima de 23,4 graus.

A médica anestesista Lúcia Aleixo, moradora do Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul, e integrante da organização internacional Médicos sem Fronteiras, estranhou o tempo na cidade. Recém-chegada do Paquistão e de partida de férias para o Haiti e Nepal, ela achou melhor carregar a sua sombrinha no passeio pela Savassi. “Passei duas semanas aqui, achei o tempo muito abafado. Gosto dele frio e seco. Hoje já abri a minha sombrinha de manhã e agora estou sentindo muito calor. Mas tudo pode mudar…”, comentou Lúcia, quando o relógio marcava 16h30 e o céu começava a ficar cinza.

Vitrines

Muitas lojas já estão com a moda para a estação outono/inverno nas vitrines, atraindo os olhares principalmente das mulheres. Ao lado da mãe, Pia Domenici, a fotógrafa Gabriela Domenici, residente no Bairro Santa Inês, na Região Leste, conferiu as na Savassi protegida por um cachecol. “Já abri e fechei a sombrinha várias vezes hoje, está um tempo meio doido. De manhã cedo estava frio, agora esquentou. É melhor estar mais protegido para não ter surpresas”, disse. A mãe, italiana moradora de BH há 52 anos, afirmou que “tudo está bem diferente”. “Mas ainda prefiro o frio, uma estação mais elegante”.

Como faz todos as tardes, Rita Martins saiu com o neto Ernesto, de um ano, para dar uma volta no seu carrinho. Para evitar qualquer vento frio, o menino saiu com o casaquinho de capuz. Já a vovó, protegeu elegantemente o pescoço. “Hoje foi o primeiro dia deste ano que esfriou. Mas como sou de Liberdade, no Sul de Minas, estou acostuma com baixas temperaturas.” A advogada Paula Cançado, de 26, moradora do Bairro Santo Agostinho, na Centro-Sul, estava com roupa de ginástica e tênis, mas, por segurança, amarrou o agasalho de moleton na cintura. “Acho que dias assim provocam um desconforto, vamos ver como vai ficar nos próximos dias. O pior é que atrapalha muito o cabelo”, disse bem-humorada.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)