(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consulado em BH deve abrir em 2013

Escritório pode ser instalado no edifício de número 310 da Rua Maranhão, no coração do Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital


postado em 12/04/2012 07:21

De Houston/Especial para o EM - Apesar de ter sido oficialmente anunciado que as unidades de consulado americano que serão abertas em Belo Horizorizonte e em Porto Alegre vão prestar serviços apenas a partir de 2014, uma fonte do governo dos Estados Unidos informa, extraoficialmente, que os consulados de BH e Porto Alegre devem “abrir ainda em 2013, já que o processo está de certa forma adiantado”. Além da concessão de vistos, outro serviço prestado pelos consulados será o de oferecer suporte aos norte-americanos que vivem no Brasil ou estão no país a serviço ou turismo.

A anunciada abertura dos novos consulados norte-americanos pode trazer mais que facilidades para quem pretende viajar para a América do Norte: deve representar também oportunidades de trabalho para brasileiros que nem sonham pegar o próximo voo para Miami ou Nova York. A Secretaria de Estado norte-americana informou com exclusividade ao Estado de Minas que postos de trabalho serão oferecidos a brasileiros nas novas unidades diplomáticas das capitais mineira e gaúcha, pois, além de funcionários dos Estados Unidos, o governo Obama pretende contratar mão de obra local. “A equipe de brasileiros será de extrema importância em nossas operações. Não poderíamos fazer nosso trabalho sem essa contribuição”, informou o departamento federal norte-americano. Portanto, para quem se interessa pelas vagas, é hora de se preparar com uma boa desenvoltura em inglês.

No entanto, a secretaria acrescentou que ainda não sabe estimar a quantidade de vagas disponíveis ou quais serão os requisistos para atuar na unidade. “Está cedo e não sabemos ao certo quantos serão contratados. Mas brasileiros são muito trabalhadores e a presença deles nos consulados é fundamental para o sucesso dessa missão”.

Para justificar a necessidade do novo consulado na capital mineira, a Secretaria de Estado norte-americana acrescentou que dezenas de oficiais consulares têm sido transferidos para o Brasil, a fim de dar conta dos mais de 800 mil processos de vistos, considerados os números de 2011. Mas essa procura só faz aumentar. “Contratamos mais de 50 oficiais consulares para dar conta da demanda. Até fevereiro, tivemos 57% de acréscimo nas solicitações de vistos, se comparado com o mesmo período do ano anterior”, informou o governo dos Estados Unidos.

Por esse mesmo motivo, o plano da administração Obama de elevar a quantidade de permissões a brasileiros vai além das duas novas unidades: o governo americano também vai expandir o espaço físico dos consulados do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. “Temos tido uma demanda de vistos sem procedentes. Todas essas medidas têm o objetivo de atender a busca por serviços consulares no Brasil”, informa a Secretaria de Estado norte-americana.

LOCALIZAÇÃO


Apesar de o governo dos EUA afirmar que ainda não há um lugar específico para a instalação do consulado em BH, chamam a atenção a movimentação de operários e as estruturas erguidas no edifício de número 310 da Rua Maranhão, no coração do Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital. No prédio, é possível observar a instalação de equipamentos compatíveis com as exigências do serviço diplomático, entre eles guichês com câmeras de monitoramento individuais, o que difere um pouco das instalações do que seria um banco, por exemplo. Dúvidas à parte e independentemente do local, o governo norte-americano deixa claro que vai seguir os mesmos padrões de segurança dos consulados já em funcionamento no país. “As novas unidades serão abertas de acordo com as normas do Departamento de Defesa americano, seguindo regras de segurança federais”, informa a Secretaria de Estado.

Sob o ponto de vista geográfico e também rodoviário, Minas está localizada em ponto estratégico do país. Resta saber então se a capital terá infraestrutura, principalmente de trânsito, para suportar caravanas e excursões de vans e ônibus cheios de turistas de várias partes do Brasil em busca do sonhado carimbo de entrada na terra do Tio Sam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)