(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja o que abre e fecha em Belo Horizonte no feriado da Semana Santa

Confira horários de limpeza urbana, comércio, unidades de saúde e feiras da capital


postado em 03/04/2012 07:57 / atualizado em 03/04/2012 08:02

Confira o que vai funcionar em Belo Horizonte neste feriado prolongado da Semana Santa. Fique atento ao comércio, limpeza urbana e unidades de saúde. De acordo com o Decreto 14.863, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) quinta-feira, dia 5, será considerado ponto facultativo nas repartições da prefeitura. No dia 6, Sexta-Feira da Paixão, não haverá expediente por ser feriado municipal.

Abastecimento


• Mercado do Cruzeiro (rua Ouro Fino, 452): Funciona na quinta-feira e no sábado, dias 5 e 7, das 7h às 19h. Na sexta-feira e no domingo, dias 6 e 8, fica aberto das 7h às 13h.

• Central de Abastecimento Municipal (rua Maria Pietra Machado, 125, São Paulo): Funciona na quinta-feira e no sábado, dias 5 e 7, das 7h às 19h. Na sexta-feira e no domingo, dias 6 e 8, das 7h às 13h.

• Feira Coberta do Padre Eustáquio (rua Pará de Minas, 82, Padre Eustáquio): Funciona na quinta-feira e no sábado, dias 5 e 7, das 7h às 19h. Não funciona na sexta-feira, dia 6. No domingo, dia 8, funciona das 7h às 13h.

• Sacolões ABC: Funcionam na quinta-feira e no sábado, dias 5 e 7, das 8h às 19h. Na sexta-feira e no domingo, dias 6 e 8, o funcionamento será das 8h às 14h.

• Feira livre: Funciona na quinta-feira, dia 5, das 8h às 14h. Na sexta-feira, dia 6, o funcionamento será facultativo. No sábado e no domingo, dias 7 e 8, o funcionamento será das 8h às 14h.

• Feira modelo (rua Paraíba, Savassi): Na quinta-feira, dia 5, funciona das 17h às 22h. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, dias 6, 7 e 8, não haverá funcionamento.

• Feira de orgânicos: Não funciona de quinta-feira a domingo, entre os dias 5 e 8. Na segunda-feira, dia 9, funciona normalmente.

• Direto da Roça: De quinta-feira a domingo, entre os dias 5 e 8, o funcionamento será facultativo.

• Banco de Alimentos (rua Tuiuti, 888, Padre Eustáquio): Fechado de quinta-feira a domingo, entre os dias 5 e 8.

• Armazém da Roça (rua Espírito Santo, 593, Centro): Fechado de quinta-feira a domingo, entre os dias 5 e 8.

• Mercado da Lagoinha (avenida Antônio Carlos, 821, São Cristóvão): Fechado de quinta-feira a domingo, entre os dias 5 e 8.

• Restaurante Popular I (avenida do Contorno, 11.484, Centro): Na quinta-feira, dia 5, funciona normalmente, das 10h30 às 14h e das 17h às 20h. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, dias 6, 7, 8, não haverá funcionamento.

• Restaurante Popular II (rua Ceará, 490, São Lucas): Na quinta-feira, dia 5, funciona normalmente, das 6h30 às 8h, das 10h30 às 14h e das 17h às 20h. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, dias 6, 7, 8, não haverá funcionamento.

• Restaurante Popular III (rua Padre Pedro Pinto, 2.777, na estação do BHBus Venda Nova): Na quinta-feira, dia 5, funciona normalmente, das 10h30 às 14h. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, dias 6, 7, 8, não haverá funcionamento.

• Restaurante Popular IV (avenida Afonso Vaz de Melo, 1.001, Barreiro): Na quinta-feira, dia 5, funciona normalmente, das 11h às 14h e das 17h30 às 19h30. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, dias 6, 7, 8, não haverá funcionamento.

• Refeitório Popular da Câmara Municipal (avenida dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia): Não funciona de quinta-feira a domingo, entre os dias 5 e 8.

Chuvas

O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive com plantão aos domingos e feriados. Os telefones são o 199 e o 3277-8864.

Limpeza Urbana

Na quinta-feira, dia 5, a coleta de lixo será feita normalmente. Haverá plantão de varrição nas regiões Central, Savassi e Hospitalar. Na Sexta-feira da Paixão, dia 6, não haverá serviços de coleta e varrição. No sábado e domingo, dias 7 e 8, todos os serviços de limpeza urbana serão executados normalmente.


Equipamentos Culturais

• Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim): O horário de funcionamento na quinta-feira, dia 5, será das 10h às 21h. Na sexta-feira, sábado e domingo, o museu funciona das 10h às 17h.

• Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.596, Pampulha): Funciona até a quarta-feira ,dia 4. De quinta a domingo, entre os dias 5 e 8, não haverá funcionamento.

• Casa do Baile (avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha): De quinta-feira a domingo, entre os dias 5 e 8, o horário de funcionamento será das 9h às 19h.

•Todos os Centros Culturais da cidade não funcionam de quinta a domingo, entre os dias 5 e 8.

Transporte

As linhas de ônibus gerenciadas pela BHTrans circulam na quinta-feira, dia 5, com quadro de horários atípicos. Na sexta-feira, dia 6, com quadro de horários de domingos e feriados. No sábado e no domingo, os horários são os habituais.

Parques

• Parque das Mangabeiras (avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras): Funciona normalmente durante todo o feriado, das 8h às 18h.

• Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1.377, Centro): Funciona normalmente, das 6h às 18h.

• Os demais parques estarão abertos das 8h às 18h.

Fundação Zoobotânica

• Jardim Zoológico, Aquário e Jardim Botânico (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, e Pampulha): Funcionam na quinta-feira, no sábado e no domingo, dias 5, 7 e 8, das 8h às 17h (com entrada permitida até às 16h). Na Sexta-feira da Paixão, dia 6, não haverá funcionamento.

•Parque Ecológico da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha): Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6, não funciona. No sábado e no domingo, dias 7 e 8, o funcionamento será das 8h às 18h (entrada permitida até às 17h).

BH Resolve

A Central de Atendimento BH Resolve (Rua Caetés, 342, com entrada também pela avenida Santos Dumont, 363, Centro): funciona até a quarta-feira, dia 4. De quinta a domingo, entre os dias 5 e 8, não haverá funcionamento.

Postos de informação turística

• Centro de Referência Turística de Belo Horizonte Álvaro Hardy – Veveco (Av. Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luís): Funciona todos os dias.

• Aeroporto da Pampulha (Praça Bagatelli, 204, Aeroporto): Funciona na quinta e na sexta-feira, das 8h às 18h. No sábado, das 8h às 16h, e no domingo, das 13h às 18h.

• Aeroporto de Confins (Rodovia MG–10, Confins): Funciona todos os dias, das 8h às 18h.

• Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744, Centro): Na Sexta-feira da Paixão e no domingo, dias 6 e 8, funciona das 8h às 13h. Na quinta-feira e no sábado, dias 5 e 7, o funcionamento será das 7h às 18h.

• Mercado das Flores - Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1.055, Centro): Na quinta-feira, dia 5, funciona das 8h30 às 18h30. Na sexta-feira da Paixão, no sábado e no domingo, dias 6, 7 e 8, o funcionamento será das 8h às 15h.

• Rodoviária (Praça Rio Branco, Centro): Funciona todos os dias, das 8h às 18h.

Saúde

• Na quinta-feira, dia 5, as UPAs, o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internações e o Samu funcionam normalmente. Os centros de saúde funcionam das 7h às 17h, com escala mínima da equipe, incluindo estagiários, ACS, agente sanitário, ACE I e II, tendo obrigatoriedade que garantir a realização das atividades de rotina. Os Cersams funcionam com equipe de plantão no horário diurno e com equipe completa no horário noturno. Os Centros de Convivência funcionam com escala por microrregião e o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funciona normalmente.

•Na sexta-feira, dia 6, as UPAs, Hospital Municipal Odilon Behrens, Central de Internação e SAMU funcionam normalmente. Os Cersams funcionam conforme escala mínima no horário diurno e com equipe completa no plantão noturno. O Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funciona normalmente.

Comércio

O comércio de rua de Belo Horizonte vai funcionar normalmente sábado e domingo. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), como dia 6 é feriado municipal, o lojista da capital que abrir o estabelecimento comercial, sem autorização judicial, estará sujeito à multa que poderá chegar a R$ 4.025, aplicável pelo Ministério do Trabalho - artigo 75 da Consolidação das Leis do Trabalho. Além disso, ele também está sujeito à penalidade de advertência aplicável pelo município, em função do funcionamento irregular.

Caso o lojista queira abrir a loja na sexta-feira deverá ficar atento, pois poderá funcionar, mas sem o trabalho de seus empregados, não podendo valer-se do trabalho de esposa, filhos, ou seja, dos que não sejam sócios da empresa, pois, para o Ministério do Trabalho, isto é considerado mão-de-obra de empregado não registrado. O descumprimento desta norma sujeitará a empresa à multa por trabalho irregular no feriado, além de outra, que é manter no estabelecimento empregado sem registro;

Para as atividades tidas como essenciais tais como o comércio de alimentos, postos de combustíveis ou outras que tenham autorização legal para funcionar poderão ser exercidas normalmente durante o feriado do dia 6.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)