(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paraibano acusado de ataques a bancos e carro-forte depõe hoje em BH


postado em 30/03/2012 07:03

O assaltante paraibano Rubens Ramalho de Araújo, de 43 anos, o Rubão, vai prestar depoimento hoje no Departamento de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), em Belo Horizonte, sobre pelo menos quatro assaltos a um carro-forte e três agências bancárias em Minas. Ele é apontado como o segundo homem mais procurado pela Polícia Federal e, além de Minas, tem mandados de prisão em outros sete estados. A ação da quadrilha, denominada de “novo cangaço”, fazia reféns moradores de cidades pequenas, principalmente no Nordeste, para atacar bancos. Entre os mais audaciosos ataques do bando está o assalto a uma agência de shopping em Fortaleza (CE).

O criminoso foi preso na quarta-feira, na periferia de Palmas (TO), por agentes da 1ª Delegacia Especializada de Repressão a Organizações Criminosas (Deroc), de BH. Só na Justiça de Minas são quatro ordens de prisão, um delas referente ao assalto a um carro-forte em Ipatinga, no Vale do Aço, quando dois seguranças morreram. Em setembro passado, a quadrilha teve frustrado um ataque a uma agência bancária em Uberlândia, no Triângulo.

De acordo com um agente da Deroc, há cerca de um ano a movimentação da organização criminosa vinha sendo monitorada, num trabalho da unidade em conjunto com o Ministério Público estadual, por meio do promotor Rodrigo Fonte Boa. “A quadrilha tem bases de operações em Tocantins e Maranhão. Na segunda-feira, seguimos para Palmas, depois de informações de que Rubens estava numa casa num bairro nobre da cidade”, informou o agente.

De acordo com o policial, o criminoso foi surpreendido ao sair da garagem da casa num Honda Civic. “Ele não reagiu, pois estávamos armados com fuzis. Mas a mulher dele ligou para os comparsas e tivemos de sair em velocidade em direção a Goiânia (GO). Eles não conseguiram nos alcançar, para resgatar o comparsa, pois pensaram que fôssemos da polícia maranhense”, disse o agente da Deroc.

Paraibano de São Bento, Rubão é considerado um dos assaltantes de banco mais procurados do Nordeste. Tem mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Minas, Paraíba, São Paulo, Piauí, Mato Grosso, Maranhão, Bahia e Ceará. São pelo menos 19 mandados de prisão contra ele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)