(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PMs vão usar palm tops para multar

Quase 10% das multas aplicadas em 2011 foram anuladas por dados incorretos


postado em 24/03/2012 06:00 / atualizado em 24/03/2012 07:08

Mais de 14 mil multas foram contestadas e anuladas porque anotação no talão de multas (abaixo) foi feita de forma errada(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press - 19/10/11)
Mais de 14 mil multas foram contestadas e anuladas porque anotação no talão de multas (abaixo) foi feita de forma errada (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press - 19/10/11)

Equipamentos digitais portáteis interligados ao sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) estão sendo projetados para o uso de policiais militares nas ruas do estado. O aparelho é similar a um palm top e terá marcações num formulário virtual exibido na tela do dispositivo. Essa novidade tecnológica foi concebida pelo Detran/MG há dois anos para tentar sanar um problema que tem estimulado a impunidade: o mau preenchimento dos blocos de multas impede que uma em cada 10 infrações, o que equivale a 10%, acabe contestada e anulada, sem gerar qualquer tipo de punição ao infrator. O índice significa que pelo menos 14.560 das 162.883 infrações emitidas por agentes estaduais entre janeiro e novembro do ano passado foram invalidadas.

Pelo sistema de palm tops o Detran será capaz de saber em tempo real onde estão sendo lançadas as multas e quais os tipos de transgressões mais comuns nas cidades. Ainda não há data marcada para a implantação do sistema, que passa por um levantamento de custos. Para a delegada geral Inês Borges Junqueira, coordenadora de Infrações e Controle do Condutor do Detran/MG, a complexidade do preenchimento do documento de infrações atual estimula rasuras e informações que tornam as multas inconsistentes. “Se o policial militar vai marcar um quadradinho com as letras e a numeração da placa e invade outro quadrinho, por exemplo, já não vamos poder lançar a multa, porque isso vai gerar dúvidas na placa”, conta.

Ainda de acordo com a policial, outro erro muito comum é a descrição errada de modelos de veículos no talão de multa. “Os PMs adoram o Siena. Marcam no campo do fabricante Fiat e, quando vão especificar o modelo do veículo, anotam Siena em vez de Palio. O condutor recebe a multa em casa e contesta no ato: ‘Essa multa está errada. Não tenho Siena. Meu carro é Palio’”, conta. Os índices já foram piores do que atuais 10%, considerados um patamar alto. Em 2008 foi registrado um índice de 17% – de quase uma a cada cinco multas – sendo inconsistentes, 15% em 2009 e 14% em 2010. “Assim que receber a notificação o condutor deve recorrer no setor de Defesa da Autuação, (Jari e Cetran ) caso verifique a inconsistência”, completa.

Com o equipamento, também será possível saber se os policiais que aplicam as notificações estão agindo de forma correta. “Um policial que é de uma outra cidade não vai poder multar indevidamente um motorista em Belo Horizonte. Vamos saber no mesmo momento que ele não estava em sua área de ação”, diz a delegada.

Um sistema semelhante é usado pela Polícia Rodoviária Federal nas estradas mineiras há mais de dois anos. Segundo o assessor de comunicação substituto da corporação, inspetor Adilson de Souza, o instrumento é largamente utilizado para emitir infrações, fazer consultas sobre a situação de veículos e condutores, mas conta com um problema que pode interferir na sua implantação no interior de Minas Gerais. “Sofremos muito com a falta de cobertura de rede de dados de telefonia nas estradas. Não há um interesse das operadoras telefônicas nisso, o que nos obriga a usar o bloco de multas”, diz o policial.

100 Anos

O Detran/MG prepara duas ações no ano de seu centenário, comemorado em 19 de novembro. A primeira ação recolherá 1.500 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), sendo 500 de motociclistas infratores, 500 de motoristas embriagados e 500 de pessoas que estouraram a pontuação da CNH. É a terceira ação nesse sentido, já que no último ano duas foram feitas, recolhendo 700 em maio e 1.000 em setembro. A outra ação será a montagem de uma banca em conjunto com o Instituto de Identificação da Polícia Civil para emitir carteiras de identidade.


Enquanto isso, em SP palm deixa de ser usado

Desde 2005 a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo deveria usar palm tops para suas operações de rua, inclusive autuações. O sistema custou R$ 10 milhões ao orçamento municipal, contudo, recentemente, descobriu-se que os aparelhos jamais foram usados. A compra deles foi feita sem licitação, sob regime de emergência, sob a justificativa de que isso daria maior fluidez ao trânsito. Os marronzinhos, como são chamados os fiscais de tráfego na capital paulista, continuam usando os antigos bloquinhos para registrar suas multas.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)