(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com morte de gorila Idi Amin outros bichos surgem como atrações do zoólogico de BH

Crianças buscam outros pontos de referência em visitas ao zoo da capital. Vários animais disputam corrida para conquistar o coração da meninada


postado em 18/03/2012 07:44 / atualizado em 18/03/2012 09:20

Com um porte nobre e ares de majestade, o leão Simba, de 14 anos, já é o queridinho do pequeno Lucas Getulino Camilo, de 5 anos, que aproveitou a visita ao zoológico para ver também o faminto elefante Jamba(foto: Euler Júnior/EM/DA Press )
Com um porte nobre e ares de majestade, o leão Simba, de 14 anos, já é o queridinho do pequeno Lucas Getulino Camilo, de 5 anos, que aproveitou a visita ao zoológico para ver também o faminto elefante Jamba (foto: Euler Júnior/EM/DA Press )


Idi Amin é, agora, um retrato na parede da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. A imagem é recorrente, mas oportuna. As crianças, não muito apegadas ao passado, mesmo porque o delas ainda é curto, já buscam um novo xodó no Jardim Zoológico. Entre cerca de 1,2 mil animais há candidatos para todos os gostos e preferências. Quem ganhará a corrida até o coração da garotada: Jamba, Simba, Thor, Zola, Ana Raio, Nina, Duda, Luna, Doran, Geriza, Toquinho?

É preciso deixar bem claro que não se trata de uma proposta da Fundação Zoo-Botânica, que, por razões próprias, prefere não se envolver. Pelo menos por enquanto. A ideia surgiu da espontaneidade das crianças. Elas respeitam todos os bichos, gostam de quase todos, mas sentem necessidade de uma referência, “Vou ao zoo ver fulano”, assim como diziam “Fui ao zoo ver o Idi”. Nessa busca, as visitas nestes dias estão mais prolongadas.

Thiago Dias, de 9 anos, gastou o máximo de energia que pôde na visita de quinta-feira ao zoo antes de se decidir. “Estava com dúvida enorme. Custei a fazer a minha escolha, mas agora tenho certeza: escolho o tigre”. É Thor, um siberiano nascido em BH, de quase 400 quilos de elegância. A origem dele é a Ásia. O difícil para o garoto foi vê-lo de pé. O felino tem hábitos noturnos e consome boa parte do dia entre uma sesta e outra, principalmente depois de alimentado.

Com um porte nobre e ares de majestade, o leão Simba, de 14 anos, já é um dos queridinhos(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Com um porte nobre e ares de majestade, o leão Simba, de 14 anos, já é um dos queridinhos (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


Lucas Getulino Camilo, de 5, mesmo diante do recinto do faminto elefante, não titubeou: “O meu preferido é o leão”. É o africano Simba, outro felino invariavelmente sonolento. Tem grande poder de atração entre as crianças, principalmente pelo fato de ser conhecido como o rei dos animais. E a pose é nobre. Para o boquiaberto Lucas, é uma honra ficar diante de sua majestade o leão, mesmo separados para um fosso fundo e largo.

Se pudesse entender o que Lucas disse diante de sua casa, o elefante Jamba poderia, talvez, nem levar em consideração o fato de ter sido preterido. Afinal, também sabe encantar e está ali, o dia inteiro, de pé, permitindo ser integralmente admirado a qualquer tempo. “Ele é o animal que eu escolheria”, disse Júlia Villon, de 9. Jamba pode não ter o charme de Simba e Thor, mas leva vantagem no porte e no olhar dócil, como se estivesse sempre pedindo um amendoim, guloseima que não pode ganhar de visitantes.

Quinta-feira: dia chuvoso, não propício a visitas ao zoo. Por isso não se pôde medir qual o grau de preferência pelo casal de hipopótamos Toquinho e Geriza, pelas girafas Zola e Ana Raio, pelos rinocerontes-brancos Luna e Doran ou pela verde e amarela ararajuba, que foi candidata a mascote da Copa’2014 (perdeu para o tatu-bola). Todos e outros mais, como os tamanduás-bandeira Nina e Duda, são candidatos a xodó da criançada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)