(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Organizadores do Saint Patrick's Day vão recorrer de decisão que proibiu o evento

Os produtores devem entrar com um recurso ainda na noite desta sexta-feira


postado em 16/03/2012 20:29 / atualizado em 16/03/2012 20:37

Todos os 7 mil ingressos disponibilizados para a festa foram vendidos(foto: Mariana Tavares/Divulgação)
Todos os 7 mil ingressos disponibilizados para a festa foram vendidos (foto: Mariana Tavares/Divulgação)
 

Os produtores da festa Saint Patrick's Day afirmaram que vão recorrer da decisão do juiz Octavio Augusto de Nigris, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, que concedeu liminar aos moradores da Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras, cancelando o evento. Segundo a assessoria de imprensa dos organizadores, o recurso deve ser entregue ainda na noite desta sexta-feira à Justiça. O procurador-geral adjunto do Município, Rusvel Beltrame, afirmou que a Prefeitura de Belo Horizonte não vai recorrer da decisão. "Não vamos recorrer da decisão. Se os promotores do evento quiserem entrar com recurso, fica a cargo deles, já que eles estão envolvidos no caso", disse.

Os organizadores se reuniram durante mais de duas horas e decidiram tentar derrubar a liminar. Segundo a assessoria de imprensa do evento, os produtores estão confiantes que até a manhã deste sábado saia uma decisão da Justiça. O grupo ainda não deu detalhes de como vai lidar com o público que comprou os ingressos, caso o evento seja mesmo cancelado. No site oficial do evento, foi disponibilizado ao público um comunicado esclarecendo os impasses que envolvem a realização da festa.

A liminar cancelando o evento saiu no fim da tarde desta sexta-feira. O juiz argumentou que o Parque das Mangabeiras “está inserido em área tombada, constitui objeto de proteção especial por diversas leis, em razão de seu alto valor ambiental, paisagístico, cultural, histórico e urbanístico, motivo pelo qual devem ser devidamente valorados os motivos para realização do evento em seu interior”. Além disso, citou outros eventos semelhantes que aconteceram na cidade. “Com base em experiências anteriores ocorridas na Capital, os danos ao interesse público são previsíveis, iminentes e devem ser a todo custo evitados”, disse. Caso descumpra a decisão, a Prefeitura de Belo Horizonte terá de pagar multa de R$ 200 mil.

A festa já vinha causando polêmica. Inicialmente, o evento aconteceria no Parque JK, na Avenida Bandeirantes, no Bairro Sion, Região Centro-Sul da capital. No entanto, depois que a Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran) se posicionou contra a realização da festa, o evento foi transferido para o Parque das Mangabeiras.

Insatisfeitos, os moradores do Bairro Mangabeiras acionaram o Ministério Público (MP) sob a alegação que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado no fim da década de 1990, que impede megaeventos na região. De cordo com o TAC, as festas realizadas no parque têm restrições de horário para preservar a tranquilidade dos moradores do entorno.

A associação também argumentou que a festa pode oferecer risco ao patrimônio natural do Parque das Mangabeiras e da encosta da Serra do Curral. O MP, entretanto, deu parecer favorável à festa e apenas fez algumas recomendações que foram seguidas pelos organizadores.

Como o evento não foi barrado pelo órgão, os moradores entraram com uma ação cautelar na Justiça para suspender a celebração de Saint Patrick's Day.

A polêmica sobre o evento, começou por causa da festa no ano passado. O evento causou tumulto no trânsito na Região da Savassi. As ruas e avenidas ficaram lotadas de pessoas que não deixaram os veículos transitarem nas vias. Segundo o BH Rugby, que era o organizador oficial do evento até 2011, 35 mil pessoas passaram pela festa.

Confira nota oficial dos organizadores divulgada no site do evento:

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)