(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura autoriza Saint Patrick's Day no Parque das Mangabeiras

A realização do evento está na mão do Ministério Público de Minas Gerais. O órgão ainda avalia solicitação dos moradores da região que não querem a realização da festa


postado em 12/03/2012 18:03 / atualizado em 12/03/2012 18:19

A festa vai acontecer no próximo sábado, 17 de março(foto: Mariana Tavares/Divulgação)
A festa vai acontecer no próximo sábado, 17 de março (foto: Mariana Tavares/Divulgação)
 

A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação de Parques Municipais, autorizou a realização da festa Saint Patrick's Day no Parque das Mangabeiras, programada para 17 de março. Mesmo como o aval da PBH, o local onde o evento vai acontecer não está confirmado. O Ministério Público de Minas Gerais ainda avalia um pedido da Associação dos Moradores Bairro Mangabeiras, que tenta impedir a realização da festa.

Para autorizar o evento, a Fundação de Parques Municipais analisou a documentação dos produtores e viu que era viável fazer o evento no local. “Os organizadores estão cumprindo todas as exigências. A mais importante delas é a limitação do número de convidados, que vai ser de 7 mil pessoas. Já anunciamos que quem não tiver ingresso não vai entrar”, afirma o Homero Brasil Filho, diretor de Parque da Área Sul.

O evento vai acontecer no estacionamento do parque, que tem capacidade para 10 mil pessoas. Segundo Homero Brasil, os organizadores contrataram 150 seguranças para o evento e já fizeram uma estratégia para controlar o trânsito na região. "Quem for de táxi vai poder parar no entorno do parque e ônibus vão transportar as pessoas até a festa”, explica o diretor.

O MP afirmou nesta segunda-feira que recebeu a solicitação da associação de moradores do Bairro Mangabeiras e que ainda analisa o caso. O evento já havia sido  rejeitado pelos moradores dos bairros Anchieta e Cruzeiro. Para o presidente da associação, a festa vai gerar prejuízos e transtornos. “ Se o evento acontecer, vamos presenciar um dos maiores crimes ambientais já vistos aqui na cidade e um dos maiores congestionamentos na região, semelhante ao que houve em outubro passado, durante a corrida maluca”, afirma Marcelo Marinho Franco.

Nas alegações encaminhadas ao MP, a Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras afirma que há um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado no fim da década de 1990 que impede megaeventos na região. Também de acordo com o TAC, as festas não podem se estender pela noite, para a tranquilidade dos moradores do entorno.

Outro argumento dos moradores é o risco ao patrimônio natural do Parque das Mangabeiras e da encosta da Serra do Curral. Outra ameaça citada são os incêndios, que segundo Marcelo Marinho, ocorrem sempre durante esses eventos, ameaçando a fauna e a flora.

Festas clandestinas

Nos últimos dias, eventos marcados pela internet vem desafiando as autoridades. Milhares de jovens se reuniram em regiões de Belo Horizonte para fazer festas regadas a álcool e com cenas de vandalismo. No Cidade Nova, no início deste mês, quando 10 mil jovens, convocados pela internet, tiveram que ser dispersados pela PM.

No último sábado a polícia cercou a Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte para impedir a realização da festa pós-carnaval, do bloco “Vou passar a noite com elas”. O evento foi barrado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que também enviou fiscais ao local.

De acordo com Homero Brasil, os eventos do Parque das Mangabeiras não têm ligação com essas festas sem autorização. “Não podemos comparar eventos desorganizados com eventos como este do parque. Os organizadores cumpriram todas as exigências”, afirma o diretor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)