(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conselho Municipal de Política Urbana aprova construção de dois hotéis na Pampulha

Compur determinou que os empreendimentos poderão ter no máximo 40 metros de altura


postado em 01/03/2012 15:38 / atualizado em 01/03/2012 16:37

Um dos empreendimentos terá vista para o estádio Minierão(foto: Euler Junior/EM/D.A.Press - 21/10/11)
Um dos empreendimentos terá vista para o estádio Minierão (foto: Euler Junior/EM/D.A.Press - 21/10/11)
 

O Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) aprovou, na tarde desta quinta-feira, a construção de dois hotéis projetados para funcionar na Avenida Alfredo Camarate, no Bairro São Luiz, Região da Pampulha. Os projetos dos empreendimentos provocam resistência de moradores da região, que são contra as obras.

Você concorda com a decisão? Vote aqui

 O Compur fez ressalvas para a construção dos hotéis. A mais importante estabelece altura máxima de 40 metros para os empreendimentos. Quando o conselho divulgou a sua posição, o clima esquentou. Representantes dos moradores não concordaram, o que deu início a uma discussão. Em contrapartida, pessoas ligadas aos empreendedores ficaram satisfeitos e chegaram a aplaudir o conselho.

Os dois hotéis vão ser construídos a cerca de 700m da Igreja São Francisco de Assis e a 400m do Estádio Mineirão.

Entenda o caso

As leis 9.952, conhecida como Lei da Copa, e 9.959, que revisou a Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo de Belo Horizonte, aprovadas em 2010, permitiram mudanças na Área de Diretrizes Especiais (ADE) da Pampulha, além da construção de mais andares em hotéis, para estimular o crescimento da infraestrutura hoteleira visando ao Mundial de 2014.

Três empreendedores aproveitaram a permissão e começaram a se movimentar para erguer hotéis na região. O Bristol Stadium Hotel prevê 13 andares e 334 unidades em seus 48 metros, além de 174 vagas de estacionamento. Já o Hotel Go Inn terá 15 andares, 375 unidades e 137 vagas de estacionamento. Os dois estão na Avenida Alfredo Camarate, Bairro São Luiz. O Bristol Skalla tem previsão de 15 andares e 176 unidades e está na esquina da Avenida dos Palmeiras e da Rua Roquete Mendonça, no Bairro São José.

A autorização do Bristol Skalla foi cassada pela prefeitura devido a um pedido do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). Na ocasião, o prefeito Marcio Lacerda disse não entender como uma construção, que já estava em fase de fundação, foi autorizada a 300 metros da orla da Lagoa da Pampulha. A PBH informou que o embargo da obra diz respeito à altimetria questionada pelo Iepha. O empresário responsável briga na Justiça pela retomada da obra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)