(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Só 10% mais táxis e uma fila de críticas

BHTrans decide abrir licitação para 605 permissões e inicia cabo de guerra com sindicato ao apostar na exigência de jornada mínima de taxistas como forma de aumentar corridas


postado em 25/02/2012 06:00 / atualizado em 25/02/2012 07:10

Christenson Martins Miranda testa o taxímetro biométrico, que em no máximo três anos deve chegar a toda a frota da capital para controlar número de horas trabalhadas por motoristas(foto: MARCOS MICHELIN/ EM/ D.A PRESS)
Christenson Martins Miranda testa o taxímetro biométrico, que em no máximo três anos deve chegar a toda a frota da capital para controlar número de horas trabalhadas por motoristas (foto: MARCOS MICHELIN/ EM/ D.A PRESS)


A lista de problemas é longa, quase tanto quanto a espera dos passageiros: Belo Horizonte tem o menor índice de táxis por número de habitantes entre as capitais brasileiras – um carro para cada grupo de 395 pessoas –, o tempo médio que se aguarda por um veículo supera 30 minutos em horários de pico e a demanda pelo serviço cresceu cerca de 20% desde o aumento do rigor da Lei Seca. Apesar do crítico cenário de escassez de taxistas na praça, a BHTrans resiste em apostar no aumento considerável da frota como solução. Ontem, a empresa de trânsito da capital anunciou licitação para 605 permissões, o que representa crescimento de não mais que 10% no total de veículos. Paralelamente, investe na exigência de carga mínima de trabalho de taxistas como forma de otimizar o serviço. Mas a determinação de que os táxis de BH rodem no mínimo 12 horas por dia a partir de junho está longe de ser uma solução de consenso entre poder público e entidades que representam motoristas.

O controle da nova jornada de trabalho deve ser feito por meio de um taxímetro biométrico, que começa a operar em 1º de junho. A previsão da BHTrans é de que em até três anos toda a frota tenha instalado o dispositivo que deve monitorar eletronicamente o serviço por meio da identificação digital do condutor. Pelas novas regras, o permissionário (dono do táxi) terá a obrigatoriedade de trabalhar pelo menos 36 horas semanais. Já os condutores auxiliares (contratados para dirigir) poderão ter jornada de, no máximo, 72 horas por semana. A mudança mais visível para os passageiros promete ser a instalação de indicadores luminosos em quatro cores, que mostrarão se o veículo está livre, ocupado ou a caminho de uma chamada.

Segundo a BHTrans, o novo regulamento vai permitir melhor aproveitamento da frota, hoje composta por 5.955 táxis, e impedir a exploração da mão de obra dos motoristas auxiliares. “Não podemos exigir excesso de trabalho do homem, mas a máquina, o carro, tem que produzir, no dia, o máximo de sua capacidade. Queremos, com o sistema biométrico, colocar o carro à disposição da cidade o maior tempo possível, pois acreditamos que hoje há veículos que rodam menos do que deveriam, o que diminui a oferta de serviço. Além disso, teremos condição de saber se o permissionário que recebeu a concessão do poder público é de fato um trabalhador taxista e exerce o seu trabalho em um tempo mínimo. Outra possibilidade é a de acompanhar a jornada do auxiliar, para ver se ele trabalha dentro do possível ou se está sendo explorado de forma inadequada”, afirma o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.

Críticas

A aposta da empresa de trânsito de fixar uma jornada mínima de trabalho é alvo de críticas de entidades como o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários e Taxistas (Sincavir). Segundo o presidente do órgão, Dirceu Efigênio Reis, a licitação e a nova carga horária não vão suprir a demanda na capital. “A solução imediata é melhorar o trânsito. Os taxistas já trabalham 12, 13 ou até 15 horas por dia. Mas gastam-se, por exemplo, três horas para sair da Região Centro-Sul e chegar ao Aeroporto Internacional de Confins. A volta pela Avenida Cristiano Machado consome outras duas horas. Por isso, é preciso dar melhores condições de trabalho com a vazão do tráfego. Precisamos é de mobilidade”, afirma.

O Sincavir ainda questiona a legalidade da proposta de fixar uma carga horária mínima para taxistas, que, segundo a entidade, são autônomos e têm liberdade para definir o regime de trabalho. “Uma pessoa que trabalha 14 horas hoje pode não conseguir cumprir a jornada completa no dia seguinte e, com isso, acaba trabalhando menos. Estamos falando de seres humanos, não de máquinas. E, a partir da fixação da jornada, pode-se gerar um vínculo empregatício e criar novos problemas”, acrescenta. Segundo Dirceu, o departamento jurídico do sindicato está analisando essa cláusula do regulamento para definir qual providência deve ser tomada. A entidade não descarta questionar as regras na Justiça.

 

Como funciona o taxímetro biométrico

» O taxímetro só é acionado, a cada corrida, depois que o condutor registra a impressão digital no aparelho biométrico

» O aparelho armazena em um chip informações sobre o início e o fim da jornada de trabalho do condutor

» O equipamento permite ainda monitorar o trajeto de cada corrida e outras informações referentes ao funcionamento do carro

» O custo de instalação do aparelho é de responsabilidade do permissionário. A BHTrans informa que o equipamento custa, em média, R$ 1 mil. Já o Sincavir alega que o preço médio é R$ 1,8 mil

Sinalização

O taxímetro biométrico aciona pontos luminosos com cores diferenciadas na placa no teto do veículo para sinalizar a situação do táxi para passageiros

» Pontos luminosos verdes indicam que o táxi está livre

» Na cor vermelha, indicam que o veículo transporta passageiros na bandeira 1

» Na cor azul, que o carro está ocupado em bandeira 2

» Na cor amarela, que o táxi se desloca para atender uma chamada


GRADE DE PONTUAÇÃO DA LICITAÇÃO

Experiência do taxista

12 anos ou mais
14 pontos
De 10 a 11 anos
12 pontos
De 6 a 9 anos
10 pontos
De 3 a 5 anos
8 pontos
De 1 a 2 anos
6 pontos
Até 1 ano
pontos 0

Conduta do motorista

Com infração grave ou gravíssima
perde 2,5 pontos

Oferta do veículo

Zero quilômetro
8 pontos
Até 2 anos de fabricação
6  pontos
Até 3 anos de fabricação
4 pontos
Cilindrada igual ou maior que 1.4
 3 pontos
Com ar-condicionado
3 pontos

Fonte: BHTrans


As novas regras vão melhorar a praça?

 

 

(foto: MARIA TEREZA CORREIA/ EM/ D.A PRESS)
(foto: MARIA TEREZA CORREIA/ EM/ D.A PRESS)
Carlos Renato Fiorin, de 42 anos, motorista auxiliar há 23


 “A licitação é boa, pois nos dará a chance de conseguir uma permissão para o serviço. Também achei muito positiva a imposição de uma carga horária mínima para o permissionário trabalhar, pois tem muito especulador que é dono de táxi, mas nunca pegou no volante”

 

(foto: MARIA TEREZA CORREIA/ EM/ D.A PRESS)
(foto: MARIA TEREZA CORREIA/ EM/ D.A PRESS)
Claudinei Lima, de 36, motorista auxiliar há 13

“Aprovo a abertura da licitação, pois penso em ser dono do carro e, assim, conseguir lucrar mais um pouco com o trabalho. Só não apoio a exigência de trabalhar um mínimo de horas por semana, pois somos autônomos e temos liberdade para montar nossa jornada”

 

 

 

(foto: MARIA TEREZA CORREIA/ EM/ D.A PRESS)
(foto: MARIA TEREZA CORREIA/ EM/ D.A PRESS)
Robert Amaral,  de 51,  permissionário há 29

“A BHTrans quer abrir licitação e colocar mais carros na praça como se isso fosse solução para o grande tempo de espera por um táxi na capital. O grande problema é o trânsito caótico, que não permite o deslocamento com agilidade, e não a carência de taxistas”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)