(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de São João del Rei recusa doações do Movimento Gay da cidade

Donativos eram destinados às vítimas de enchentes no município e foram recusados sob o argumento de não haver mais espaço para receber doações


postado em 09/02/2012 22:11 / atualizado em 10/02/2012 10:17

Ruas de São João del Rei ficaram completamente tomadas pelas águas durante enchente ocorrida no dia 9 de janeiro deste ano(foto: Prefeitura de São João del Rei/Divulgação)
Ruas de São João del Rei ficaram completamente tomadas pelas águas durante enchente ocorrida no dia 9 de janeiro deste ano (foto: Prefeitura de São João del Rei/Divulgação)

 

O Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV), em São João del Rei, não sabe o que fazer com centenas de donativos arrecadados para as vítimas da chuva no município. Nesta quinta-feira, a prefeitura da cidade recusou as doações, alegando não dispor mais de espaço para receber os produtos. Uma enchente que atingiu a cidade histórica deixou, segundo a prefeitura, 400 pessoas desalojadas e outras 25 desabrigadas. Cerca de 800 casas foram invadidas pela água.

Para receber as doações para as vítimas da chuva, a prefeitura disponibilizou o Lar Solidário como ponto de coleta. O presidente do MGRV, Carlos Bem, afirma que telefonou para a instituição nesta quinta-feira demonstrando interesse em levar os donativos e foi informado que a entrega deveria ser feita até as 16h. Entretanto, quando chegou ao local a doação foi recusada.

“Estamos tentando entender por que eles não receberam as nossas doações. Disseram que a quadra está lotada de donativos. Eles não conseguem gerenciar a destinação desses materiais?”, questiona Carlos Bem. Segundo ele, a recusa foi declarada pelo coordenador do Lar Solidário Benedito Eugênio da Silva, ex-vereador do município, também conhecido como Bené, que os recebeu de forma agressiva.

“Todas as vítimas das enchentes já foram atendidas com material de limpeza, alimentos colchões e até móveis. O lar agora está atendendo somente pessoas credenciadas e o número é bem pequeno. Nossa quadra não tem mais capacidade para receber nada. Tem roupa que já está até mofando lá”, afirma o coordenador do Lar Solidário, Benedito Eugênio da Silva. Ele ressaltou que a ordem de não receber mais doações partiu da Secretaria de Assistência Social da cidade, mas ninguém do órgão foi encontrado pela reportagem para comentar a situação.

Benedito destacou que pretende entrar em contato com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para verificar a disponibilidade da instituição receber os donativo que estão acumulados no Lar Solidário.

Questionado sobre a afirmativa do presidente do MGRV de que, por telefone, a entidade foi informada de que as doações ainda estavam sendo aceitas, Benedito disse que não comentaria o caso por telefone. Entretanto, afirmou que é ele quem atende os telefonemas no Lar Solidário e que em momento algum recebeu ligação do MGRV. “Não recebemos porque todo o povo que precisava já ganhou doações. Eu passo na frente do Movimento Gay todo dia e vejo eles acumulando donativos lá. Por que não entregaram isso antes?”, disse.

Segundo Carlos Bem, desde o começo de janeiro o MGRV se mobilizou para arrecadar roupas, alimentos e outros produtos para as vítimas da chuva. “Conseguimos encher quatro kombis e entregamos ao Anjos das Vertentes. As doações que iríamos entregar no Lar Solidário foram arrecadadas nos últimos 15 dias. Conseguimos roupas, calçados, material escolar, alguns alimentos e utensílios de cozinha. Agora não sabemos para onde levar”, disse.

Conforme balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o estado foram prejudicadas, direta ou indiretamente, pela chuva desde outubro do ano passado. Foram registradas quatro mortes, 194 pessoas feridas, 103.610 desalojados e outros 9.296 desabrigados. Até esta quinta-feira, 230 municípios haviam decretado situação de emergência, entre eles São João del Rei.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)