(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turistas fogem de Ouro Preto após problemas causados pela chuva


postado em 16/01/2012 07:05

Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. No primeiro fim de semana de sol do ano na cidade, um dos principais pontos de visitação estava vazio, sem o movimento de turistas, o vaivém na rua e calçadas e a agitação típica da cidade. Por todo o município a situação é a mesma. Lojas de artesanato e joias estão vazias. Nos bares e restaurantes, sobram mesas e cadeiras. Nos hotéis, a hora é boa para pechinchar e pedir descontos, pois todos querem garantir pelo menos um quarto ocupado. As imagens da tragédia que abalaram o município espantaram os turistas. Na feira de artesanato em pedra sabão, havia mais vendedores que compradores.

De acordo com o secretário de Turismo, Francisco Assis, a expectativa de ocupação de 80% dos 5 mil leitos nas pousadas e hotéis nesta época do ano foi reduzida pela metade. Mas ele ressalta que a cidade está pronta para receber quem é de fora. “Os acessos estão liberados, as pousadas estão preparadas e o Centro Histórico não foi afetado”, disse.

A pedagoga Adriana Teixeira Miranda, de 45 anos, e o marido dela, o vendedor Júlio César, de 50, moradores de Belo Horizonte, passaram o fim de semana na cidade e se surpreenderam. “O que o turista quer ver não foi afetado, só alguns trechos da estrada. É ruim ver lugares bonitos assim tão vazios”, lamentou Adriana. O taxista Rômulo Albuquerque de Souza, de 20, conta que todo o comércio está sentindo. “Estou rodando a metade do que costumo. Mas vai melhorar aos poucos, as pessoas estão começando a sentir que a cidade está se levantando.”

A noite de Ouro Preto foi dominada por moradores da cidade, como nunca se viu em outras ocasiões, como na Rua Direita, tradicional ponto da cerveja e da diversão. Donos de bares, restaurantes e hotéis falam em queda de até 40% em 10 dias. “Tenho 90 lugares que deveriam estar completos numa temporada como esta. Durante a semana, o movimento é de quem trabalha por aqui, mas sábado e domingo é de quem vem para passear e hoje (sábado) está vazio. Minha família tem cinco restaurantes na cidade e estão todos na mesma situação”, disse o empresário Ricardo Trópia, dono do Café e Cia.

LIBERAÇÃO


O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo, informou que a Rua Padre Rolim, afetada pelo deslizamento que atingiu também a rodoviária, estará desobstruída a partir de hoje. Ontem, máquinas e caminhões trabalhavam para retirar a terra que ainda bloqueava a via. Está sendo removido material das áreas nas quais é possível interferir, uma vez que o terreno ainda está bastante encharcado. Uma contenção foi providenciada para evitar mais deslizamentos, mas o trânsito para carros e pedestres ainda continuará interditado. A poucos metros da parte que desabou, outro ponto preocupa. A terra está desmoronando e já ocupa parte do asfalto.
Segundo o prefeito, não se sabe o que será feito da encosta. Ele aguarda a conclusão dos estudos geológicos. Já o projeto de reconstrução da rodoviária está sendo avaliado, embora não haja ainda definição de custos nem de prazos para o início de novas obras.

Na Rua 13 de Maio, no Bairro Alto da Cruz, outro ponto gravemente afetado, mais afastado da entrada da cidade e dos olhos dos turistas, a situação continua a mesma. A terra continua interditando a rua, obrigando quem passa pelo local a andar a pé ou dar voltas para continuar pela via. Para os pedestres, o risco de acidentes é grande, pois a pista afundou e é preciso se arriscar na caminhada. Ângelo Osvaldo informou que, por enquanto, vai esperar para fazer qualquer intervenção. “Há muitas casas no entorno, não dá para fazer nada agora”, disse.

Mas é justamente por causa do grande número de imóveis que o perigo é maior. Quem vive no entorno e teve a casa condenada não dorme mais no local. Há quem tenha optado por retomar a rotina, como Ana Maria Alves da Silva, de 45 anos. Ela mora na parte de baixo, no Beco da Tassara, onde as casas estão ameaçadas pela encosta. “Dormi uns dias fora de casa, mas, considerando que agora em Ouro Preto tudo dá medo, resolvi voltar”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)