(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rio Doce começa a baixar, mas ainda há muitos desalojados em Valadares

Nível do rio chegou 4,15 metros acima do seu leito normal. A inundação do Rio Doce afetou 20 bairros, deixando 126 famílias desalojadas. 77 familias que foram levadas para cinco abrigos


postado em 07/01/2012 17:44 / atualizado em 07/01/2012 17:47

(foto: JACK ZALCMAN/DIARIO DO RIO DOCE )
(foto: JACK ZALCMAN/DIARIO DO RIO DOCE )

As águas do  Rio Doce começaram a baixar na manhã deste sábado, em Governador Valadares (Leste de Minas. Na sexta-feira, o nível do rio chegou  4,15 metros acima do seu leito normal, sendo registrada a terceira maior maior enchente da história do município, sendo superada apenas pelas cheias de 1979 (quando o Rio Doce ficou 5,18 metros acima do nível normal) e de 1997 (4,77 metros acima do nivel normal).

A inundação do Rio Doce afetou 20 bairros, deixando (na sexta-feira) 126 famílias ( no total de 490 pessoas) desalojadas. 77 familias que foram levadas para cinco abrigos improvisados pela prefeitura enquanto as demais foram recolhidas em casas de parentes. Ontem, com a redução do nível das águas, algumas pessoas já começaram a retornar para as suas casas.  No final da tarde deste sábado, 94 famílias (totalizando 352 pessoas) continuavam nos abrigos nas escolas municipais José Ângelo de Marco (Antigo Helvécio Day),  Santos Dumont e Baguari e nas  escolas estaduais João Wesley e Israel Pinheiro, além do Ginásio da Praça de Esportes da cidade.

Por causa do excesso de chuvas, os bairros da Penha e Figueira do Rio Doce estão isolados. Uma ponte que dá acesso aos dois bairros foi destruída pela correnteza. A Prefeitura de Governador Valadares anunciou que nesta segunda-feira vai reformar uma estrada que dá aceso à região da Penha e do Figueira do Rio Doce, prometendo também iniciar as obras de recuperação da ponte.

Também  em Governador Valadares, no final da tarde de sexta-feira, o adolescente Paulo Henrique Soares de Medeiros, de 14 anos, entrou no córrego Figueirinha, no bairro Santa Terezinha, e foi arrastado pela correnteza.  Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu.  No entanto,  o adolescente não entrou nas estatísticas,   da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil sobre o numero de mortos pelas chuvas em Minas.Ontem, o boletim da Defesa Civil mantinha o numero de 12 mortos pelas chuvas no estado, o mesmo de sexta-feira. 

Na madrugada de sexta-feira, um temporal caiu em Governador Valadares. Devido à forte chuva, o funcionário público Nilson Jânio Andrade, de 43 anos, e a mulher dele, Marlene Pinheiro da Silva, de 35, que morreram soterrados no distrito de Baguari, a 15 quilômetros do centro da cidade.  A tempestade  provocou o deslizamento de um barranco de quase 30 metros sobre à casa do casal. Os corpos foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)