(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chega a 87 o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais

Somente nas últimas 24h, 16 cidades pediram auxílio ao Governo Federal


postado em 05/01/2012 19:16 / atualizado em 05/01/2012 19:26

A cidade de Mário Campos foi uma das últimas a fazer o decreto(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A.Press)
A cidade de Mário Campos foi uma das últimas a fazer o decreto (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A.Press)
 

A cada dia que passa aumenta o número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa da chuva que assola Minas Gerais. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já são 87 municípios que pediram auxílio ao Governo Federal desde o início do período chuvoso. Os últimos a entrar na lista foram Santa Fé de Minas, Entre Rios de Minas, Cataguases, Araponga, Caputira, Contagem, Sardoá, Formiga, Divinópolis, Mário Campos, Rio Casca, Conselheiro Pena, e Esmeraldas.

Já são mais de 2 milhões de pessoas prejudicadas pela chuva. Ao todo, 512 pessoas foram desabrigas, e 9.880 desalojadas. O número de casas destruídas já chega a 3.301 e danificadas 101.

Desde o início do período chuvoso oito pessoas morreram. Em outubro do ano passado, a Cedec oficializou a primeira vítima do período chuvoso do estado. O motociclista, Amardo Pereira, 43, trafegava em estrada vicinal, em Reduto, na Zona da Mata, durante uma tempestade. Ele foi atingido pelo tronco de um eucalipto e morreu no local. Em novembro morreu Poliane Alves de Oliveira, 27, que estava às margens de um ribeirão em Governador Valadares quando foi arrastada pela água e desapareceu.

Somente nos primeiros cinco dias deste ano, já foram computadas seis mortes. A primeira vítima foi registrada em 2 de janeiro 2011, Janilson Aparecido de Moraes, de 40 anos, morreu durante desabamento de prédio no Bairro Caiçara, em Belo Horizonte. Neste mesmo dia, a Cedec considerou a morte de Maria de Lordes Estevão Rocha, 78, que estava no quintal de casa em Visconde do Rio Branco quando foi atingida por um deslizamento de terra.

Na terça-feira, os taxistas Juliano Alves, 28, e Denílson Maciel Araújo, de 26 anos, morreram soterrados em um deslizamento de terra no Morro do Piolho.

Também foram encontrados os corpos de João Paulo Coelho, 81, e Genésio Cândido Martins Filho,42, em Guidoval, na Região da Zona da Mata. De acordo com a Cedec, João Paulo estava dentro da sua residência, na Zona Rural do Município, quando o rio invadiu o local. Já Genésio Cândido foi levado pela correnteza após tentar descer de uma árvore, onde se abrigava com seus familiares.

O órgão ainda procura o corpo de Rita Vieira de Souza, de 74, que foi arrastada pelo rio em Santo Antônio do Rio Abaixo, na Região Central do Estado.

Chuvas em Belo Horizonte

Rapidez nos decretos

A Secretaria Nacional de Defesa Civil vai acelerar o processo para reconhecer a situação de emergência dos municípios mineiros mais afetados pelas chuvas. Os pedidos serão analisados em caráter de urgência. Na tarde desta quinta-feira, o chefe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), coronel Luis Carlos Martins, se reuniu com representantes do governo federal para pedir agilidade no reconhecimento.

Após a chegada dos documentos necessários para decretar emergência ao Governo Federal, o prazo para o reconhecimento é de até 10 dias. Porém, segundo o diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck, a secretaria se esforçará para que o processo se concretize de forma imediata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)